Analise Fundamentalista

Já lembro de ter dado uma olhada nela há um tempo atrás. A PN tem tag along, isso já é um bom pto.
Sei que o setor que ela atua é muito volátil. Mas depois vou analisar melhor.

EDIT - tive de deixar isso aqui registrado. Este é um dos problemas de se analisar small caps sem governança. No site deles, a última informação sobre os balanços é de 2014…

1 curtida

Bah, se você pudesse dar uma analisada agradeceria. Sua visão é sempre bastante sensata.

1 curtida

Acabei de ver seu edit…rsrsrs…já me faz gostar menos do ativo kkkk

1 curtida

Mas realmente os números dela são atrativos. Ela tem a peculiaridade, que uma minoria de ações tem, de apresentar seu balanço anual no 2T. Isso acaba bagunçando os dados da nossa plataforma, já até avisei o pessoal p/ ajustarem isso nela.

Olhando o último balanço trimestral, do 4T, o LL sofreu uma boa redução, de 1.4M p/ 1.0M. Isso se deu por conta de uma queda na receita líquida, ao passo que os custos se mantiveram estáveis.

A empresa tem uma produção têxtil em El Salvador voltada p/ o mercado nos EUA. Com o aumento do cambio ela tende a se beneficiar novamente deste efeito.

A empresa tem se esforçado p/ diminuir as despesas financeiras, e neste ritmo daqui a alguns anos pode elevar seu payout e se tornar uma boa pagadora de dividendos.

Empresa PTNT4
Cotação atual 3,20
Preço alvo pelo PSBe esta em 14,75 com potencial de crescimento de 361%.
Pelo FCD, utilizando uma taxa de crescimento de 8% ano, p/ os próximos 5 anos, com 10% de taxa de desconto, chego a um valor de 9,08.
Na cotação atual, e considerando uma perpetuidade de 0, o mercado esta precificando pelo FCD um crescimento anual de -10% p/ os próximos 5 anos.

É uma small cap sem governança, com baixíssima liquidez, e inserida em um setor volátil. Porém tem tag along, está muito descontada com base em valor. Não vejo um grande potencial de crescimento nela, mas tem potencial de se tornar uma boa pagadora de dividendos.Vale a pena ficar de olho sim.

1 curtida

Ola Cadu oque você acha dessa empresas AALR3 Prestação de Serviços de Medicina Diagnóstica, tem algum futuro?

Fala, Cadu.

Mais uma pergunta sobre sua estratégia.

Pelo que entendi vc não faz o Buy and Hold no estilo Bastter, certo? Ou tem alguma ação que vc tem há muito tempo, e espera ficar com ela 'para sempre".

Eu vejo com alguma dificuldade esse negocio de comprar e aportar para ficar muito tempo. Ate acho que é uma boa para quem é jovem, 20/25, quem sabe 30 anos. Na minha idade, 45, já que não fiz a tal carteira nos moldes do Bastter até hoje, melhor seria mesmo tentar os trades de valor|que é o que sempre fiz, e talvez o certo seria ter feito tambem o B&H das gigantes, sempre olhando os resultados e tal)…que pensa? Digo Trade de Valor que pode durar talvez alguns anos, porque não.

Ações para vida toda até temos, penso em ITUB, ITSA,(Itub para mim a melhor ação do Brasil), tivesse comprado um pouco para meu filho quando nasceu e hoje que tem 22 anos estaria rico…rsrsrs… Temos ABEV, creio que GRND, , sei la…talvez mais algumas,daquele tipo para a vida toda, o próprio BBDC, UGPA, e talvez fique por ai. Depois temos mais umas 10/15 ótimas empresas, talvez 20, mas que não sabemos que serão otimas empresas daqui 5/10/20 anos(exemplo EZTC).

Nesse quesito fundamentalista, penso que o B&H se confunde um pouco com o trade de valor, até porque essas ações das ótimas empresas sempre estão caras. Feliz daquele que se aproveitou de ITUB em 2009, ou até mesmo em 2015/2016…ai sim acho que seria momento para ter comprado e ficar " a vida toda", fazendo um aporte aqui outro ali quando cai um pouco…

Ou seja, para a vida toda, só se achar mesmo uma otima empresa(dessas gigantésimas) num ótimo preço, ou seja, pós-crise, caso contrário, talvez seja melhor investir em oportunidades por um certo tempo, como MPLU, ABCB, EZTC, talvez WIZS, PRIO, ALUP…

Qual sua opinião disso tudo?

6 curtidas

Este buy and forget que o Bastter faz vai contra tudo que acredito em AF. Ao meu ver se vc compra uma ação já com a mentalidade de nunca vender, já está fazendo tudo errado.

Dito isso, eu já fiquei com diversas ações por muitos anos. EZTC3 por exemplo, fiquei uns 5 anos sem vender nem uma única ação, e olha que a ação subiu uns 1.000% (mas o preço estava muito descontado, e além disso, a ação gerava valor a uma velocidade superior a valorização da cotação). Tanto que as ações de EZTC que comprei no auge da crise de 2007/08, só fui vender acima dos 30,00, que eram meu preço alvo com base em AF na época. Outro exemplo é GRND3 que já estou na carteira há uns 7/8 anos. O que costumo fazer muito é diminuir ou aumentar a posição em um ativo, conforme oportunidades de curto prazo forem surgindo.

Acredito que a mentalidade quando se compra uma ação com base em AF é vc ter um preço alvo, com base nos fundamentos, e ter em mente que o foco é de longo prazo. Além disso, o preço alvo muda todo trimestre, conforme os números da empresa forem mudando. Então é importante acompanhar isso. Mas se vc comprou uma ação, e o preço alvo dela chegou em poucos meses, seja pq a cotação tenha disparado, ou pq os fundamentos pioraram muito, o melhor é vender e partir p/ outra.

11 curtidas

Assino em baixo.

1 curtida

Até concordo com vocês para maximizar ganhos, mas sinceramente o @cadu e acredito que muito de vocês são mestres da analise, agora para investidores medianos, como eu, que estão aprendendo, que tem pouco tempo para se dedicar a aprendizagem e a analise, acho até válido um investimento mais longo em empresas boas com aportes contínuos com um acompanhamento mais simples e espaçado para uma rentabilidade acima da RF pelo menos, mas também não B&F.

3 curtidas

Então @spaaaace, o que citei vai ao encontro disso, de focar em investimentos de longo prazo. Mas indo além, acredito que no mínimo p/ se ter sucesso na bolsa usando AF no longo prazo, vc tem de olhar a cotação pelo menos 1x na semana, e acompanhar os resultados trimestrais. Isso hoje não é difícil de se fazer, com a nossa plataforma por exemplo, já damos todos os números e gráficos trimestrais de forma simples e fácil. Sendo que na próxima versão da plataforma, eu tive uma ideia de implementar um modelo que vai facilitar ainda mais acompanhar os resultados das empresas. Então não precisa de muito tempo livre, ou até mesmo muito estudo, p/ fazer este acompanhamento. Se for só seguir o ranking da plataforma por exemplo, aí fica mais fácil e simples ainda, pois nem a cotação precisaria olhar.

Porque se não fizer pelo menos isso, corre o risco de daqui a 10 anos ser aquele cara que comprou Petrobrás e esqueceu, e acabou perdendo dinheiro, pois a rentabilidade foi bem inferior ao CDI. E eu conheço muita gente que fez isso, pois na época era moda.

7 curtidas

Não sou o cara que comprou Petrobrás, mas, numa certa época da vida, fui negligente e deixei umas ações que tinham excelentes fundamentos “no baú” e acabei perdendo oportunidades de venda com bom lucro e com o passar dos anos estes fundamentos foram se esvaindo e fui ficando no prejuízo (alguns destes esqueletos ainda guardo no meu armário rsrs).
Vivendo e aprendendo.
Este negócio de Buy and Hold pré programado para ser “ad eternum”, como regra, não funciona, temos que estar minimanente preparadados para acompanhar e fazer eventuais ajustes na carteira ao longo do tempo, mesmo para quem tem perfil Holder, como eu e muitos aqui.

8 curtidas

Acho que a estratégia deve ser como o @cadu falou, não adianta comprar e segurar infinitamente, tem gente que nem olha se ta bom ou não o preço para compra e apenas faz aportes periódicos. Acho que devemos analisar o preço que a ação vale e comprar se estiver no preço ou abaixo, e periodicamente analisar o rumo da empresa para recalcular o preço justo e verificar se continua ou não, seja por aumento de posição ou diminuição.

1 curtida

hahaha estamos desvirtuando um pouco o assunto do tópico. Mas continuando mais um pouco acho que vocês estão pegando exemplos de extremos, se uma pessoa está investindo no B&H e não acompanha a saúde da empresa ela está fazendo B&F, o exemplo que o @cadu citou da petr4, será que pelos balanços, que sejam anuais, não indicaria uma saída antes da catástrofe? A pessoa com certeza não sairia com lucros maximizados mais com um lucro razoável.

O que o @weldson falou é verdade só calcular o preço justo, mas o quanto complexo isso é? Acredito que isso deve ser uma das coisas mais difíceis de se aprender, muitos de vocês já conhecem o mercado muito bem, já internalizaram estratégias de analise.

Eu vejo valor nas duas abordagens e que depende muito do estilo da pessoa também. Eu estou em dúvida em qual vou seguir, muito devido ao que o @cadu já citou, com uma plataforma grátis como a penserico, com dados de tantas empresas compilados de forma clara e simples de analisar a estrategia de AF baseado em valor fica bem mais fácil.

4 curtidas

Opa, tudo bem? Cadu. Comecei recente a investir na bolsa, mais ou menos 1 mes. Sou novo aqui no fórum, estou aprendendo muito, fórum excelente. Agora indo ao ponto, vou fazer 24 anos em março, desde então, penso em investir a longo prazo, no BeF. Como amador, acabei comprando ELET4 e PETR4, as blue chips querida dos brasileiros, comprei também ETUB4 e TIET4 e invisto nos Fii , comprei FLMA11 e RBRD11. Peço sua ajuda, pra montar minha carteira. Penso em umas empresas a medio prazo e outras a longo prazo. Estou com dificuldade em montar.

2 curtidas

obrigado pelos elogios @luker99.
Diria p/ vc começar a ajustar e montar sua carteira seria interessante usar a CAFI e o indice PenseRico, na parte do Express da nossa plataforma, para ter um norte, e com isso poder dar o pontapé inicial. Além disso aqui neste tópico temos avisos de boas empresas dando bons ptos de compra. Duas mais recentes foram MPLU e TAEE.

Ali tem boas ações e FIIs p/ te ajudar a montar uma boa carteira baseada em analise fundamentalista, focada no longo prazo.

3 curtidas

Tenho dois comentários pessoais a fazer sobre o assunto, fiquem a vontade de divergir pois consigo aprender muito com isso:

1 - o Bastter não diz que não se deve sair das empresas, ele orienta a sair aos poucos ou parar os aportes e não tentar prever futuro ( coisas que concordo)

2 - ele prega a compra de ações sem olhar os preços… particularmente acho isso difícil, porém acredito que estipular um preço de saída também é difícil por conta que os dados usados para o cálculo são baseados em histórico e previsões (ou seja comprar sem olhar o preço eu não consigo, mas estipular um preço pra venda em minha opinião é mais difícil ainda a menos que vc se contente com o preço desejado)

Resumindo ainda sou um sofredor fugindo do BF e tentando encontrar um bom senso entre BH e Value Investing.

Tenho aqui na Pense Rico uma das minhas principais fontes de estudo e informação!

4 curtidas

Minhas considerações:

1- Sobre o que chama de prever o futuro, eu chamo de tendência. Se uma empresa começa a apresentar resultados trimestrais decrescentes, isto pode apontar p/ uma reversão do crescimento, e piora nos números por um bom tempo. Neste caso, se a tendência de queda nos resultados se apresenta, pode ser uma ótima hora p/ vender. Já o Bastter só vende depois que a empresa já está com apresentando resultados ruins, e como a cotação já despencou por conta disso, fala que agora com a queda não vale a pena vender. O que o Bastter chama de prever o futuro, eu chamo de tendência.

2- Se não olhar o preço, vc está simplesmente ignorando todos os maiores investidores de AF, como Buffett e Graham. Na teoria é muito simples, comprar uma empresa barata e vender quando estiver cara. O que é barato ou caro é subjetivo, mas vc tem de ter algum critério p/ definir estes. Existem diversos, desde um muito simples como P/L histórico, até os mais elaborados como diversas metodologias de preço justo combinadas.

Independente disso, comprar barato é simplesmente essencial p/ continuar vivo na renda variável no LP. Isso eu digo com 100% de certeza. Um bom exemplo disso, olhando o gráfico do IBOV em dolar, se vc tivesse comprado no topo, ali por volta dos anos de 96/97, em quase 20 anos o seu lucro hoje estaria próximo de zero. Por outro lado, se tivesse comprado no fundo, por volta de 02/03, estaria com um belo lucro. O pto principal aqui não é mostrar que tem de comprar no fundo e vender no topo, até pq vc só descobre estes depois, mas sim mostrar que comprando barato e vendendo caro, vc certamente teria vendido em uma região próxima do topo, e comrpado em uma região próxima do fundo.


http://www.enfoque.com.br/poster/ibovespa/view_ibovespa_enfoque.aspx

7 curtidas

A minha estrategia (bem resumida) eh comprar por partes. Depois de montada a posicao, fazer trades ao redor da posicao principal para tentar baixar o pm e aumentar a margem de seguranca.
Na minha opiniao, uma das principais qualidades de um bom investidor de valor eh a paciencia (eu sempre tento me policiar quanto a isso, mas eh bem dificil :slight_smile: ). Temos tambem que ter cuidado com recomendacoes. Existe muita gente que, por acreditar num fundo grafico, fala que tah fazendo investimento de valor. Mas o fundo de hoje pode ser o topo de amanha.
Outro ponto fundamental pra mim eh a diversificacao, acredito ser questao de sobrevivencia no mercado.

2 curtidas

Mas não tem o pq separar as duas coisas. Ao meu ver o ideal é usar a AF para escolher ativos bons e baratos, e a AT para selecionar o melhor momento de compra. As vezes queremos comprar um ativo que está em forte queda, e nestes casos esperar um sinal de reversão de tendência pela AT pode ser uma boa estratégia. Ou seja, a AF é quem manda, e a AT quem executa.

5 curtidas

… esse texto complementa a importância da aliança entre os dois. AF e AT.

3 curtidas