Avisos de Compra e Venda & Debate Sobre Carteiras

8 anos… Vc comprou por R$38, e 8 anos depois está R$8… Isso é duras penas…

Essa época da Vale a 10 e petro a 5 , bb a 13, foi otimo, que saudade disso, quem soube aproveitar foi sensacional, investidor de valor nenhum reclama disso nao amigo !!

1 curtida

vc ganhou muito dinheiro nesta época?

com toda certeza… pois é por aí mesmo, a ideia é alertar mesmo…

vc comprou muito nesta época?

Não teve medo dos prejuizos bilionários que a petrobras teve, dos escandolos de corrupção envolvendo a Petrobras, da multa que seria aplicada a ela pelo mercado americano?

Parabens, não é fácil, a grana maioria dos investidores não consegue fazer o que vc fez, a maioria reclama sim…

Verdade. Já comprei Eztc a centavos, ajustando o preço pra hoje. Com o Ibov dando circuit braker seguidamente. Alguns anos depois vendi boa parte nos 30. Mas naquela época era mais por um fator externo, um pânico generalizado, e eu conseguia ver uma retomada da economia.

O mercado sempre tende a exagerar, tanto nas quedas quanto nas altas. A AF está aí para tirar este ruído.

Mas não tem jeito, o fator timing de compra é importante. Já postei aqui um gráfico de décadas do Ibov mostrando isso: Analise Fundamentalista - #188 por cadu

4 curtidas

Eu com dinheiro não aumentei posição em ABCB4 crente que ia cair mais :frowning: Agora é esperar acabar essa euforia…

5 curtidas

E outro pto importante é ter em mente que nunca vai acertar 100%. Nestes últimos meses fiz compras que estão dando um ótimo lucro, ITSA, EZTC, BRCR, AEFI, HGRE. Por outro lado comprei UGPA cedo demais, e estou com prejuízo nela. Mas esta é a beleza da diversificação, não precisa acertar todas, se acertar a maioria já está ótimo (desde que o capital esteja bem distribuído).

7 curtidas

@cadu, sua carteira é muito concentrada? na média vc fica com quantos ativos diferentes entre ações e fiis?

2 curtidas

É bem diversificada, hoje estou com 20 ativos no total.
Lembrando que 100% no meu patrimônio se encontra na renda variável.

7 curtidas

Putz, estou com 20 de cada… é o jeito de me proteger do meu amadorismo, kkkk

1 curtida

Antes vc diversificada mais, não diversificava? Lembro que uma vez vc colocou sua carteira de FII e tinha bem mais de 10.

1 curtida

Sim comprei bastante , PETR não tenho mais, VALE eu já vendi 70% do que meu pico ( meu PM sem descontar dividendos é 14,25) BB eu continuo com os papeis ao PM de 17,09 , entrei na bolsa em 2007 , tem muita gente que gosta de comprar o “melhor” papel do mês não importa qual a tendencia/preço , eu respeito e entendo que da resultado tbm, mas eu prefiro , do dinheiro “novo” que entra, entre dividendos/rendimentos fii/aporte(do meu salario) segurar 70/80% e apenas com o restante comprar , o que fiz mes passado em ABCB e UGPA, o que vou fazer esse mes novamente em ambos e acumular o restante em fundo de RF com resgate diario e baixa taxa, e quando td vai abaixo , como foi em 2009 , como foi em 2015/16 eu tenho uma boa munição, ou em momentos pontuais , como foi o joesley day que comprei uma posição consideravel em ITSA e UNIPAR , como foi recente com o mau humor das eleições, como foi 2-3 meses atras que itausa foi a 8,70 e dobrei posicao , com isso compro mais por menos e fico com um bom YC , fora que esse dinheiro no fundo de RF, utilizo ele não só como caixa , como reserva pra qlqr imprevisto , como foi quando nasceu meu filho e tive gastos adcionais que se estivesse 100% alocado em ações eu teria que fazer dividas, esse método me atende super bem :slight_smile:

4 curtidas

Acho que já tive uns 26 ativos na carteira.
Eu ainda quero diminuir um pouco minha diversificação, chegar mais próximo de 16 ativos. Se depois das eleições o Ibov mantiver sua tendência de alta, não tem o pq de diversificar tanto.

E o que o @dudusneto citou é importante, é preciso ter um caixa fora das ações para aproveitar compras em eventuais quedas fortes. Eu tenho usados os Fiis pra este fim.

2 curtidas

Bolsonaro ganhando, cadu vai ganhar alguns anos de trabalho como dentista só no mes de outubro… Bolsonaro perdendo, perde alguns anos de trabalho como dentista, correto ou vc tem algum segredo para evitar uma perda grande em caso de vitoria do Haddad?

1 curtida

Tenho diversas formas de proteger minha carteira. A mais simples, calcular o beta dela e ficar vendido no indice. Mas ainda não é o momento de pensar em hedge. Bolsonaro está isolado na frente, crescendo, e com chances de ganhar no primeiro turno. Além disso Ibov engatou em tendência de alta. Apostar contra isso no momento é perder dinheiro na certa.

Fora que só o que já lucrei nesta semana já me deixa em uma posição muito confortável.

2 curtidas

Mestre Cadu, vc acha que agora é hora de parar as compras? Estou líquido em 15% do meu patrimônio, será que é hora de aguardar?

1 curtida

Ainda tem boas empresas que não subiram tanto, como grnd, sapr e ugpa. Elas ainda cabem compra. No cenário que trabalho, com a vitória do Bolsonaro, o ibov pode bater em 100k até o final do ano. Agora com as chances dele ganhar no primeiro turno, algo ainda pouco provável mas que vem em tendência de alta, o Ibov abriria na segunda feira com um dos maiores gaps de alta da sua história.

4 curtidas

Comprei mais um pouco de MFII11, agora PM em 75,95.

8 publicações foram combinadas em um tópico existente: QUAL3 - Qualicorp