CAFI - Carteira de Análise Fundamentalista de Investimentos

Boa noite galera.
Tenho pensado em comprar ativos da SULA11, o que vocês acham da empresa? Os indicadores fundamentalistas estão bons. A liquidez dela que não parece ser muito boa.
Li noticias que a queda na taxa de juros é ruim para seguradoras, isso procede?
Segundo a infomoney Benndorf Research retirou a recomendação da SULA11, mas também não explicou motivo algum.
Existe também a WIZS3, mas o p/l da sula11 é melhor, e o LPA da SULA11 está maior também. A diferença é que o ROE da WIZS3 não está em queda, mas sim aparentemente aumentando. O preço da WIZS3 está caindo vertiginosamente, os meses de outubro e novembro o preço caiu muito. Alguém sabe se tem algum motivo real? O que que vocês acham, é oportunidade de compra ou é fria?

1 curtida

Acho que a WIZ abriu sim uma boa oportunidade de compra, com algumas ressalvas. Escrevi melhor sobre ela no relatório da Pense Rico deste mês. Mas resumindo, a queda se deve pelo temor da Caixa, um de seus principais clientes, romper a parceria. Com a forte queda que apresentou, acredito que já vale a pena uma posição.

Já SULA é sim um ótimo ativo. O fato das taxas de juros impactarem negativamente as seguradoras, é por conta do impacto na receita financeira, que tende a diminuir, visto que elas possuem um grande caixa aplicado geralmente em titulos de governo. Ela e a PSSA são boas empresas do mesmo setor.

3 curtidas

A votação p/ a CAFI janeiro 18 se encerra dia 02/01, as 10hs.
Na sequência vou trazer meus votos p/ a carteira.

Resultado da CAFI dezembro 17:

cafi_tabela
OBS: o DJI abre hoje, então mais tarde vou atualizar o resultado dele no mês

Tivemos uma ótima rentabilidade neste ano, em linha com o índice de Small Caps.
Por outro lado, a forte alta na rentabilidade acumulada do DJI mostra a importância de diversificar os investimentos, colocando uma parte em ações americanas.

Destaque positivo por conta de CGRA4 com +12,1% e EZTC3 com +11,9%.
Destaque negativo por conta de ETER3, com -5,2%

cafi_graf2

3 curtidas

Ainda não tenho o conhecimento necessário para colaborar com as sugestões da CAFI, mas gostaria de deixar todos que o fazem meus parabéns…que baita resultado!

4 curtidas

Seguem meus votos da CAFI janeiro 2018, com base no ranking da plataforma: Ranking da plataforma

ITSA3
ABCB4
BBSE3
TAEE11
EKTR4
WIZS3
MPLU3
ALUP11

Retirei GRND3 dos meus votos neste mês somente por ela ter subido muito no mês passado, e adicionei ALUP11.

3 curtidas

Carteira CAFI janeiro 2018:

image

5 curtidas

@cadu, ontem iria começar a montar minha carteira de ações basicamente orientadas pela CAFI, pelos relatórios da Pense Rico Express e Evelen Financial…na hora “H” dei uma amarelada pois acho que o mercado está muito alto para entrar agora. Mesmo com IBOV acima de 78.000 pontos será que é hora?

3 curtidas

Difícil prever a CP. Mas olhando friamente, temos dois ptos: o primeiro, sim o mercado está esticado, pois o IBOV vem com uma alta forte no CP, mas quando vai realizar é a questão. Outro pto é que o IBOV está em viés de alta, então a tendência, até que se inverta este, é continuar neste viés.

Dito tudo isso, se eu estivesse de fora, não entraria hoje. Correndo o risco do IBOV ir a 100k mês que vem, mas acredito que a probabilidade maior seja de uma realização em breve, o que aí sim pode abrir uma boa janela de entrada.

Agora pensando a LP, não vai fazer muito diferença o pto de entrada.

5 curtidas

Olá, o risco maior é o topo histórico em 73500, mas acredito que a próxima para é em 88k como foi por volta de 38, 58, 69, 78 e o mais próximo 88.

2 curtidas

Assinei o Express Pense Rico para montagem de ações no mercado americano e irei iniciar com Small Caps e no próximo semestre com Blue Chips pela DriveWealth e gostaria de saber se vcs possuem um gráfico com a evolução dos dividendos e com a valorização dos papéis.
Como eu moro nos USA, focarei os investimentos aqui, pois o Trump fará a América grande novamente.

1 curtida

Ola @dudrumms
ainda não temos, mas anotei sua sugestão.
Trump já está fazendo a América grande novamente!

Legal Cadu. Eu zerei todas as minhas posições no mercado brasileiro pq as Eleições de 2018 deixarão o cenário um pouco turbulento. Mas seria legal ter um panorama da evolução dos papéis indicados por vcs para a compra. E tb outra sugestão é em caso de zerar o papel, ou seja, vcs gerarem um alerta acompanhado de uma newsletter explicando os motivos pelos quais o papel estará saindo da carteira.

1 curtida

Ótimas sugestões, anotado p/ desenvolvimento!
Abs Cadu

Bom dia, colegas…

Acompanho a CAFI há muitos anos. Desde o tempo do fórum no “infomoney”. Como naquele tempo havia muita polêmica, bravatas e muitos colaboradores, acabei nunca participando ativamente das discussões.

Aproveito para parabenizar o Cadu pela perseverança e iniciativa de manter sua ideia sempre ativa e sujeita a colaboração de todos os colegas foristas.

Espero, a partir deste ano, contribuir um pouco mais por aqui e ajudar a manter viva a ideia de que o mercado, apesar de imprevisível, segue algumas regras e premissas. Dentre elas, entendo que os fundamentos financeiros de uma empresa são o principal norte de qualquer investidor.

Grande abraço a todos.

4 curtidas

Ola @mickey
bacana seu relato, e obrigado pelo elogio.

Realmente o forum do Infomoney era um ambiente hostil, rs. Quando comecei a escrever mais sobre AF lá, há uns 10 anos atrás, quase não tinham informações sobre esta. A análise técnica e gráfica que dominavam o ambiente, assim como os micos. E eu sofria muitas críticas sobre usar AF nos meus investimentos, diziam que não dava retorno, e que era tudo balela. Como aqui no brasil não existia nenhum dado acompanhando a LP uma carteira de AF (só tínhamos dados no mercado americano) resolvi criar a CAFI. A ideia era mostrar como AF pode ser muito lucrativa no longo prazo. E agora com mais de 8 anos de carteira isso fica evidente, ao passo que nunca mais recebi críticas sobre a não possibilidade de altos retornos no longo prazo usando AF.

3 curtidas

Interessante @cadu , também me lembro bem dessa época. Quando no começo, a CAFI gerava dúvidas. com o passar do tempo veio os resultados e com ela as confirmações… mais uma prova de que o resultado é a melhor forma de convencer o ser humano.

3 curtidas

Legal, Rafael!! Também conheço a CAFI desde a época do Infomoney. Faz tempo que não entrava aqui(na verdade tinha perdido esse “caminho”) e agora voltei a visitar a CAFI e também o site do PenseRico. Quero, inclusive, parabenizar o Cadu(o qual lembro bem do Infomoney) por conta das Carteiras no site. Trabalho de categoria imensa e gratuito.

3 curtidas

Cadu, bom dia!!
Como vc está vendo essa alta no IBOV e consequentemente a queda na margem de segurança?
Você está se posicionando em alguma construtora?

Sua carteira de FII´s permanece inalterada?

Abraços,
Bruno.

2 curtidas

Olá @brunovcn,
Por enquanto o IBOV segue sua tendência de alta. O fato é que quando mais ele sobe, mais perto fica da queda. Porém enquanto estiver em viés de alta sigo comprado, só fazendo ajustes na carteira (diminuindo posição em ativos que subiram muito, ou que estão caros, e trocando por outros baratos).

Em construção, só uma pequena posição em EZTC3.

Carteira de FIIs segue inalterada. Porém, coloquei umas ordens de venda, p/ diminuir posição, com preços bem acima do mercado em JSRE e BCFF. Isto pq comprei muito destes ativos há pouco tempo atrás, e com a alta destes fiquei com um peso muito grande deles na minha carteira. Estou de olho em compra em EURO11 e CXTL11, mas só se apresentarem uma queda maior. O mercado de FIIs está ficando cada vez mais difícil de se achar boas oportunidades com baixo risco, então agora estou procurando ativos com um pouco mais de risco, mas que estejam bem descontados.

3 curtidas