CAFI - Carteira de Análise Fundamentalista de Investimentos

Resultados da CAFI outubro 17:

cafi_tabela

Tivemos um mês fraco, em especial pela queda nas small caps. Seguimos na briga na rentabilidade acumulada do DJI, que neste mês ultrapassou a CAFI, graças ao bom desempenho do DJI + valorização dolar.

Destaque positivo do mês por conta de CGRA4, com +8,8%;
Destaque negativo por conta de TAEE11, com -7,9%;

cafi_graf2

4 curtidas

Segue a carteira da CAFI novembro 17:

image

5 curtidas

Período de divulgação dos resultados do 3T 17 se encerrando, e a sensação geral que fiquei foram de bons números. Muitas empresas me surpreenderam positivamente, como MRVE, MYPK e RAPT. São empresas que sofreram muito na crise, mas já estão mostrando uma boa recuperação na rentabilidade. E poucas empresas me pegaram de surpresa negativamente, como GRND, que está enfrentando dificuldades em melhorar sua eficiência, com os custos e despesas pesando mais nos números. Tivemos alguns balanços ruins, pelo menos de empresas que eu já esperava, como JHSF, POMO, PINE e ETER, são empresas que já foram lucrativas no passado, mas estão há algum tempo enfrentando sérias dificuldades p/ retomarem o rumo.

4 curtidas

No passado mais remoto já tive MYPK e RAPT na carteira e me renderam excelente lucratividade. São excelentes empresas. Aguardando um ponto de entrada, pois, por enquanto, estão caras.

1 curtida

seguindo meus criterios que ja expus anteriormente, seguem meus votos para a CAFI de novembro.
grnd3, ciel3, itub3, odpv3, flry3, egie3, krot3, eztc3.

1 curtida

Seguem meus votos da CAFI novembro 2017, com base no ranking da plataforma: Ranking da plataforma

ITSA3
ABCB4
BBSE3
TAEE11
EKTR4
WIZS3
MPLU3
GRND3

Adicionei uma empresas nova nos votos deste mês, que apareceu na parte de cima do ranking: WIZS3. Isto se deve pelo temor da Caixa, um de seus principais clientes, romper a parceria. Com a forte queda que apresentou, acredito que já vale a pena uma posição.

2 curtidas

Meus votos

BRAP3
MPLU3
EZTC3

E só…:wink:

3 curtidas

Seguem meus votos, mesclando empresas de crescimento, com empresas com bons indicadores fundamentalistas e algumas ações da construção civil que tem apresentado recuperação em seus balanços e estão sendo negociadas abaixo do VP.
KLBN11
ALUP11
TRIS3
DIRR3
CGRA4
TAEE11

2 curtidas

Bah esqueci de mandar a carteira deste mês! Mas sigo acompanhando!

1 curtida

Votação foi encerrada, no domingo trago o resultado da Cafi novembro e a composição da Cafi de dezembro.

1 curtida

Galera, o que que vocês acham da SULA11?
Cadu, sem querer criticar nem nada, mais por questões de aprendizado porque sou novo no mercado de ações, qual a justificativa do voto na TAEE11? Porque olhando na plataforma penserico lpa dela está em queda, o p/l dela está alto em relação aos últimos 2 anos e o ROE também está em queda. Existe alguma justificativa de outro tipo?
Um abraço.

1 curtida

Ola @lostmaster
Legal seu questionamento, e fique sempre a vontade para tal, pois o que alimenta um bom forum são os debates, e sempre aprendemos com esta troca de ideias.

Sobre Taee, ela apresentou um resultado fraco nos últimos trimestres. Isto se deve principalmente pelos indicadores inflacionarios, que reajustam a tarifa, terem sofrido uma forte queda. Mas é uma das poucas empresas que é possível traçar uma estimativa para os próximos dez anos, pois tem um dluxo de caixa mais regular. Some a isso é uma empresa com um alto DY, que está aumentando suas participações em novos leilões de transmissão, e muito bem administrada.

2 curtidas

Segue o resultado da CAFI novembro 17.
Na sequencia vou trazer a composição da CAFI dezembro.

cafi_tabela

Tivemos um mês fraco, seguindo a queda do índice de Small Caps.
Destaque negativo por conta de CGRA4, com -13,2%.
Destaque positivo por conta de TAEE11, com +5,1%.

1 curtida

Segue a composição da CAFI dezembro 17:

image

@cadu bom dia, eu sou iniciante e tenho muita coisa para aprender ainda, mas fiquei curioso em relação ao CAFI de dezembro poderia comentar a ETER3, ela parece estar bem ruim. Apesar de que o CAFI é baseados em votos mas existe alguma perspectiva para ela baseando em seus fundamentos?

1 curtida

Tb não gostei de ETER ter entrado na CAFI, mesmo que seja com um peso tão pequeno, tanto que nos índices da PenseRico que montei, ela não faz parte. É uma empresa que está muito descontada, mas que vem enfrentando um inferno astral por conta do amianto. Some a isso que desde que decidiu diversificar seus produtos, a empresa não tem mais conseguido apresentar bons resultados. Eu acho um investimento muito arriscado hoje.

sobre eter3: deve ter ocorrido muitas empresas com apenas um voto. qual o critério de desempate?

Ocorreu sim. O critério para desempate é a ação com maior número de votos no histórico geral. Tem a lista das oito mais votadas no histórico np primeiro post deste topico.

Como eu fico sabendo se uma empresa paga dividendos mensal, trimestral ou anual?

1 curtida

Só consultando o seu histórico no site da bovespa. Mas a periodicidade dos dividendos pouco pesa na analise de um investimento, pelo menos quando falamos de ações.

1 curtida