CAFI - Carteira de Análise Fundamentalista de Investimentos

By the way, temos ainda a central de balanços da CAFI?

Não temos mais, com a nova plataforma que montamos, este antigo projeto perdeu sentido.

1 curtida

No final de semana que vem, quando encerrarmos o período de divulgação dos balanços (sexta feira dia 31) vou escrever meus votos com algumas mudanças, e fazer uma análise das novas empresas que surgirem no topo do ranking da plataforma PenseRico.

Lembrando que a votação p/ a CAFI de abril só se encerra dia 03/04 as 10hs.

3 curtidas

Show de bola Cadu.

1 curtida

Resultado da CAFI março 17:

Mais um ótimo resultado, sendo que neste mês foi disparada a com maior rentabilidade.

Destaques positivos por conta de FESA4 com +14,4%, e GRND3 com +13,4%.
Destaque negativo por conta de ITSA3 com -6,8%.

2 curtidas

Seguem meus votos da CAFI abril 2017, com base no ranking da plataforma: Ranking da plataforma - #7 por cadu

ITSA3
PRBC4
TAEE11
CGAS5
ABCB4
SBSP3
SULA11
GRND3

OBS: Grendene vinha logo na sequencia no ranking, mas no print da imagem, com as 20 primeiras, ficou de fora.

4 curtidas

Chegando agora. qual a composição da carteira para Abril

Olá @cruzecruz
Vou fechar os votos até amanhã e posto aqui.

1 curtida

obrigado amigo.

1 curtida

Composição da CAFI abril 17:

1- ITSA4, com 7 votos
2- TAEE11, com 6 votos
3- GRND3, com 5 votos
4- CIEL3, com 4 votos
5- EZTC3, com 3 votos
6- PRBC4, CGRA4 e CGAS5, com 2 votos

1 curtida

OBRIGADO

2 curtidas

Boa tarde, sou novato!! Mas a fundamentalista troca toda hora por quê se é para longo prazo??? Queria montar uma carteira pra LP 5 anos por ai. Vale a pena??

Estava pensando em
AMBV3
Ciel3
WEG3
ITBU4
ITSA4
TAEE11
EZETEC
GRENDENE OU LOJAS RENNER ( NA DÚVIDA)

alguma indicação pra minha carteira? Vou sempre aportando mais ações nela ? assim que funciona a fundamentalista? Abraço mestre

1 curtida

Ola renan,
A CAFI tem uma votação todo mês, mas geralmente só muda uma ou duas empresas na sua composição. Isso se deve pelo fato do mercado de renda variável ser muito dinâmico, e desta forma conseguirmos remanejar a carteira conforme o momento. O foco da carteira fundamentalista é no retorno a longo prazo, mas não confunda com um compre uma ação e a esqueça por anos. Isso tende a não funcionar.

Sobre as ações que vc selecionou, algumas observações:

Itub e Itsa na mesma carteira não tem sentido, pois Itsa praticamente replica Itub. Escolha uma das duas. Entre grendene ou lojas rennes, sem dúvida grendene, muito mais atrativa com base em valor.

Em geral sua carteira está muito baseada em crescimento. Isso sem dúvida é uma boa se a economia engrenar. Porém, eu recomendaria mesclar também com empresas focadas em valor. Para tal seleção, pode usar a nossa plataforma, que já faz um ranking pré selecionado com base em valor.

Para os novos aportes vc pode fazer de diversas formas, como aportar na empresa que caiu mais no período, ou naquela que esteja com maior potencial de valorização.

Boa Noite,

Posso dar meus votos para maio? Se eu deixar pra depois perco a data eheh

Meus critérios: lucros consistentes, divida equilibrada, receita, ROE, diversificação, governança e ranking pense rico. O duro é encaixar tudo isso. Como considerei uma carteira para o longuíssimo prazo não levei em conta precificação.

Ai vai:

GRND3
CIEL3
EGIE3
PSSA3
EZTC3
KROT3
ITUB3
ABEV3

Vlw

3 curtidas

Certamente @celinski
bons votos!

Seguem meus votos da CAFI maio 2017, com base no ranking da plataforma: Ranking da plataforma - #7 por cadu

ITSA3
PRBC4
ABCB4
TAEE11
CGAS5
SBSP3
SULA11
GRND3

1 curtida

Resultado da CAFI abril 17:

Tivemos mais um ótimo resultado neste mês.
Destaque positivo por conta de GRND3, com +11,1%.
Destaque negativo por conta de PRBC4, com -15,1%.

Tem sido um ótimo ano para as small caps. Vamos ver agora se o famoso ditado, de vender em maio e cair fora do mercado, vai se encaixar neste ano.

1 curtida

Cadu, obrigado por compartilhar seu conhecimento vasto.

Tenho uma dúvida quanto a composição de CAFI em meses anteriores onde se encontrava a ITSA4 e agora não mais compõe no mês de Maio.

Na Plataforma, quando faço a pesquisa nunca encontrei a ITSA4, somente a ITSA3. Porque ocorre isso?

A diferença básica entre ambas é o pagamento de dividendos?

A diferença entre as classes ON e PN, ou seja, a ITSA3 p/ a 4, depende muito do nível de governança da empresa. Geralmente, a ON possui um tag along maior e tem direito a voto, mas a PN paga uns 10% a mais em proventos e não possuem tal direito. Entretanto, no caso específico de ITSA, não existe tal diferença entre a ON e PN.

Logo, quando comparamos as duas classes pelo P/L, ITSA3 está mais barata, por isso a preferência por ela na plataforma. Cabe ressaltar que o motivo p/ tal é que ela apresenta uma menor liquidez frente a PN, mas mesmo assim é um volume alta p/ o pequeno investidor.

Valeu meu caro. muito obrigado pelo esclarecimento.

1 curtida