CAFI - Carteira de Análise Fundamentalista de Investimentos

Boa noite pessoal!
@cadu conforme falávamos na semana passada naquele outro tópico vc comentou que para começar a investir aquela análise simplista servia e que eu poderia consultar as sugestões do fórum baseado na AF da galera.

Sendo assim estou pensando em iniciar com as seguintes empresas:
MPLU3
GRND3
ITSA3
WIZS3

E aí o que acha pra começar?

2 curtidas

São todas ótimas empresas, ficou bacana a carteira.

1 curtida

Vlw @cadu muito obrigado pela ajuda!

Acabei esquecendo de colocar a ABVE3 na lista.

O que acha da ABVE3 nesta carteira?

E aproveitando qual corretora vc indicaria? (Essa dúvida é f$%¨&*)

2 curtidas

Olá @hiuston, normalmente indicamos a Mirae que possue uma melhor corretagem e serviço instável. se for abrir lá, abra por este link que contabiliza como indicação da PR: Mirae Asset

Abs

2 curtidas

Concordo com o Rafa, a Mirae hoje tem o melhor custo x benefício do mercado.

1 curtida

7 publicações foram combinadas em um tópico existente: Melhor corretora para investir na bolsa?

Gostei bastante da carteira CAFI deste mês, mas ficou com um peso muito forte em MPLU.
Só achei que ficou faltando KROT3.

3 curtidas

Esse setor educacional está preocupante… se cortar o Fies e Prouni esse setor vai sofrer bastante… aqui na minha cidade 80% dos alunos estão relacionados a estes dois programas.

1 curtida

Falando pela Kroton, o FIES já perdeu relevância p/ a empresa. A expectativa p/ este ano, segundo a própria empresa, era de somente 1% da base total de alunos captados via FIES. Um dos ptos que a empresa fez p/ suprir isso é a criação de um programa próprio de financiamento estudantil.

2 curtidas

só nao votei em krot3 pq tinha outras empresas tops mais para cima no ranking penserico… mas eu por mim seria minha preferida no momento.

1 curtida

Olá cadu, desculpe se eu estiver fazendo uma pergunta muito básica, mas como falei antes estou dando meus primeiros passos em AF. Essas questões de planejamento da empresa, tal como FIES ou programa póprio de financiamento para KROT3, como você acompanha? Claro que isso não está presente nos dados fundamentalistas da plataforma, mas como podemos entender o planejamento estratégico de uma empresa que estamos avaliando? Obrigado pelos valiosos ensinamentos.

2 curtidas

Esta pergunta é boa, pois isso é uma parte essencial da avaliação da empresa.
Recomendo sempre ler os últimos relatórios trimestrais e anuais da empresa. Além disso, ouvir as teleconferências dos últimos resultados. Ali vc consegue ter uma visão dos projetos e perspectivas da empresa.

3 curtidas

Aumentei minha posiçao em MPLU3. A Kroton está em queda livre, quem sabe nos 12,50 eu entro rsrs

1 curtida

Vi muita gente falando sobre MPLU3 aqui no fórum. Vocês poderiam explicar qual o racional que faz esta empresa estar no radar de muitos aqui?

1 curtida

Eu estou na Clear pela corretagem, mas se pisarem na bola, vou para a Mirae tambem.

1 curtida

O pto de maior destaque é a sua posição no ranking da nossa plataforma. Ela está no nosso top 25, então isso já demonstra o quanto ela está barata do pto de vista de AF.

Olhando o seu histórico, ela vem com um bom crescimento, e um fluxo de caixa estável.
mplu1

E este gráfico abaixo chama muito a atenção, e mostra como a empresa está lucrativa e barata. Ao passo que o P/L vem em queda, o LPA (lucro por ação) vem em alta.
mplu2

Some a isso que a empresa é uma boa distribuidora de dividendos. Nos preços atuais, estimo um DY em 2018 de 9% p/ a empresa.

E calculando o preço alvo com base em valor e crescimento, tb fica evidente o quanto ela está barata:

Preço alvo pelo PSBe esta em 48,99 com potencial de crescimento de 63%.
Pelo FCD, utilizando uma taxa de crescimento de 8% ano, p/ os próximos 5 anos, com 10% de taxa de desconto, chego a um valor de 57,92.
Na cotação atual, e considerando uma perpetuidade de 0, o mercado esta precificando pelo FCD um crescimento anual de -1% p/ os próximos 5 anos.

OBS: o PSBe penaliza p/ baixa o preço alvo da empresa pelo fato dela ter um PL pequeno (que fica evidente quando cruza os indicadores P/VP e ROE). Mesmo assim, mostra um bom potencial.

4 curtidas

Cadu, obrigado pela aula!! Agora vou estudar linha a linha das suas observações para buscar entender o racional de cada item descrito por você. Isso vai me ajudar muito a entender como a AF trabalha para identificar papéis. Muitíssimo obrigado.

2 curtidas

@cadu
Enfim terminei minha carteira, agora é só manter os aportes mensais. (Foristas fiquem a vontade para comentar).
Carteira Formada RF: 50% - FII: 20% - Ações: 30%

Renda Fixa:
Ativo Objetivo
Tesouro Selic 2021 25.00%
Tesouro Prefixado 2021 25.00%
POUPANÇA (Reserva de emergência) 50.00%

FII:
Ativo Objetivo
MFII11 15.00%
FIGS11 15.00%
CPTS11B 10.00%
XPCM11 10.00%
HGCR11 10.00%
SPTW11 5.00%
KNIP11 5.00%
BBPO11 5.00%
JSRE11 5.00%
MXRF11 10.00%
BCFF11 10.00%

Ações:
Ativo Objetivo
GRND3 10.00%
ABEV3 10.00%
ITUB4 10.00%
BBDC4 5.00%
CIEL3 5.00%
RADL3 5.00%
UNIP6 3.00%
EZTC3 3.00%
WHRL4 3.00%
GEPA3 3.00%
HGTX3 3.00%
WEGE3 10.00%
ABCB4 5.00%
PSSA3 10.00%
ITSA4 10.00%
MPLU3 5.00%

2 curtidas

MDIAS Branco ficaria legal nessa carteira

1 curtida

Eu nao acho um bom momento comprar TD prefixado nesse momento. Estamos no fundo da taxa de juros Selic.

2 curtidas