Aluguel de Ações

Já aluguei muito minha carteira. Mas cheguei a conclusão que não compensa.
O trabalho que dá ao controlar os rendimentos e principalmente no lançamento do imposto de renda me desmotivaram.

Pois eu não alugava por conta disso (dor de cabeça no IR), mas esse ano ao fazer a declaração foi tão tranquilo de fazer os lançamento que bateu foi um arrependimento da grana que deixei de ganhar…
ex.: tenho alguns ativos desde 2011 sem o menor interesse em vendê-los, tipo EZTC3 que agora está alugada desde o início de junho.

Posso estar enganado pois não faço um aluguel há anos, mas senão me falha a memória o IR é recolhido na fonte pela corretora, logo vc não precisa se preocupar em computar este.

4 curtidas

Exato, eu nunca lancei nada sobre aluguel de ações no IR

2 curtidas

Acho que em breve esta operação de alugar a ação para o investidor que quer entrar vendido tende a deixar de existir, ou pelo menos ficar com uma liquidez ainda menor. A B3 planeja lançar contratos futuros de ações, que seria uma forma muito mais simples e barata de se operar vendido na ação.

https://www.infomoney.com.br/onde-investir/acoes/noticia/7597460/anuncia-novas-iniciativas-call-compra-bradesco-bbi-upside

2 curtidas

Pessoal, como minhas ações são para lonnngo prazo, andei lendo que é possível aluga-las. Alguém sabe como funciona aluguel de ações? É bom? Alguém aluga?

Você pode começar vendo os empréstimos registrados aqui:
http://www.bmfbovespa.com.br/pt_br/servicos/emprestimo-de-ativos/renda-variavel/emprestimos-registrados/

1 curtida

Na XP, que é onde tenho conta, você ativa o serviço de custódia remunerada e suas ações ficam automaticamente disponíveis para aluguel. As taxas variam, ações de maior liquidez tem menores taxas e o contrário. Se houver pagamento de proventos ou qualquer tipo de evento, os direitos permanecem com o doador. Não chega a ser um retorno gratificante, mas como estão sempre sendo alugadas, dá um plus nos dividendos.

3 curtidas

Ah, esqueci de relatar uma coisa. Eu tinha alugado (como doador) umas ações do banco ABC e houve uma subscrição durante o aluguel. Aí houve uma confusãozinha que se resolveu, mas exigiu uma troca de emails com a corretora. Nada demais, mas na correria de hoje em dia, qualquer complicação a mais é ruim.
Então, dependendo da taxa, eu diria que não vale a pena. No futuro vou voltar a estudar o assunto.

@chags, pode falar mais sobre isso? Se for pra ter algum tipo de problema alugando, não servirá para mim… pois não acompanho a carteira de perto.

@sr_fouquet, sabe como funciona na Clear? Minhas ações estão lá. No site não fala muito sobre isso… vou tentar contato com o suporte.

Penso que se as ações rentabilizarem 1% a.a. a mais que seja, já é 1%. Com um montante de 100k é 1.000 a mais. Com 500k, 5.000 a mais… certamente vale a pena se não tiver dor de cabeça envolvida rs

1 curtida

Não foi muito problemático, mas como eu nunca tinha feito isso fiquei meio preocupado se ia dar certo ou não. Eu tinha metade das minhas ações alugadas, e na hora da subscrição só apareceram na minha conta metade dos “títulos” de subscrição. Eu tinha N ABCB4, e deveriam aparecer N ABCB2, se não me engano. Mas só apareceram 1/2N. Os outros títulos foram para o tomador. Eu entrei em contato com a corretora e eles me explicaram que ou o tomador devolvia os títulos ou eles abriam um tal contrato-filhote. No final das contas eu disse que queria subscrever todas as N ações e eles deram um jeito lá, e tudo deu certo.
Se você alugar e acontecer algum evento diferente (subscrição, bonificação, sei lá o que mais), o lance é entrar em contato com a corretora rapidinho e pedir orientações.
Não foi exatamente um problema, foi só algo diferente.

1 curtida

Entendi @chags. Achei esse link na Clear: Aluguel de ações: como funciona essa operação | Master Clear
Parece bem completo. Vou ler e assistir o vídeo e depois volto com novidades rs

Tem uma ideia do rendimento médio em % das suas ações alugadas em 2018?

Amigo, faz um tempo, mas era uns 3% AA. Isso mesmo, ao ano. Uma miséria. Dependendo da ação e da quantidade, não vale nem o trabalho. Foi o meu caso.

Pessoal que aluga ações, continuam alugando?

Estou pensando em alugar algumas, gostaria da opinião de quem aluga ou já alugou.

Como não pretendo vendê-las, minhas CIEL3 continuam no aluguel automático da Easynvest. Último aluguel pagando taxa de 6,34% aa.
Demais ativos que tenho em carteira não vejo sentido, pois pagando taxas baixíssimas (menos de 1% aa).

Mesmo sendo pouco % gostaria de alugar minhas posições mais sólidas pela Clear… mas nunca consegui fazer isso no hb deles.

Alguém sabe como proceder pela Clear?

Resolvi colocar uma pequena quantidade de Ivvb11 para alugar, só para ver.

Na mycap, não da para ver a taxa, eles disseram que tenho que disponibilizar para alugar e só depois que sei a taxa

E cobram 20%, achei muito, mas vou ver como vai ser…

Se for pelo menos uns 2%aa acho que já esta bom…

1 curtida

alugar itsa e alguns parecidos também me soa interessante… por menor que seja a %, já é algo a mais né…

É possível alugar FII?

Tem um que estou doido para operar vendido…