GRND3 - Grendene

Vai ser possível comprar GRND3 a 9,00 novamente em breve! rs

FATO RELEVANTE

A GRENDENE S.A. (“Companhia”) (GRND3), em atendimento à Instrução CVM nº 358/02, e alterações, informa aos seus acionistas e ao mercado em geral que o seu Conselho de Administração, em reunião realizada nesta data, deliberou submeter à Assembleia Geral Extraordinária da Companhia, que será convocada para o dia 23 de abril de 2018, proposta de desdobramento da totalidade das 300.720.000 (trezentos milhões, setecentos e vinte mil) ações ordinárias de emissão da Companhia, na proporção de 1 (uma) ação ordinária para 3 (três) ações da mesma espécie, sem modificação do valor do capital social, nos termos do art. 12, da Lei nº 6.404/76, que permanecerá sendo de R$1.231.301.604,46 (um bilhão, duzentos e trinta e um milhões, trezentos e um mil, seiscentos e quatro reais e quarenta e seis centavos), porém passará a ser dividido em 902.160.000 (novecentos e dois milhões, cento e sessenta mil) ações ordinárias, nominativas, escriturais e sem valor nominal.

Em decorrência do desdobramento das ações da Companhia, caso aprovado pela Assembleia Geral Extraordinária, será alterada a redação dos arts. 5º e 6º, do Estatuto Social da Companhia, para refletir a nova quantidade de ações ordinárias representativas de seu capital social.

A realização da operação de desdobramento das ações ordinárias de emissão da Companhia tem como principais objetivos: (a) aumentar a liquidez das ações; e (b) conferir melhor patamar para a cotação das ações de emissão da Companhia a fim de torná-las mais acessível aos pequenos investidores.

A Companhia manterá seus acionistas e o mercado em geral devidamente informados sobre a proposta de desdobramento de ações, bem como a data na qual as ações passarão a ser negociadas desagrupadas.

3 curtidas

Apesar de ser 6 por meia dúzia, isso vai ajudar a ação a fluir mais (ou ser alvo de mais especulação, o que não é necessariamente ruim quando se quer comprar barato).
Eu gostei.

1 curtida

Esse tipo de operação costuma impulsionar muito uma ação pra cima. e é sinal de quando uma empresa está indo bem. o contrário do agrupamento.

2 curtidas

Aguardando a informação do prazo.
Tirei minha posição dela seguindo relatório Express, mas ainda não comprei por ela estar num ponto muito alto. Estava esperando algo em torno de 28,00 já que não acredito que voltará aos 26,00 a curto prazo.

1 curtida

Este é um bom pto p/ debate @smartzig

Eu acho a Grendene uma das melhores empresas do país, em termos de gestão e eficiência, e já digo isso há anos. É uma empresa que já tive muito tempo na carteira, e me deu um retorno muito elevado. Mas tudo é questão de preço e momento.

Calculando o preço alvo, pelo PSBe temos um preço alvo de 45,46, com potencial de valorização de 53%. Já pelo FCD, estimando um crescimento do lucro anual de 10%, com taxa de desconto tb de 10%, temos um preço alvo de 43,37, com potencial de valorização de 46%.

Logo, fica nítido que não é uma empresa que esteja cara, mas tb não está barata. Diria que está em um preço razoável, pois ainda tem algum potencial de valorização, embora não seja muito elevado. E este gráfico abaixo da nossa plataforma mostra bem isso:

grnd_pr

Quando olhamos a linha do LPA, fica claro a evolução do lucro da empresa. Por outro lado, olhando o gráfico do valor de mercado, percebemos o quanto a cotação tb subiu, especialmente a partir do 1T 17. E no cruzamento deste dois indicadores, a linha do P/L, percebemos que está próximo da sua alta histórica, ali em torno de 14. Ou seja, o lucro cresceu bastante, mas a cotação subiu em um ritmo mais elevado, o que fez o P/L chegar próximo desta alta histórica.

Indo além, minha ideia de retirar GRND há alguns meses atrás da carteira tb pesou pelo fato da confirmação do viés de alta do IBOV. Grendene é uma empresa com um carácter de menor volatilidade, pois tem uma situação financeira formidável, possui uma parcela de sua receita em exportação, e tem um bom market share. Isso tudo fazem dela uma empresa de menor risco de investimento, especialmente em períodos de turbulência econômica. Porém em períodos de forte alta do IBOV, empresas com um perfil mais “agressivo” tendem a se performar melhor. Isso fica claro quando vemos o gráfico comparativo abaixo de GRND x IBOV nos últimos meses. O IBOV teve uma alta superior a 3x de GRND:

Mas quando olhamos o gráfico no LP, percebemos como GRND teve um rendimento muito superior que o IBOV, mais de 2x:

E mais um pto que surge como desfavorável a GRND neste momento, é ter um caixa gigantesco aplicado a maior parte em renda fixa, com a taxa selic em queda. Isto em períodos de crise deram um bom suporte p/ o lucro liquido continuar elevado, mas agora em períodos de melhora econômica e diminuição da rentabilidade na RF, a receita financeira vem ficando cada vez menor. A dúvida da empresa agora deve ser entre tentar achar um investimento atrativo que gere um ROE superior, ou manter o caixa elevado esperando uma próxima crise chegar p/ manter a lucratividade?

Com isso, continuo achando a GRND uma das melhores empresas do país, e ainda vejo espaço p/ ela continuar sua trajetória de alta no LP. Porém tem outros ativos mais atrativos no momento, dado o forte viés de alta que o IBOV se encontra.

1 curtida

Meu deus! Que aula! Parabéns como sempre.
É, eu tenho poucas ações que acompanho e arrisco palpites, a GRND é uma delas, não estou muito longe em pensar que um bom preço de compra hoje está entre 26 e 28, correto?
Fortaleci muito a minha posição na taee11, nesse período de altas. Agora estou esperando bons momentos de entradas da GRND e BBSE3.

1 curtida

Exato @smartzig, especialmente próximo de 26,00.

Muito boa explicação CADU!!!
Eu tenho esse ativo desde fev/2013, nunca vendi e fiz ao longo do tempo 4 compras.
Esse ativo é um lugar que sinto seguro pra manter parte do meu capital.
Mesmo que aconteça o que vc disse, não me sentiria confortável em vender para alocar em outro ativo.
Enquanto isso vou recebendo uns dividendos, né.

Ps.: a GRND3 poderia fazer como UNIP e EZTC com fortuna que tem em caixa, ou seja, pagar um gordo DY extraordinário.

3 curtidas

Não vou saber de cabeça agora te falar, mas a Grendene não pode fazer isso, por conta de beneficios fiscais, ela precisa manter esse dinheiro em caixa ao invés de fazer um super Yied extraordinário

1 curtida

A empresa não distribui a parte do lucro que foi proveniente dos benefícios fiscais.
O payout é um posicionamento estratégico da empresa feito em 2014, onde ela optou por destinar uma parte do lucro p/ Reservas legais, e o restante do saldo distribuir p/ os acionistas.

1 curtida

Perfeito @cadu, eu me equivoquei nas palavras, não é que a empresa não pode distribuir, é que ela ainda tem duvidas sobre a legalidade de distribuir ou não, conforme a materia no link abaixo:
http://www.valor.com.br/valor-investe/o-estrategista/2901244/caixa-elevado-nao-garante-alta-das-acoes

1 curtida

Comprei a 25,91. Se chegar a 30 eu vendo e procuro uma oportunidade do momento rsrs.

2 curtidas

Papel teve uma queda legal nos últimos dias.

Diante de tudo o que o Cadu colocou acima, talvez esteja abrindo uma nova oportunidade de entrar nesse case.

Problema da empresa agora vai ser o que fazer com todo o dinheiro em caixa aplicado nessa renda fixa baixinha…

1 curtida

Boa tarde, Cadu! Estou comprado em Grnd3 com pm em 29. Hoje caiu chegando a 26.XX. O que acha? Seria interessante comprar mais pra diminuir pm? Tá em um bom preço?
Muito obrigado!

1 curtida

Performance da Grendene frente as concorrentes do setor…

comparativo-grendene

4 curtidas

Eu esperaria para ver se bate no suporte dos 26,00. Ali sim tem um bom pto de compra.

2 curtidas

Obrigado, Cadu!
Estou pensando em comprar também Mplu3 e Krot3. Em FII talvez aumentar posição em VRTA11, BRCI11 ou GGRC11.
Valeu! :+1::+1::+1:

1 curtida

Todas que citou estão em um bom pto p/ compra, só GGRC que eu não compraria neste patamar atual.
E se refere a BCRI, certo?

1 curtida

SIM, é BCRI!
Obrigado pela ajuda, Cadu! :+1::+1::clap::clap:

1 curtida
2 curtidas