CRPG5 - Cristal Pigmentos do Brasil

Alguém no fórum acompanha o ativo? Apesar de liquidez bem baixa, fundamentos mais recentes chamam a atenção. Já deu uma olhada neste ativo @cadu?

3 curtidas

Senão me falha a memória já dei uma olhada há um tempo atrás. Vou ver se acho algo anotado aqui nos meus documentos mais tarde e te dou um retorno.

3 curtidas

Não consegui achar.
Mas dando uma olhada agora, é uma empresa complicada de analisar. Os seus resultados são muito instáveis, ela oscila períodos com grandes lucros, e outros com grandes prejuízos. Provavelmente fruto de seu negócio. Isto torna o investimento muito arriscado, e sem chances de montar uma estimativa de crescimento para os próximos anos.

2 curtidas

Obrigado por compartilhar sua impressão, @cadu. Sempre muito solícito. Neste fim de semana vou dar mais uma estudada no ativo, mas, realmente, num primeiro momento, vi muito sobe e desce no resultados, no longo prazo. Difícil fazer previsões, mesmo.

2 curtidas

Resultado do 2º Trimestre de 2018

A empresa divulgou lucro líquido de R$ 36,4M no 2T18, uma variação de 51,7% em relação ao 1° trimestre de 2018 e crescimento de 157,3% em relação ao segundo trimestre de 2017. A receita líquida atingiu R$ 132,6M neste trimestre, 7,9% menor que o primeiro trimestre de 2018, que foi de R$ 144,0M. No mesmo período do ano anterior, a receita líquida havia atingido o valor de R$ 127,9M.

Fonte: Resultados Trimestrais - GuiaInvest

3 curtidas

Comecei a estudá-lo, vai ser minha diversão para o carnaval esmiuçar os últimos balanços para tentar contextualizar a virada nos resultados de 2016 para cá. Você tem acompanhado o ativo?

1 curtida

Não acompanhei mais, mas se quiser postar as suas impressões aqui, são bem vindas. Boa diversão!

1 curtida

Não conheço direito os segmentos de atuação da empresa, mas ela reportou um baita resultado. Lucro praticamente dobrou. Vale a pena analisar melhor depois.

3 curtidas

Empresa CRPG5
Cotação atual 36,91
Preço alvo pelo PSBe esta em 124,36 com potencial de crescimento de 237%.
Pelo FCD, utilizando uma taxa de crescimento de 8% ano, p/ os próximos 5 anos, com 10% de taxa de desconto, chego a um valor de 121,84.
Na cotação atual, e considerando uma perpetuidade de 0, o mercado esta precificando pelo FCD um crescimento anual de -14% p/ os próximos 5 anos.

4 curtidas

Acho que deixei isso aqui passar:

Alguém consegue calcular o valor pago por ação ON e qual o preço da OPA, com tag along de 80%?

EDIT: as PN não têm tag along.

1 curtida

Eu tenho desde 2017 a ação. Esse artigo ajuda a elucidar um pouco a mudança do setor e porque a Cristal de antes não pode ser comparada com de a de agora, fazendo com que um balanço instável de lucros e prejuízos mudasse. Mas é um setor maduro e exposto a variação cambial.

e

3 curtidas

Com relação ao negócio, o site da empresa (https://www.cristal-al.com.br/) dá conta do seguinte:
"A Cristal é a segunda maior produtora de pigmento de Dióxido de Titânio (TiO2) do mundo. Conta com oito fábricas de TiO2 distribuídas em cinco continentes, sendo duas plantas nos Estados Unidos, uma na Inglaterra, uma na China, uma na França, uma na Arábia Saudita, uma na Austrália e uma no Brasil.
(…)

PRODUTOS

TiO2

A Cristal é a única produtora brasileira e a segunda mundial do pigmento de TiO2, um pó branco, inorgânico e de uso seguro, utilizado para dar cor, brilho e opacidade a uma enorme gama de produtos do nosso dia-a-dia, como tintas, plásticos, papel, borracha, cerâmica, entre outros.

Veja mais

MINÉRIO

A Produção no Brasil conta com três unidades: a Mina do Guajú (Mataraca/Paraíba), a fábrica em Camaçari (Bahia), e o escritório comercial em São Paulo."

A empresa atua em um ramo consolidado, com demanda cativa e em situação de quase monopólio no mercado local. Apurei que além da operação de mineração de titânio da Cristal só há mais uma no Brasil. Documento produzido pelo MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA - MME em 2010 (http://www.dnpm.gov.br/dnpm/sumarios/titanio-sumario-mineral-2014) fornece um panorama bastante completo da produção no BR. Para quem tiver tempo e/ou interesse, vale a leitura.

Passando a tratar dos balanções, em geral, o que observei é que a empresa se beneficiou do aumento de receitas proporcionado pela elevação do dólar e do preço de suas mercadorias, o que compensou uma queda nos volumes de vendas. No operacional, não verifiquei mudanças significativas a ponto de justificar o aumento dos lucros, e nem identifiquei eventos não recorrentes.

Quanto à composição acionária, o free float é quase inexistente nas ON, que tem baixíssima liquidez, e as PN não contam com tag along:

Principais Acionistas

Nome Ord. Pref.
Millennium Inorganic Chemicals Australind 0% 56.89%
Millennium Holdings Brasil Ltda 99.02% 0%
Outros 0.98% 43.11%

Há um risco, portanto, de que um evento societário (ex: alienação do controle, fechamento do capital) ocasione prejuízos aos minoritários. No entanto, entendo que esse risco é diluído por se tratar da segunda maior produtora mundial.

Somando e subtraindo, decidi abrir posição na CRPG5 em 20/3/19. Comprei a 40,27.

Na semana passada verifiquei que há proposta a ser votada na AGO de aumento de capital social mediante a incorporação da Reserva de Ágio na Subscrição de Ações, com consequente bonificação de ações, na razão de 1 para 4. O custo atribuído às ações bonificadas será de R$ 7,6544338591 por ação. A partir de 30 de abril de 2019, as ações passarão a ser negociadas “ex‐bonificação”. As ações oriundas da bonificação serão incorporadas à posição dos acionistas em 6 de maio de 2019. (fonte: RI Cristal https://apicatalog.mziq.com/filemanager/d/d3c7bc8b-55d2-4ca5-9ca1-27626026aecf/1357f422-1668-5adf-4cae-b73c0c16f18a?utm_source=MZ+Cristal+RI&utm_medium=Arquivo&utm_campaign=Download)

Com a bonificação, o problema de liquidez tende a ser minorado. Decidi aumentar posição assim que meu caixa permitir. Estou pensando em realocar ativos para tanto.

Gostaria de ouvir as opiniões dos demais foristas.

[ ]'s a todos,
Cuervo.

3 curtidas

Muito legal as informações. Vou dar uma olhada nela melhor e na sequência trago aqui o que achei.

Pq na plataforma da PenseRico o DPA na aba indicadores qualitativos está com zero desde 2013?

1 curtida

Deve ter dado algum erro na exibição, pois o DY está correto, e ele usa como base no calculo o DPA. Vou dar uma olhada.

Complementando…

Empresa CRPG5
Cotação atual 41,66
Preço alvo pelo PSBe esta em 124,09 com potencial de crescimento de 198%.
Pelo FCD, utilizando uma taxa de crescimento de 8% ano, p/ os próximos 5 anos, com 10% de taxa de desconto, chego a um valor de 121,76.
Na cotação atual, e considerando uma perpetuidade de 0, o mercado esta precificando pelo FCD um crescimento anual de -11% p/ os próximos 5 anos.

2 curtidas

Mais uma OPA, com possibilidade de fechamento (como MPLU e SMLE). Risco aqui aumentou, sinal amarelo ligado!

Empresa que lucra nego fecha, daqui a pouco não sobra mais nada para investirmos…

1 curtida

Pelo que eu entendi, é uma OPA sem fechamento de capital, ou seja, a controladora vai comprar ações, que continuarão sendo listadas em bolsa normalmente. Nesse caso, acredito que é simplesmente não aderir pelo preço pífio que estão pagando.
O item 9 do comunicado informa que há intenção de OPA para fechamento, mas isso, se ocorrer, não será agora.

Mas é um risco considerável a possibilidade de fechar (eu acho bastante provável, pois a empresa é muito lucrativa, então melhor o controlador ficar com tudo para ele, não? - a “possibilidade” de fazer o fechamento em 1 ano, como está no FR, é praticamente um “seu gato subiu no telhado”), tanto que está caindo 30% agora…

Está meio confuso. Mas pelo que entendi, vão fazer uma OPA lá fora a 4 doláres nas ADRs. E terão um prazo de 1 ano para decidir se vão fechar o capital aqui também.