Fundos Imobiliários

MFII11 - Fundos.NET

CVM querendo agora que o fundo divulgue nos balanços o preço de compra dos terrenos, e não o preço de mercado pelo laudo de avaliação. Bizarro isso, a CVM segue agindo de forma totalmente arbitrária.

5º BOLETIM INFORMATIVO: 20/8/2018

Informamos o recebimento do Ofício nº 76/2018/CVM/SIN/GIES enviado pela CVM,
segundo o qual foi solicitado principalmente a Administradora e ao Gestor do Fundo a
reavaliação dos seguintes ativos imobiliários, que compõem a carteira do Fundo, pelo seu
custo de aquisição:

a) Colcap Participações Ltda.;
b) SPE MTO Reluma (Proj: Way Parque das Nações);
c) SPE MAXCASA XXVIII (Proj: Maxhaus Santos);
d) SPE MTO Laterza Boituva (Proj: Golden Boituva);
e) SPE MTO Campinas Samambaia (Proj: Jardim Tarsila);
f) Contrato e Parceria (Proj: Damha Fit Uberaba);
g) Imóvel (Proj: Dona Amélia).

Administradora e Gestor entendem que os empreendimentos imobiliários do Fundo devem
ser avaliados pelo seu valor justo, não havendo qualquer necessidade de reavaliação dos
ativos pelo seu valor de custo. Os empreendimentos contaram com empresa especializada
e reconhecida na preparação dos laudos de avaliação e todas as demonstrações
financeiras foram preparadas conforme as normas contábeis, sendo devidamente
auditadas por auditor independente, sem qualquer tipo de ressalva quanto ao método de
avaliação utilizado.

A Administradora e o Gestor, juntamente com seus assessores, visando demonstrar que
inexistem irregularidades na forma de contabilização e avaliação dos ativos do Fundo,
antes de se manifestar oficialmente, estão agendando uma reunião na CVM com área
técnica para esclarecer o embasamento utilizado pelo Fundo para contabilização dos seus
ativos.

2 curtidas

Estou querendo diversificar minha carteira em renda variavel, e estou pensando em iniciar no mundo dos FII.
Já dei uma olhada na planilha disponibilizada aqui, assisti alguns videos também a respeito.

Vocês tem alguma indicação de canais do youtube bom para me aprofundar?

E entendendo mais do mercado de FII, vi uns videos comentando sobre a influencia do aumento/redução dos juros, como é essa influencia? E por ultimo, no momento os FII estão esticados ou está num bom momento para iniciar os investimentos nessa modalidade?

Obrigado, tenho aprendido e acompanhado bastante o forum!

1 curtida

Sobre FII’s , aqui é um otimo espaço para aprender/discutir sobre FII’s , Cadu, Celinski, kokao e alguns outros entendem muito de FII’s e sempre tem a boa vontade de ajudar, seja qual for o nivel de duvida/discussão, alem desse espaço , gosto do site clubefii , tem bastante coisa legal nos foruns de lá tambem, e falando especificamente sobre youtube, eu gosto de ver as lives do Prof Baroni. Sobre a relação de taxa de juros/cotas FII’s eles se ajustam , claro que dentro da realidade de cada cota , quando selic sobre , FII’s caem , e o contrario é verdadeiro tambem.

5 curtidas

Dito e feito. Aumentando em FIGS11 e RNGO11

1 curtida

Opa! Qual a alocação atual de sua carteira Papéis/Tijolo?
Qual sua estratégia no balanceamento de carteira, prefere fazer o giro dos fundos ou aportar mais nas que estão em menor porcentagem? No primeiro caso, há uma % média que se atingida acha interessante realizar a venda?
Sempre fico em dúvida quanto a aportar mais na parte desbalanceada buscando um bom P/VPA ou realizar a venda na parte com maior peso, de olho também se é de fato mais vantajoso vender ou manter devido aos proventos.
Grande abraço!

1 curtida

Já estive mais concentrado em papéis, hoje estou quase 2/3 em tijolo. Isto pq aumentei muito a posição em BRCR11 quando caiu forte, usando o caixa vendendo CPTS - BRCR11 - BTG Pactual Corporate Office Fund - #10 por cadu

O balanceamento é feito conforme as oportunidades surgem. Neste mesmo exemplo, BRCR caiu muito, e eu via um grande potencial de valorização nele a médio prazo, por isso fui comprando. Já CPTS, que até então era minha maior posição, não tinha caído, pelo contrário, só tinha se valorizado. Fora isso não estabeleço nenhum limite ou regra fixa. Se BRCR estive até hoje na casa dos 83,00, provavelmente 1/3 do meu PL já estaria aplicado nele, pois ao meu ver a relação risco x retorno estava muito atrativa (baixo risco p/ alto retorno).

3 curtidas

Viram isso a respeito do FIGS11 ?

1 curtida

O FIGS é composto por 2 empreendimentos, o shopping Bonsucesso e o Shopping Maia.
Este shopping citado acima não faz parte do patrimonio do FII. Provavelmente é do portfolio do ativo GSHP3.

3 curtidas

Aliás, o GSHP3 teria potencial para ser um bom investimento, não fosse a gestão “pouco profissional”* dos controladores.
Não gosto de usar a palavra “picareta”, pois pode parecer desrespeito.

1 curtida

Boa noite, senhores.

Como dito anteriormente estou pensando em entrar no mundo dos FII, a principio optei pelos FIIs OUJP11, HGRE11, FIGS11. Gostaria de saber a opinião de voces sobre eles. Pensei em adicionar também o RNGO11, mas ainda estou na dúvida. Gostaria de dividir 10k entre eles, e posteriormente ir fazendo aportes.

Tenho muito a aprender ainda, mas acho que começando a investir fica mais fácil, então queria dar esse primeiro passo que acho que é o mais difícil.

Obrigado desde ja e agradeço novamente pela ajuda.

2 curtidas

São 4 excelentes fundos. Ao meu ver a carteira com estes 4 FIIs ficaria bem equilibrada.

3 curtidas

Cadu, nessa faixa de R$140, o que vc acha do Aefi11?

Ele possui contrato com a Kroton (que tem uma boa saude financeira) ate 2026, pagando hoje R$1,22 por cota (0,87%am) reajustado pelo IPCA.

O patrimonio do fundo é
1 terreno em campinas avaliado em R$ 48,665,051
1 terreno em cuiaba avalia do em R$ 19,767,000
LTF R$ 39,556,832
Fundo renda fica 2,043,562

O que dá um valor patrimonial de 146 ou 147 reais.

Os 2 terrenos estão em negociação com a kroton para uma permuta por imoveis que ja são da kroton

2 curtidas

Cadu,

Após o fim da RMG do Figs, a distribuição deve ficar por volta dos R$0,38?

1 curtida

Sim, o risco é esta negociação. O lado bom é que a gestão do fundo se encontra com a Rio Bravo, que tem um ótimo histórico. É um FII que tenho na carteira, em uma posição menor, e neste patamar tendo a aumentar posição.

3 curtidas

Isso, o que vai em linha com a média do setor.
Além disso o fundo tem um potencial de crescimento maior, pois ainda tem uma inadimplência elevada.

2 curtidas

Cadu andei dando uma estuda no FLMA pra ir comprando com as sobras dos investimentos mensais, pois seu valor é baixo. E tipo aquela pequena quantia que sobra na corretora e não da pra comprar fiis ou ações e acaba ficando parado na corretora. O que você acha?

1 curtida

Não acompanho o fundo, pois ainda não acho a relação risco x retorno dele atrativa.
No setor de hotéis, pensando em uma valorização mais de LP, eu pensaria hoje em HTMX.

2 curtidas

Mais criticas sobre a forma de atuação da CVM, algo que fiz logo no primeiro dia após bloqueio na negociação do MFII11:

Bom dia,
@cadu, há algum fato novo sobre AEFI11?
O valor da cota tem caído muito nos últimos dias, sei que é renda variável e que o valor dos fundos de tijolo tem recuado.Vc não acha que ele virou oportunidade por já esta entregando DY próximo de 0,95% am e ter um contrato tão longo ainda pela frente ?

3 curtidas

Não achei nenhuma nova informação. Provavelmente é algum investidor com uma posição grande se desfazendo.

3 curtidas