CAFI - Carteira de Análise Fundamentalista de Investimentos

Boa noite a todos! Voltando a participar da CAFI, vamos aos meus votos para setembro:

  • SAPR4, apesar de estatal, empresa tem bons números, alta vantagem competitiva e creio ser uma boa oportunidade no mercado atual.
  • BBSE3, outra que não acompanhou a alta desse mês. Ainda oscilando ai entre os 26,90 e 28. Acredito ser uma excelente oportunidade para quem a comprou a 26 e baixo.
  • ABCB4. Depois da queda para quase 14, subiu bem, hoje batendo 18 e alguma coisa. Mesmo assim a vejo como um bom player do setor (o melhor entre seu segmento) e uma alternativa a quem quer entrar em bancos.
  • FHER3. Admito que para LP não a vejo tão competitiva, não veio com um trimestre bom, mas o forte da empresa é o segundo trimestre, quando deve apresentar melhores números e isso deve refletir no seu valor.
  • UGPA3, para muitos cara, mas caiu muito devido a um trimestre ruim. Abriu boa janela de oportunidade quando bateu nos 70 (não acompanhei se chegou em 69,xx - no pós delação JBS chegou a 67 e subiu para 80 antes do último trimestre). É uma das melhores empresas da bolsa.
  • IRBR3, empresa novata na bolsa, difícil falar dela. Mas pelos números demonstrados, pelo case de negócios e pela estrutra societária, a vejo como uma bela alternativa no setor de seguros (apesar do foco dela ser resseguros - ou o que chamo de foco em risco sobre risco) Mesmo assim, se mantendo saudável economicamente, bom caixa e sem dívidas (nada menos do que se espera do setor) deve ter um DY alto (pelo menos 6%+) devido ao payout anunciado de 75% (senão me engano) - com a cotação atual em torno dos 30.
4 curtidas

Bom dia, pessoal sou novo no Pense Rico e pretendo começar a investir em ações a partir do mês seguinte… Vocês colocam algum tipo de stop ou deixam seguir? Tenho 20 mil reais para investir, como faço divido pelas 8 ações do cafi equitativamente? Estou estudando, mas não gostaria de deixar o dinheiro parado.

2 curtidas

Ola @ricces2000, seja bem vindo.

Eu não uso stop, só vendo uma ação ou quando ela chega no meu preço alvo, ou quando os fundamentos começam a se deteriorar, ou se surge uma oportunidade mais atrativa de compra no mesmo setor.

Sobre o que investir, a CAFI pode ser usado como um norte sim para isso, visto seu grande sucesso no resultado no longo prazo.

1 curtida

Olá ricces. Não acho uma boa vc aportar td em várias empresas de uma a só vez. Idealmente para reduzir riscos faça um ou dois aportes em cada mês. Compre uma e acompanhe, vá estudando e veja se está confortável. E vá seguindo aos poucos enquanto aprende. A seleção do cafi é muito boa mesmo.

3 curtidas

Obrigado, vou comprar as quatro primeiras para o mês posterior e ir estudando e aportando nos meses seguintes… Mais uma vez obrigado pela resposta.

1 curtida

Seguem meus votos da CAFI setembro 2017, com base no ranking da plataforma: Ranking da plataforma - #7 por cadu

ITSA3
PRBC4
ABCB4
TAEE11
PSSA3
MPLU3
BBSE3
GRND3

3 curtidas

Meus votos para compôr a CAFI no mês 09/2017:
EMAE4
UNIP6
SAPR4
POMO4
ABCB4
MPLU3

2 curtidas

Um tempo sem postar, mas muito estudo, e mudanças na minha carteira e na recomendação, segue a lista

1- Cgra3, tem elas há muito tempo, e sempre indicando, empresa sofreu pouco com a crise, bons multiplos, P/L em torno de 8, lucros crescentes, sem divida, na verdade tem muito dinheiro em caixa.

2- Itsa3, possui na maior parte as ações do Itau, que vem tendo resultados muito bons, banco sólido, P/L baixo, bom dividendo.

3- Mdia3, empresa que apesar de ter um P/L relativamente alto, cerca de 20, apresenta lucros crescentes, mesmo com a crise, tem dinheiro em caixa, muito mais do que a dívida, produto bom e barato.

4- Flry3, empresa do setor de saude, que trabalha com o setor mais privilegiado financeiramente, com alta margem, também tem um P/L alto, mas vem apresentando um crescimento nos lucros tão impressionante, que acredito que vale a pena. Tem divida, o que não me agrada, mas parece que os juros da divida são baixos.

depois posto as explicações das duas abaixo.

5- Odpv3

6- Grnd3

4 curtidas

Resultado da CAFI agosto 2017:

Tivemos uma ótima rentabilidade, e no acumulado ultrapassamos o DJI (R$).
Pelo quadro abaixo, fica claro como este ano tem sido das small caps!

cafi_tabela

Destaque positivo, disparado, fica por conta de FESA4, com quase 23%!
Destaque negativo por conta de TAEE11, com -2,2%.

O resultado acumulado no longo prazo deixa claro como uma analise fundamentalista pode trazer grandes ganhos para o investidor. Um retorno médio mensal de 1,61% no acumulado, é algo de dar inveja ao Buffett.

6 curtidas

Eu sou a prova prática de que a CAFI funciona, opero desde 2007 e meus investimentos sempre ficaram no negativo, a partir de 2013 passei a comprar as ações da CAFI e desde 2015 minha carteira virou pro positivo.

Vida longa à CAFI e ao cafianos!!!

2 curtidas

Fala @ancasodi, muito bom saber que a CAFI auxilia efetivamente nos investimentos de vocês… continue conosco. abs

1 curtida

Buenas,

pessoal que organiza a CAFI, @Cadu que já acompanho a mais tempo, não sei se já houve essa discussão antes ou se já cogitaram a ideia, mas para a CAFI, pretendem abrir possibilidade de votos também em FII?

Questiono isso por interesse mesmo, não é uma área que conheço bem (tenho pouco investido por ter foco maior em empresas), e penso ser uma possibilidade dado que FIIs são (tenho levado parte da minha carteira para eles, a medida que vou estudando) importantes para uma carteira fundamentalista.

2 curtidas

Achei boa a ideia @Real_Ale

Inclusive quando criei o indice Pense Rico, que está no nosso Express, o intuito foi este, fazer esta diversificação também incluindo FIIs na carteira.

Vamos esperar os outros foristas se manifestarem sobre o assunto. Podemos pensar em abrir na votação a opção de se votar em 8 ações e/ou FIIs. O que os colegas acham?

1 curtida

Fico contente com as manifestações positivas, isso dá um ânimo para quem está começando…Estou trabalhando a análise fundamentalista em conjunto com a gráfica, estou certo?
Seleciono os papéis do Cafi e vejo quando está melhor posicionado em relação as médias, se já corrigiu etc, estou certo?
Comprei Egie3 e GRND3 e como a grana é curta e estou juntando só fiz essas duas compras.

1 curtida

Acho que poderia ter a votação para as 8 ações e FII separados, visto que são caras…e a pessoa pode fazer um mistão se essa for a intenção.

1 curtida

Sim @ricces2000
isso é uma boa opção p/ se investir sim. Eu tb costumo olhar analise gráfica, em especial vendo tendências, p/ aumentar ou diminuir posição nos meus ativos.

A votação em separado acredito que não funcione bem. Isso pq o meu trabalho para montar e fechar a carteira iria, pelo menos teoricamente, dobrar. E só consegui levar adiante a CAFI nestes 8 anos por ter deixado ela de uma forma mais simples e fácil para montar, além de contar com a ajuda do colega Wizard na contagem dos votos.

Além disso o intuito que criei a CAFI foi para provar que AF poderia ser muito lucrativa no longo prazo, algo que sofria muitas críticas na época por defender isso (me chamavam de analista de retrovisor, rs). No caso de criar um indice só para os FIIs, não vejo esta necessidade, pois não temos estas críticas. Acredito que o potencial deles no longo prazo seja algo mais notório, visto as gritantes vantagens frente a se investir em imóveis físicos, algo que o brasileiro já conhece bem.

Boa noite!

Eu sigo a carteira penserico (principalmente para os FIIs) e utilizo o CAFI como base para os aportes mensais nas Ações.

Estou tendo um bom proveito com as opções já existentes.

Abraços,

3 curtidas

Já que levantei a questão, opinarei sobre.

Imagino que deva dar um trabalho fazer esse levantamento da CAFI, de forma que vejo a manutenção dos 8 ativos como um bom número, mas abrir para ser tanto de empresas como de fundos imobiliários. Digo isso pois a grande maioria traz resumo sobre o porque das indicações e se cria uma excelente troca de informações e conhecimentos entre os participantes do forum.
Como disse, levantei a ideia porque tenho interesse em aprender mais sobre os FIIs que não são uma área que conheço muito e acredito que com essa troca de experiências só temos a ganhar!

2 curtidas

Sim admiro o trabalho de vocês não se tem uma organização e qualidade em outro local. Se as ações são boas as pessoas vão querer adquirir para si e isso reflete no preço das ações, gostaria de ter conhecido antes do o site…

2 curtidas