Avisos de Compra e Venda & Debate Sobre Carteiras

@cadu, @sr_fouquet, @angelo, muito obrigado pelas opiniões, gosto muito de ler as opiniões do pessoal e soma-las às minhas análises.
Como estou na fase de acumulação a minha IPCA 2035 é sem cupom. Não quero pagar a maior taxa de IR de 6 em 6 meses. Como uso o investimento Buy and Hold, vou manter a wege e lren na carteira, tendo em vista o longo prazo mesmo. E vou reanalisar meu investimento na Cielo e na ambeve. E estudar essas empresas que vcs citaram para possível substituição.
Não sou muito experiente para me desfazer de uma empresa, o que vcs acham mais interessante, manter na carteira ou vende-las (no caso Cielo, ambev, ITSA) para fazer um aporte maior em outras? Desde já agradeço, e não se importem de dar opiniões diferentes um dos outros não, gosto de estudar analisando as diversas possibilidades.

3 curtidas

É uma questão muito pessoal, difícil dar uma resposta. Mas a não ser que com o volume do seus aportes, estes investimentos se tornem irrelevantes, eu me apoiaria no conselho do lendário Philip Fisher, ele dizia que o número ideal de ações deveria ser algo entre 10 e 15. Suficiente para diluir os riscos individuais de cada empresa, mas não tanto para você perder o foco na escolha e no acompanhamento da sua carteira.

3 curtidas

Será que não era uma boa vender uma só das ITSA? As duas tem peso iguais na carteira?

Em CIEL e AMBEV vc ta no prejuízo? É Considerável?
Rodar muito a grana pra bh não acho legal, se vc confia no que te levou a investir nelas eu pensaria bem e só sairia tendo prejuízo se já tivesse outra melhor e bem estudada em mente ou algum fundamento forte pra vazar dela.

Sobre diversificação eu acho pior ter várias ações sem ter fundamentos sólidos do que ter poucos ativos mas de qualidade. Pq sem estudo e fundamentos é difícil ficar nelas vendo desvalorização.

5 curtidas

Gostei muito dos pontos observados. Apesar do pessoal falar mal dos resultados da Ciel e da Ambev, acredito muito nos fundamentos delas.
A ciel sempre foi líder do seguimento, está sentindo agora a concorrência, mas não está parada. Continua sendo líder do seguimento, até dois meses atrás ainda tinha mais de 50% do mercado, e começou a baixar muito suas taxas, por causa da concorrência, e isso é um dos motivos na queda dos números dela.
Acho que como investidores não podemos temer concorrência, desde que a empresa tenha sido muito bem estudada.
A Ambev, dificilmente vai mal aqui no Brasil, ela tem marcas de peso, e ninguém troca de marca de bebida de uma hora para outra. O mercado dela é muito vasto. Bem, não vou me desfazer delas, vou apenas manter posição e observá-las. Acredito ainda no potencial delas.

Vlw Pessoal.

4 curtidas

Qualquer empresa é questão de preço.

Cielo aos preços atuais me parece atrativa, mesmo com a guerra de preços que está por vir.

Ambev também acredito na gestão e setor perene, as cervejas artesanais ainda tem um mercado muito pequeno, não chega a ser uma ameaça por enquanto. E claro a empresa não ficará parada.

3 curtidas

Uma publicação foi combinada em um tópico existente: Aluguel de Ações

Pessoal, o que acham de uma entrada em UNIP6 ?

Pessoal o que vocês acham da microcap CRPG6?

Tenho na minha carteira CRPG5 (maior liquidez). Essa ação funciona bem como um hedge ao dólar, visto que toda sua receita está vinculada aos preços internacionais do dióxido de titânio e alguns minérios.

Tem surpreendido nos últimos anos por conta de boa gestão, entregando resultados crescentes, com despesas sob controle e distribuindo dividendos. Talvez o LL esteja esticado por conta do dólar a 4,10 até pouco tempo atrás, mas continuo com esse ativo na carteira por vê-lo bem descontado nos fundamentos.

O maior risco nessa ação é por conta de boatos de OPA que ninguém sabe dizer quando sai e principalmente por quanto sairia o preço.

1 curtida

Eu ficar de fora esse lance de Opa é complicado, haja vista o caso da mplu3.

Pessoal, tudo bem? Estou montando uma carteira para previdência e escolhi algumas empresas que pagam dividendos regularmente. Gostaria de uma opinião sobre a carteira e também algumas dicas de outras empresas que eu possa incluir.

Carteira:
TAEE11
GRND3
BBSE3
BBDC4
ITSA4
WEGE3

2 curtidas

Eu achei ótima sua carteira, só a WEGE não me agrada, o motivo é a politica de proventos deles não ser generosa, o caixa deles ja esta bem positivo poderiam pagar bem mais.

1 curtida

Concordo com o @nilton1965
Acrescento que a carteira está muito exposta a empresas financeiras. Eu pensaria em trocar BBSE3, que está com pouco potencial de crescimento, por Ugpa ou Fesa.

1 curtida

@cadu refiz a carteira, veja se ficou melhor agora. A UGPA e FESA vou estudar essas empresas ainda.

ABCB4F
SANB4F
ITSA4F
BRSR6F
BBAS3F
BBDC3F
TAEE11F
ALUP11F
EGIE3F
TRPL4F

A carteira ainda está muito concentrada em financeiras, com 60% da carteira nelas. Além disso, Sanb não é uma empresa muito atrativa do pto de vista de AF.

Neste pto citaria Buffet, não vale a pena diversificar tanto dentro do mesmo setor. Pegaria só as três empresas mais atrativas, de tamanhos diferentes:

Grande, Itsa
Média, Abcb
Pequena, Brsr

Se quiser ter uma exposição maior no setor, recomendaria aumentar o peso destas três na carteira.

No setor elétrico tb não vejo necessidade de quatro empresas. Tiraria Trpl.

2 curtidas

@cadu segui seus conselhos e cheguei nessa carteira:

ABCB4F
BRSR6F
ITSA4F
TAEE11F
ALUP11F
EGIE3F
FESA4F

Você recomenda mais algum ativo?

3 curtidas

Agora está muito boa.

1 curtida

Eu to comprando, preço ta caindo e tem boa perspectiva

Minha carteira tá enorme, muito diversificada… rs Por esse motivo tô pensando (no momento) em deixar de lado essa empresa

Prezados, boa tarde! Ontem voltei a aumentar posição em TRIS3…alguém tá acumulando tb? Cadu…poderia analisar o gráfico dela?

1 curtida