Fundos Imobiliários

Que tal FIGS11 Cadu?

1 curtida

Bem lembrado, esqueci dele. É um excelente fundo sim, a renda real já está bem próxima da média do setor, porém ele ainda tem um periodo de RMG, e tem potencial de crescimento. Vou editar a mensagem. :+1:

1 curtida

Valeu Cadu/Malard,

esse figs11 paga bem mesmo heim!!!
Mas é por conta da RMG, né…
A vantagem em relação à VISC11 é a localização deste que é majoritariamente no RJ.
Já XPML11 tem a BTG como gestora, já me irritou muito em JRDM11, tá bom já.

2 curtidas

Legal, Cadu.

Em termos de fundos de Tijolos, fora Shoppings, quais de outras categorias vc destaca?

Minha carteira de fundos está no inicio ALZR11, FFCI11 e GGRC11…quero ter uns 6 a 8 pelo menos.

2 curtidas

FIIs de tijolos a bons preços está difícil.
Tem alguns que compraria hoje: JSRE11 (que é híbrido), HGRE11, HGLG11 e SAAG11.

2 curtidas

Cadu, mesmo SAAG11 e HGLG11 com VM/PL a 153% e 137% pode-se dizer que estão com bons preços?

1 curtida

Então, dado as circunstancias atuais, diria que sim. Minha preferência, desde o começo do ano, segue sendo por FIIs de papel. As últimas boas oportunidades (com atrativa relação risco x retorno) em FIIs de tijolos que divulguei aqui foram HTMX e XPCM, mas ambos já subiram muito desde então (HTMX já até liquidei). Neste segmento agora não temos mais bons fundos a bons preços. Ou vc aceita correr um risco maior p/ comprar um fundo mais barato, ou aceita pagar um preço razoável por um fundo bom. Neste segundo quesito que entram SAAG e HGLG. Cabe ressaltar ainda que VM/PL nos fundos de tijolos não tem tanto peso assim na escolha quanto tem nos FIIs de papel. Aqui vale mais a qualidade dos imóveis, tipos de contratos, localização, …

4 curtidas

Já tenho CPTS11B, OUJP11 e FIIP11B, todos na mesma proporção, e esse mës pretendo aumentar posição e a diversificação em FIIs. Segue os títulos e pesos finais depois desse próximo aporte:

  • CPTS11B - 14,0% (Recebíveis)
  • FEXC11 - 10,8% (Recebíveis)
  • HGCR11 - 7,7% (Recebíveis)
  • KNIP11 - 7,7% (Recebíveis)
  • OUJP11 - 11,2% (Recebíveis)
  • SAAG11 - 6,9% (Agências)
  • AEFI11 - 7,6% (Educacional)
  • FIIP11B - 11,6% (Ativos Logísticos)
  • SDIL11 - 3,7% (Ativos Logísticos)
  • XPCM11 - 7,0% (Lajes Corporativas)
  • FIGS11 - 11,8% (Shoppings)

Daí algumas dúvidas:

Sugerem alguma mudança de título ou de peso visando uma carteira de dividendos para LP?

Vale a estratégia de comprar um pouco por mês para talvez conseguir um PM mais baixo? AEFI11 por exemplo, tenho a impressão de que além de bem esticado, esse título não vai mais parar de subir.

1 curtida

Sua carteira está muito boa.
A única observação que faria seria p/ pensar em trocar KNIP, que ao meu ver já está bem esticada, por JSRE ou HGRE. São dois ativos com maior potencial de valorização frente a KNIP.
AEFI eu deixaria em manutenção na carteira. Nos preços atuais eu não aumentaria posição.

2 curtidas

Boa, vou seguir por esse caminho. Quanto a AEFI eu ainda não tenho, ainda vale a compra sem pensar em novos aportes para o futuro? Quanto a estratégia, vale jogar 100% do que pretendo investir de uma só vez - pois a tendência é que, na média, os preços vão apenas subir - ou ainda é melhor distribuir em uns 4 ou 6 aportes ao longo dos próximos meses?

1 curtida

No LP os preços tendem a subir sim. Mas no CP eles flutuam bastante. O que eu geralmente faço é dividir as compras em 3, ou seja, começo comprando 1/3 da posição que estipulei no ativo, e vou monitorando os preços p/ ver se compro outros 1/3 em uma eventual queda, e assim seguidamente. O risco disso é o ativo disparar e vc só ficar com 1/3 da posição estipulada, de vez em quando acontece, e tem de estar ciente disso.

AEFI nos preços atuais a margem de segurança já está bem menor. É um FII que eu ainda não penso em venda, mas tb nos preços atuais não pensaria em compra.

1 curtida

Estar atrelado a inflação se refere ao preço ou a rentabilidade do fundo?

1 curtida

Retificando…

não 1,083 e sim 0,666.

Mas, tá bom…

https://fnet.bmfbovespa.com.br/fnet/publico/visualizarDocumento?id=24800

2 curtidas

Nossa, que confusão. Eu vi este documento aqui:
https://fnet.bmfbovespa.com.br/fnet/publico/exibirDocumento?id=24569

com valor de 1,083…

1 curtida

agora vcs me confundiram, qual vai ser a distribuicao do fundo? no clube fii tbm ta esse de 1,08 por cota

1 curtida

Eu não sei qual documento é mais atual e correto. Considerando o histórico recente do fundo, 0,666 faz mais sentido (próximo dos 0,70 que vinha pagando)… mas eu realmente não sei qual das fontes está correta. Os dois documentos datam do dia 29/03/2018…

1 curtida

A rentabilidade. Os CRIs geralmente possuem uma rentabilidade fixa de X + algum indicador inflacionário. Alguns FIIs de papel estão mais expostos ao CDI, outros ao IPCA, e outros ao IGPM.

A última reapresentação foi esta:

"03/04/2018 11:18 FII OURI JPP (OUJP) Aviso aos Cotistas - 29/03/2018 ®(N)

Alteracao do valor do provento por cota de R$ 1,0833333333 para R$ 0,666666666666667.
_ _
Nota: Desde 02/04/2018, cotas ex-rendimento."

Resta esperar sair o relatório do mês p/ saber o pq desta grande diferença.

1 curtida

Comecei a investir em ações recentemente e esse tópico me despertou o interesse em diversificar minha carteira também com FIIs a partir do mês que vem (provavelmente entre 10 e 20%). Comecei inclusive a ler um livro do Bacci sobre o assunto.

Li nos comentários de que atualmente há uma oportunidade melhor de se investir em FIIs de papel, com a expectativa de valorização futura por meio da alta da SELIC, e também que nesse tipo de FII um bom indicador é um P/VPA igual ou menor que 1.

O que me deixou um pouco confuso, no entanto, é que o OUJP tem sido talvez o FII de papel mais citado recentemente, sendo que ele tem um P/VPA de 1,02 no momento, enquanto outros FIIs da mesma categoria como o CPTS11B (P/VPA de 0,99) são menos citados. Há algum outro fator sendo considerado aqui? Essa diferença de 1,02 para 0,99 é insignificante? Ou isso está relacionado com a composição/riscos dos recebíveis?

Aproveito também para perguntar onde vocês obtém informações mais detalhadas dos FIIs (vacância/inadimplencia, por exemplo). Ao contrário das ações, tive mais dificuldade para encontrar informações detalhadas. Do OUJP, por exemplo, a melhor fonte de informações que encontrei foi o próprio site do fundo.

1 curtida

CPTS11 é minha maior posição disparada na carteira, por achar ele o FII mais atrativo hoje. Em seguida viria o OUJP.

OUJP teve uma maior discussão recentemente por conta de um erro deles, onde divulgaram uma distribuição muito elevada, mas depois de alguns dias emitiram uma nota avisando que o valor estava errado, que era bem menor que aquilo.

Esta diferença de 1,02 p/ 0,99 não chega a ser tão significante assim, mas de fato mostra que, em termos gerais, o CTPS estaria mais barato com base no PL do fundo frente ao OUJP.

As melhores fontes p/ vc iniciar o estudo seriam esta planilha que montei: Guia de FIIs - PenseRico - Planilhas Google , e os relatórios mensais dos fundos (por sinal, o relatório do CPTS, assim como do OUJP, são muito bons). No caso dos FIIs de papel é interessante ver os principais recebíveis dos fundos, seus riscos, e ao que estão atrelados.

3 curtidas