Iniciantes

Pretendo trocar WEGE3 por EZTC3 ou IRBR3
MPLU3 por KROT3 ou IRBR3
Que acha.

1 curtida

Boa troca de WEGE, mas MPLU eu não venderia agora.
Destas, KROT3 está no melhor pto p/ compra.

1 curtida

É verdade os fundamentos da MPLU são legais e realmente vale apena permanecer com ela.
Agradecido.

1 curtida

Ola Cadu, bom dia fiz umas compras hoje, comprei KROT3 e EZTC3.
KROT3 13,80 e EZTC 22,80 a KROT3 como você falou estava no realmente no ponto, quanto EZTC tenho duvidas.

2 curtidas

Boa noite pessoal!

Primeiramente gostaria de agradecer aos mentores da Pense Rico e todo mundo que contribui para o conhecimento e educação financeira de todos aqueles que buscam ser melhores como pessoas.

Sou novato e quero começar na bolsa!

Estou estudando bastante mas no começo tudo é complicado!

Fiz um curso sobre Análise fundamentalista em 2016 mas fiquei sem grana pra investir e acabei não seguindo nos investimentos e esqueci bastante coisa do conteúdo.

Um mesmo colega de trabalho que me apresentou o curso na época começou e poucas semanas trocando ideia com ele, ele me disse que está seguindo a filosofia Bastter (que não conhecia e já percebi por pesquisas que há quem ame a há quem odeie rsrsrs)

Segundo ele essa filosofia segue os aspectos da Análise fundamentalista porém é mais simples pq é voltada para o longo prazo e principalmente pro investidor iniciante (ou amador).

Resumindo bem o que consegui pegar dele a análise de boas empresas se “resume” a:

  • Lucros consistentes (Crescentes, na medida do possível)
  • Dívida controlada
  • Div/ebtida < 3
  • Fcl capex positivo
  • Capex menor que o fco (e de preferência sendo um pequeno percentual do fco)
  • Liquidez da ação
  • Free float > 25%
  • Boa gestão e governança

Bom pro leigo que está começando é um bom caminho para montar uma carteira e começar a investir?

Desde já agradeço demais a todos!

4 curtidas

Ola @hiuston

O Bastter é um pessoa controversa. Ele é um cara muito limitado e intransigente. Se vc escrever algo no forum dele que não vá ao encontro do que ele pensa, ele será até grosseiro com vc. E a visão dele de investimentos se resume a meia dúzia de itens, e não aceita quase nada diferente daquilo.

Porém, p/ quem está iniciando, eu acho que os conceitos básicos de AF que ele apresenta são válidos sim. Este resumo que vc colocou é simplista mas é eficiente. Some a isso que aqui na PenseRico, a nossa plataforma já exibe as empresas em ranking de atratividade, com base em valor, o que já facilita muito a vida do investidor.

Resumindo, fazendo uma analogia, imagina um jogo de video game de RPG, onde vc tem 10 fases p/ terminar o game. Na primeira fase vc enfrenta um chefão, e aprende o básico sobre os movimentos do game. O Bastter seria isso, a primeira fase do jogo. Porém vc não vai ficar o resto do jogo voltando sempre para a primeira fase e se limitando a esta. Minha dica seria p/ vc aprender estes conceitos básicos, e depois de dominá-los, avançar nos estudos de AF.

6 curtidas

Olá @cadu

Primeiramente obrigado pela resposta fico muito feliz!

Estava relendo todo o fórum desde que foi criado e senti a maior confiança!

Estão de parabéns!

Entendi sua visão sobre a Bastter e sua filosofia e com certeza a ideia é sempre evoluir.

Confesso que não assinei e essas informações peguei com um amigo que é assinante e que ainda não conhecia a PenseRico até eu apresentá-lo semana passada. rsrsrs

A analogia foi perfeita e pretendo estudar mais e dar o start nesse “game” tão logo.

Só pra ficar mais claro pra mim, eu posso “trocar” essa análise que citei pelo ranking de atividade que vc apresentou?

Mais uma vez obrigado e parabéns pelo trabalho! (Já estou divulgando aos 4 ventos rsrsrs)

2 curtidas

Na verdade vc pode unir as duas. Use o nosso ranking para uma pré filtragem de ações. Depois de selecionar as ações com base no ranking, pode usar estas colocações do Bastter para a escolha das ações dentre as selecionadas.

3 curtidas

Ola Cadu boa tarde, dando uma olhada nas cotações a troca da B3SA3 pela KROT3 parece esta em unha bela hora, que acha…
Quanto a FLRY3 é melhor dar uma esperada, parece esta em tendência de baixa

1 curtida

Concordo com suas colocações. :+1:

1 curtida

Cadu desde que iniciei meus investimentos em ações tenho só comprado e vender somente agora com a PenseRico que me encorajei com os seus ensinamentos a fazer a equalização da carteira, a minha duvida quanto a venda de uma ação é relacionada aos impostos; Exemplo quando vendo B3SA e compro KROT no mesmo dia é definido como Day Trade e tem incidência de impostos sendo abaixo de vinte mil ou só se define quando eu vendo e compro a mesma ação no mesmo dia.
Eu não sei se você entendeu o que eu quero dizer com essa minha duvida.

1 curtida

Só se for compra e venda da mesma ação, no mesmo dia, que é DT.
Neste caso de venda de ação X e compra de ação Y, ou vice versa, p/ fins de IR não seria DT.

1 curtida

Valeu Cadu tirou a minha duvida, esse detalhe me preocupava.
Eu também estou administrando a carteira da minha filha e estou realocando as ações conforme a da CAFI, fiz hoje a troca da B3SA pela KROT a carteira dela ficou assim;
ABCB4
BBSE3
CSMG3
EGIE3
GRND3
ITSA4
KROT3
MPLU3
PSSA3
TAEE11
TIET11
WEGE3

FIIs
BCFF11
MFII11

Estou querendo me desfazer da WEGE3 por FLRY3 ou outra, mas me parece não esta em momento de venda o ideal seria esperar uma subida…

1 curtida

A carteira está muito boa.
Se quiser manter a pegada de crescimento de WEGE, mas com um potencial de valor superior, uma outra boa opção seria UGPA3. Em torno de 70 está um bom preço.

1 curtida

Boa Cadu é uma ótima empresa, no 70 hoje não deu, deixar pra próxima.

1 curtida

Quando a empresa da a opção de reinvestir dividendos na empresa, qual o custo de aquisição? Seria o valor patrimonial da ação?
Obrigado

1 curtida

Concordo quanto aos últimos posts. Ugpa e flry estão interessantes pra compra. Mas Krot chega a parecer pegadinha kkkkk

1 curtida

Seria o valor de mercado mesmo. Poucas empresas tem esta opção, e a forma como é executada pode variar. Teria de ler o prospecto de cada uma, mas de forma geral, no dia do pagamento dos dividendos, se vc estiver inscrito no programa de reinvestimento, a empresa capta este valor e tem um prazo de 2/3 dias úteis p/ fazer as compras a mercado de mais ações da mesma empresa. Depois disso a empresa divulga o preço médio de compras, p/ fins de IR.

1 curtida

Ola Cadu to querendo dar mais uma podada na minha carteira, tenho TAEE ENBR e TIET estou querendo ficar somente com uma ou duas elétrica pro LP, qual delas seria a ideal ou uma sugestão melhor…

2 curtidas

Em ordem de atratividade com base em valor: TAEE > ENBR > TIET
Se fosse p/ manter uma, sem dúvida manteria TAEE.
Se fosse p/ tirar somente uma, sem dúvida TIET.

3 curtidas