Índice Penserico - Express

Pessoal, esse tópico foi criado para assunto relacionados à área PenseRico Express ©. Onde reúne conteúdo semanal sobre nossa carteira de investimentos administrada pelo nosso analista chefe @Cadu.

Esse índice é baseada exatamente na composição da nossa carteira investimentos, ou seja, por lá você terá a oportunidade de saber onde e quais empresas estamos investindo. Segue a rentabilidade Março / 2017. Saiba mais - express.penserico.com

af

4 curtidas

Boa noite!!

Gostaria de fazer uma sugestão para o índice. Acredito que seja interessante adicionar ao relatório algo como um valor máximo recomendado para compra, por exemplo, a ação BBSE3 é interessante para a compra até R$30,00, acima deste valor é interessante investir em outras ações do índice ou esperar a ação voltar ao valor recomendado.

Parabéns pelo trabalho,

Sucesso.

1 curtida

Boa noite!

@Cadu, tenho uma dúvida sobre a presença desta ação nos índices. Ela está muito bem pontuada no índice CAFI, porém ela foi retirada do índice PenseRico. Acompanho os dois e baseio a minha carteira em uma mescla dos dois.
Existe alguma razão para remover ela do índice? A remoção dela me orienta a vender a participação que eu tenho ou de apenas não comprar mais?

Muito Obrigado.

ola @smartzig
qual a ação vc se refere?

Desculpe @Cadu, a ação é a PRBC4 - Paraná Banco.
(Estava escrevendo no tópico da própria ação mas decidi colocar aqui para não afetar a discussão no outro tópico.)

Ah sim. Então, eu tenho ainda PRBC4 na carteira, e não pretendo vender tão cedo, pelo menos não abaixo de uns 14. A questão é que pensando nos próximos meses, ou seja, no curto prazo, não vejo muito potencial de valorização para a empresa. Ainda nem sequer marcaram a votação p/ o valor do preço ofertado p/ fechar o capital, e creio que isso ainda vai se arrastar por um tempo. O mais provável é recusarem a oferta, os controladores fazerem outra com um preço mais elevado, e aí sim, dependendo do valor, aceitarem.

Então no longo prazo sigo muito tranquilo com ela em carteira, pois aos preços atuais o risco é muito baixo. Mas no curto prazo não vejo potencial alto de valorização p/ ela, por isso fiz a troca no indice da Pense Rico, colocando outros dois bancos no lugar, os quais vejo este maior potencial no CP. E retirei MULT3 tb pois ela subiu 10% no mês passado, foi uma alta muito forte em um periodo muito curto de prazo.

Entendi, muito obrigado!

Eu ainda estou tentando aproveitar os melhores momentos de compra das ações índice. Na verdade só tive perda com uma, a BBSE3, que comprei quando ela estava ~30. Ai a curto prazo ela puxa os ganhos pra baixo. Mas de resto é só alegria, muito bom o índice. Parabéns aos envolvidos.

Abraço.

1 curtida

Para um iniciante, qual seria melhor : este índice ou a Cafi?

1 curtida

Acho que não existe uma resposta p/ esta pergunta. Ambos são bons p/ qualquer tipo de investidor de longo prazo, desde iniciantes a avançados. A vantagem do índice da PenseRico é ter também Fundos Imobiliários na sua composição, o que lhe garante uma menor volatilidade nos resultados.

Bom dia. Gostaria de saber como é calculada a rentabilidade acumulada do índice, pois verifiquei que não é pela soma da rentabilidade em cada mês. E também gostaria de saber se existe alguma planilha ou arquivo onde conste a composição da carteira em cada mês desde que foi criada. Obrigado e parabéns pelo site!

2 curtidas

Bom dia @darvin, obrigado pelo elogio!

O calcula da rentabilidade de investimentos é feito levando em conta juros compostos. Se vc só efetuar a soma das rentabilidades mensais vc anula este efeito, distorcendo o resultado.

Exemplo: investimento incicial de 100,00
mês 1: 1%
mês 2: 1%
mês 3: 1%

Se vc só somar as rentabilidades, vc teria 3% nestes três meses. Logo, 3% sobre 100,00, dariam 103,00. Este seria o seu capital final neste caso. Acontece que nos meses seguintes, aquele 1% de rentabilidade não incide mais sobre o capital inicial, mas sim sobre o 100,00 + 1% mês anterior. Por isso se só somar os valores da rentabilidade mensal vc distorce o resultado. A conta correta seria:

Exemplo: 100,00
mês 1: 1% - 101,00
mês 2: 1% - 101,00 +1% = 102,01
mês 3: 1% - 102,01 +1% = 103,03

Note que deu uma diferença no valor final (só de 3 centavos, mas isso pq usei no exemplo um valor muito baixo p/ exemplificar). Note que a rentabilidade final neste periodo foi de 3,03%, diferente da soma dos valores mensais.

Não temos ainda tal planilha. o que existe são os relatórios mensais históricos, em cada um deles vc encontra a composição do índice respectivamente daquele mês.

Oi, Cadu. Obrigado pela resposta rápida. Sim, entendi, tenho que usar os juros compostos. Mas ainda assim parece haver pequenas diferenças. Por exemplo, o mês de dezembro 2017 fechou com rentabilidade acumulada de 424,59%. O mês de janeiro/2018 teve rentabilidade de 5,75%. Então, para se calcular a rentabilidade acumulada até fim de janeiro/2018 teríamos que fazer o seguinte cálculo 424,59% * (1 + 5,75%) = 449,00%. Mas a rentabilidade divulgada na tabela é de 454,75%. Saberia me dizer onde estou errando nos cálculos? E também gostaria de saber onde os dividendos entram nos cálculos.

2 curtidas

Estranho mesmo, mais tarde quando chegar em casa vou examinar este dado na planilha e dou um retorno.

Os dividendos não entram no calculo. Achei mais justo adotar o mesmo calculo p/ proventos que os indices como IBOV e SMALL fazem, somente ajustando o preço da cotação, p/ o provento não influenciar na rentabilidade. Foi o mesmo molde que adotei p/ o calculo da CAFI, que já tem a planilha disponível no primeiro post do tópico desta.

Ok, obrigado. Vou aguardar a sua resposta, pois estou estudando as rentabilidades para decidir onde e quanto aplicar.

1 curtida

O calculo do indice está correto, é aquele valor de 454,75% mesmo.
Isso pq estamos usando o sistema de cotas. Então a conta seria esta:

Rentab acumulada em cotas: 424,59 + 100 = 524,59
Rentab mês: 5,75%
Rentab acumulada em cotas: 524,59 + (524,59 * 5,75%) = 554,75
Rentab acumulada em percentual: 554,75 - 100 = 454,75

De uma olhada na planilha da CAFI, na aba “Rent pós 2013”, coluna M. É o mesmo sistema de cotas que montei p/ o índice da PR.

Sim, o índice está correto. Na verdade me dei conta de que para multiplicar juros sobre juros devemos sempre somar 1 aos dois coeficientes de juros e ao final subtrair 1. Assim, o cálculo correto é ( 1 + 424,59% ) * ( 1 + 5,75% ) - 1 = 454,75%. Simples matemática. Obrigado.

2 curtidas

Boa tarde. Estou lendo os últimos relatórios do Top Picks Pense Rico e estou estranhando que o papel FEXC11 aparece na primeira tabela dos relatórios mas não aparece na segunda. Por exemplo, no relatório de 29/12/2017, na tabela da página 3, aparece o papel FEXC11 em ambas as colunas, ou seja, índice anterior e índice atual. Contudo, na página 5, na tabela do resultado mensal do índice PR, ela não aparece. Para mim é um equívoco, uma vez que todos os papéis que estão relacionados na tabela da página 4 (coluna índice anterior) são os que compõem o resultado mensal do índice PR. O mesmo erro ocorre nos relatórios de janeiro e fevereiro de 2018.
Aliás, eu estranhei o fato do papel FEXC11 constar do top picks atual e não constar das FIIs indicadas. Eu comprei FEXC11 baseado no top picks ontem, mas agora estranhei que não está na relação mais abrangente das FIIs. Pode me confirmar se este papel está no top picks de 28/02/2018 mesmo? Abraço,

1 curtida

Continuando o texto acima, parece-me que em novembro vocês tiraram a SDIL11 e colocaram a FEXC11 conforme relatório das top picks daquele mês, mas por alguma razão nas indicações da carteira de FIIs continuou com SDIL11, ficando a FEXC11 apenas na top picks. E nos relatórios das top picks continuaram a registrar a SDIL11, embora ela tenha saído em novembro. Pode me confirmar?

1 curtida

Verdade @darvin, tem um erro na digitação do relatório.
A carteira top picks está correta, é FEXC11 que está na carteira, e que está sendo computada a rentabilidade.

O erro está somente na página do relatório na parte do Resultado mensal, onde está SDIL11 era p/ constar FEXC11. Tanto que a rentabilidade está sendo computada de FEXC11 mesmo. No mês que SDIL saiu e entrou FEXC papei mosca e esqueci de trocar os tickers no relatório, mas na minha planilha onde controle os dados, e na tabela de top picks do Express, estão corretos.

Obrigado pela correção. Qualquer coisa a mais que achar me avise por favor.
Abs Cadu

Obrigado, Cadu. Mas na carteira de índice FII de 28/02 está a SDIL11 no lugar da FEXC11. Está correto? A carteira top picks contém apenas papéis das carteiras de ações e FII, ou não necessariamente?

1 curtida