CAFI - Carteira de Análise Fundamentalista de Investimentos

Ótimos pontos que vc levantou @iron

Some a isso que Eztec está com um grande estoque de terrenos, mas praticamente sem lançar empreendimentos, por conta da baixa margem que eles trariam hoje, no seu segmento foco que é classe média alta. Talvez este novo segmento de um gás na empresa, aumentando o giro.

O fato é que Eztec é uma empresa muito bem administrada, com uma excelente gestão. Eles não costumam entrar em furadas, e por conta disso sempre dou meu voto de confiança. O que me deixa um pouco com o pé atrás é o governo, pois neste nicho ele já causou muito estrago mudando as regras no meio do jogo. Porém, cabe ressaltar que o governo Temer tem sido muito mais consistente em suas ações e medidas.

2 curtidas

Em breve trago o resultado da CAFI dezembro, e as considerações do ano de 2016.
E até domingo coloco aqui meus votos p/ a CAFI janeiro 2017, assim como as considerações e planejamento p/ o próximo ano.

Resultado da CAFI dezembro 2016:

Destaque positivo neste mês ficou por conta de FESA4, com +16,7%, e TAEE11, com +11,8%.
Destaque negativo ficou por conta de CIEL3, com -6,2%.

Foi um excelente ano p/ a CAFI, que apresentou uma rentabilidade de 60,6% no ano, muito a frente de todos os seus pares. Somado ao resutlado da CAFI desde o início, deixa claro como este projeto é um sucesso, e como a AF bem aplicada pode trazer belos ganhos até no curto prazo.

Seguem meus votos p/ a CAFI Janeiro 2016

Vou usar como base o ranking da plataforma. usando a opção de excluir neste empresas com resultado operacional negativo, LL, PL e Div br em estado crítico, sendo que na Div br também exclui empresas em estado de atenção.

Analisando as 25 primeiras empresas que apareceram no ranking, usando estes critérios de seleção/exclusão, escolhi estas p/ ingressarem na CAFI:

TAEE11
ABCB4
CARD3
ITSA3
PSSA3
GRND3
CSAN3
ENBR3

Planejamento p/ 2017

acredito em uma recuperação econômica a partir do 2 semestre de 2017, mas com crescimento e retomada dos investimentos só mesmo para 2018. Olhando os preços das ações hoje, a maioria já está precificando esta retomada no crescimento, mostrando algum distanciamento entre fundamentos x preço.

Para ilustrar isso, podemos ver o gráfico da Petrobrás. O modelo que montei de exibição dos gráficos na plataforma da Pense Rico, permite cruzarmos esta relação fundamentos x preço. No gráfico abaixo, temos o VPA em vermelho, que mostra a evolução do valor do patrimônio da empresa, e vemos que nos últimos 4 trimestres ele ficou muito abaixo dos anos anteriores, e vem em um viés decrescente. Já o P/VP, exibe a relação preço da ação dividido pelo valor patrimonial, e vemos que este tem apresentado uma tendência de alta nos últimos 4 trimestres. Como já vimos que o VPA tem sido decrescente, esta alta no P/VP só pode ter vinda do preço. E confirmamos isso olhando o V.M, que é o valor de mercado (preço x número de ações). Fica nítido que o V.M vem em viés crescente nos últimos 4 trimestres.

Olhando os outros indicadores de rentabilidade, percebemos esta mesma distorção. Isso demonstra que o mercado já está precificando no preço das ações a recuperação econômica ano que vem.

Com isso, boas oportunidades de compras em ações devem ser mais pontuais. A não ser que o cenário de preços mude significativamente, vou manter o foco da carteira em FIIs, visando fundos de escritórios com maiores vacâncias, e preferencialmente localizados em São Paulo.

Bom dia.
Cadu quais os principais FIIs que vc está elencando como foco de sua estratégia (se não for pedir demais, é claro)?

@alesl
Não tenho o menor problema em descrever isso. Só vou colocar em outro tópico, pois foge um pouco do foco em ações aqui da CAFI.

Valeu Cadu.
Abraço

Migrando para votar neste fórum…

As moedas no exterior começaram a mostrar força frente ao DOL, correlação negativa com IBOV nos fizeram liquidar FIBR3 hoje. Colocamos ETER3 no lugar. Value. PRIO3 segue na carteira novamente após zerar o skew.

SGPS3 -> Turnaround. 3 Fama factor

SLED4 -> Turnaround. 3 Fama factor

FESA4 -> Value.

ETER3 -> Value

EZTC3 -> Melhor empresa da bolsa possivelmente.

CPLE3 -> Margens, P/L, P/VP, ROE.

CARD3-> P/L, ROE, P/S

PRIO3 -> Disponibilidades > Valor de mercado

1 curtida

Bem vindo a participação na CAFI @The_magic_boolean
bacana seus votos. PRIO3 é uma empresa que não conheço, vou dar uma estudada nela depois e volto aqui p/ debatermos.
Abs

Segue a composição final da CAFI janeiro 17:

1ª - 4 votos: TAEE11

2ª - 3 votos: GRND3, EZTC3, CIEL3, PRBC4, FESA4, ITSA4

3ª - 2 votos: PSSA3

1 curtida

Este é a antiga empresa HRT, que ficou famosa na bolsa no passado por uma forte queda, devido a super estimativas nas suas projeções. Embora esteja com indicadores atrativos, não deixa de ser uma empresa de alto risco.

Cadê , você poderia comentar o seu método para montar uma carteira de ações ?

A base de escolha das ações tem sido esta metologia:

Com base nisso, faço uma análise nas primeiras 25 empresas que aparecem. Com base nestas, olho o histórico de resultados, buscando empresas que tenham um fluxo de caixa mais estável, visto o momento de turbulência econômico atual. Destas que tenho indicado p/ a CAFI, note que a imensa maioria tem um bom resultado histórico de resultados. Talvez a única que já teve um curto período de resultados negativos seja CARD3, e que também é um pouco mais dependente do PIB do país. Mas é uma empresa com um bom potencial de valor, e quando indiquei pela primeira vez, estava na casa dos 4,50. Fechou na sexta cotada a 5,36.

No blog da pense rico fiz uma postagem detalhando um pouco mais como montar uma carteira de ações.

Ficou muito bacana o site e o fórum, Cadu, parabéns. Estava bastante ausente dos fóruns, não só por questão de tempo mas principalmente pela qualidade que foi perdida. Comecei a acompanhar novamente no Clubinvest e espero que esse novo espaço consiga reunir aquela qualidade nas discussões que havia no Infomoney.

Estou avaliando abrir uma nova posição na minha carteira atual e estava pensando em TAEE11, mas a redução de 50% de RAP prevista para alguns contratos no futuro próximo está me deixando meio temeroso. Vejo que você vem votando nela na CAFI. Você acredita que ainda é um bom momento para abrir posição nela?

Abraço

1 curtida

Seja bem vindo @Potiguar, e obrigado pelo elogio!
Ainda vejo a empresa como atrativa sim.
Sobre a RAP, esta já vem sendo descontada do fluxo de caixa da empresa todo trimestre, sendo que quando tivermos o vencimento de fato, não trará um impacto negativo significante no caixa.

E CARD3 segue subindo bem, batendo agora em 6,30!

Fui querer deixar para votar na ultima hora e ano novo, acabei não votando mês passado… Por isso já vou colocar os meus votos, tenho costume de aplicar e deixar bom tempo, e concentrar em poucas empresa, por isso vou resumir em 3 empresas, duas delas tenho a muito tempo e a outra já tive, e voltei a comprar agora.

Eztc3 - Apesar da queda do lucro nos ultimos trimestres a empresa não tem dívida, é bem administrada, e acredito que quando a economia e o setor melhorarem os lucros vão aumentar e a ação pode voltar para os patamares dos R$30 no medio prazo (2-3 anos).

Cgra4 - Apesar do ano de 2016 dificil a empresa consegue manter o lucro, não tem dividas e é bem administrada.

Itsa3 - No setor costumava aplicar no banco do brasil e o banco parana, nas cotações atuais acho que esta valendo mais a pena aplicar em itsa, banco grande, com bons multiplos, e bom DY.

Queria aproveitar para perguntar a opinião de vcs, em especial ao grande Cadu, sobre CDB? A maior parte do meu dinheiro esta aplicado no tesouro direto selic, e com essa queda, hoje em 13%, mas já estão projetando que pode ficar em menos de 10% no final do ano, vou ter que buscar outras opções, e na XP, vi alguns CDB pagando 118% do CDI, achei interessante e comecei a aplicar, mas uma quantia bem pequena. Queria a opinião de vcs e se teria alguma outra opção de renda fixa, segura, mais interessante.

Obrigado

1 curtida

Bacana @Fortaleza, bons votos!

Sobre o CDI, o principal é dar uma olhada na nota de crédito do emissor. Por esta rentabilidade elevada que vc citou, capaz de ser uma instituição com menos solidez. Sim, tem a proteção de até 250k do FGC, mas eu prefiro não contar com isso, até pq todo serviço que dependemos do governo é ineficiente.

Dito isso, outro pto a se considerar é a liquidez, pois no CDB vc fica com o dinheiro “preso”, até a data combinada. Então é um capital que vc não pode contar com ele em caso de emergência.

Por conta destes fatores, eu tendo a investir mais em FIIs hoje. Ainda vejo um bom potencial neles, enquanto que em ações, eu esperaria agora um possível recuo, talvez em 62k, p/ novas compras.

Mas se vc busca uma diversificação, eu iria de tesouro direto mesmo, títulos atrelados a selic. Se não precisa de liquidez, e tem emissões com bons ratings e boas taxas, aí sim pode valer a pena o CDB.

Cadu,

O Cdb específico que investi, foi o BTG Pactual que está classificado como “A” pela Ficth. Tinha também pela mesma taxa do banco Pine, se nao me engano mesma classificação pela mesma agência. Você acredita que seja um bom emissor ambos?

O PINE anda apresentando resultados ruins, reportou prejuízo nos 2 últimos trimestres. Ainda não chegou no pto de deterioração financeira, mas se continuar neste ritmo…, se o CDB for muito longo fica mais arriscado.

Já o BTG está envolvido em investigações por parte de seus sócios, pela PF e pelo MPF. Não sei que fim vai ter isso, mas prefiro não pagar p/ ver.