Iniciantes

Essa rentabilidade negativa da Cafi leva em consideração somente o preço de mercado ou também os dividendos?

1 curtida

A rentabilidade da CAFI é feita igual a dos índices, ou seja, ela não leva em conta os proventos pagos. Quando uma empresa paga um provento a cotação é ajustada, e a rentabilidade também, de forma que os proventos não influenciem na rentabilidade. Igual o IBOV faz.

Ex: Uma empresa X cotada a 11,00 no começo do mês, pagou 1,00 de dividendos. A cotação foi ajustada p/ 10,00. Vamos supor que ela fechou a 10,00, logo a rentabilidade dela no mês foi de 0%.

1 curtida

Saberia me dizer qual a rentabilidade da Cafi considerando os dividendos? sem contar o preço.

1 curtida

Os dividendos em si não fazem diferença, pois são ajustados pelo preço da ação. O que faz uma baita diferença na rentabilidade é a reaplicação dos dividendos, ou seja, vc recebe este valor, e compra mais ações. Isso no LP dá uma bela turbinada na rentabilidade.

1 curtida

onde consigo a planilha da carteira

1 curtida

No final primeiro post do topico da CAFI tem o link p/ download da planilha:

2 curtidas

obrigado amigo. sucesso.

1 curtida

Boa noite. O forúm é muito bom, estou aprendendo bastante com a plataforma e com os tutoriais do blog. Eu investi em renda fixa pré-fixada aproveitando a alta dos juros e hoje consegui economizar um dinheiro que acredito ser suficiente para entrar na renda variável. Eu estou planejando adquirir ações do índice PenseRico e do CAFI, mas me surgiram algumas dúvidas:

Considere que meu perfil de investimento é pra longo prazo (mínimo 10 anos)

  1. Qual a opinião de vocês sobre comprar ações fracionárias? É melhor comprar 5 ações (um lote padrão de cada) ou dividir o mesmo valor entre 8 ações (todas fracionárias)?

  2. Ainda no quesito fracionárias, é melhor fazer aportes mensais de 500 reais em uma ação ou esperar juntar o mínimo para comprar o lote padrão (100 ações)?

  3. Fii’s não tem taxa de corretagem, nem fracionário, eu deveria esquecer ações por enquanto e colocar tudo em FII?

1 curtida

Ola @juxson, obrigado pelos elogios!

Sobre as dúvidas 1 e 2, se vc opera por uma corretora com corretam baixa, como a Mirae, vc já pode ir diversificando as compras no fracionário mesmo. Se opera com uma corretora com um custo de corretagem maior, aí sim seria melhor esperar juntar um valor p/ o lote padrão, e ir comprando neste.

Sobre a 3, aí depende do seu perfil. Vc tem um objetivo de investir a LP, o que é excelente, mas dentro disso, qual o risco que está disposto a correr? Digo isso pois aqui na plataforma PenseRico existem diversas ações em destaque no ranking de valor. Algumas com maior risco, seja por serem estatais ou por terem uma liquidez baixa (ou as duas coisas). Outras com menor risco, com fluxo de caixa mais previsível e em setores mais tranquilos (como por exemplo as ações selecionadas no indice do Express da PenseRico). E ainda tem dentro disso os FIIs, que possuem uma menor volatilidade frente as ações, o que os conferem um menor risco ainda.

Logo, vc pode mesclar uma carteira de ações + FIIs conforme o seu apetite p/ volatilidade. Qto mais ações na carteira (especialmente ações com foco em crescimento), maior a volatilidade da sua carteira. O oposto vale p/ os FIIs. Então, se vc montar uma carteira só de FIIs, tenha em mente que a carteira tende a apresentar uma menor volatilidade, ou seja, em caso de quedas fortes na Bolsa ela tende a cair menos, e em casos de alta forte na bolsa ela tende a subir menos. Isso de forma alguma é algo negativo, em diversos momentos minha carteira chegou a ficar com mais de 90% em FIIs. Porém, quando o IBOV está em viés de alta, eu tendo a aumentar um pouco mais a participação em ações, e quando inverte p/ queda, deixo o maior percentual em FIIs.

4 curtidas

DÚVIDA: Resolvi começar, mesmo com o mercado esticado para ir testando. E eu me deparei com esse problema aqui, se alguém entender o que aconteceu ou se eu entendi errado, por favor, me explica.
Eu mandei duas ordens de compra, uma de um lote de TAEE11 por 2120 reais, o que era o preço médio no momento e que eu tenho certeza que tinha gente vendendo no livro de ofertas. Pouco tempo depois, outra para JRSE11 com o valor de 99,39 por unidade.
Entretanto, no fim do dia, na minha aba de custódia, apareceu como se eu tivesse comprado pelos preços do fechamento do dia anterior: 21,49 e 99,49 respectivamente.
É assim mesmo que funciona? Não tem como comprar pelo preço que esta no momento? Fiquei confuso com isso. =/
O valor projetado na aba principal da corretora aparece -2617,95, que é 5 x 99,39 + 100 x 21,21, ou seja, os gastos descontados do meu capital estão corretos, mas na custódia aparecem errados.
Por fim, a Modalmais me cobrou 2,915 em cada ordem, mesmo o JSRE11 sendo um fundo. Devo reclamar com eles porque na propagando eles dizem que fundo imobiliário não deveria cobrar taxa de corretagem, só ações. Obrigado

1 curtida

Não conheço a Modal, então não sei dizer a respeito da corretagem que não era p/ ter sido cobrada.
Sobre o seu questionamento, eu acredito que isso seja um modo padrão que a corretora fez p/ te mostrar o lucro no dia das ações que vc tem em custódia. Provável que amanhã no final do pregão isso atualize, com o valor do Preço de Fechamento anterior com os números de hoje, e o valor atual com os números do fechamento de amanhã, te dando o resultado no dia. Ou seja, acredito que não precisa se preocupar quanto a isso.

Lembrando que a corretora não controla o seu preço de compra, e nem o seu preço médio de compra, isso vc tem de anotar em uma planilha do excel.

2 curtidas

Entendi! É só um demonstrativo de referência.
Valeu Cadu, vou começar a montar minha planilha aqui.
Obrigado.

2 curtidas

Ola Cadu bom dia, me tire uma duvida a minha carteira é de longo prazo e perfil previdenciário, tenho a TIET11 a R$ 12,40 não seria vantajoso eu ter a TIET3 a R$ 2,49 no ponto de vista de proventos ?
Obrigado.

2 curtidas

Com as cotações de hoje, não. Isso pq a ambas estão com um P/L e DY praticamente idênticos, mas a 11 tem muito mais liquidez.

2 curtidas

Ola Cadu bom dia, estou querendo adicionar mais um FIIs e estou em duvida entre dois AEFI11 ou FIGS11 eles são bons, mas no longo prazo qual seria o prioritário ?
Agradecimentos.

1 curtida

São fundos com perfis bem diferentes.
O FIGS tem um risco menor, ele ainda está em RMG, mas ano que vem quando acabar, deve pagar um DY um pouco superior a média do setor (0.58% a 0.6%). Isso pq a renda real do fundo já se aproxima disso, mas ele ainda tem algum potencial de crescimento.
Já o AEFI tem o rolo com a obra sobre seus imóveis, e sua dependência com a Kroton. Por conta disso, paga um DY bem superior.
Diria que se a sua carteira já está com a maioria dos FIIs de baixo risco, poderia ter um percentual de AEFI. Se quiser diminuir o risco da carteira, aí iria de FIGS.

2 curtidas

Obrigado Cadu, eu fui de AEFI achei mais vantajoso o custo beneficio, ainda que com um pouco de risco como você falou o rolo dos imóveis, mesmo assim achei melhor.

1 curtida

Eu tenho os dois na carteira rs.

A minha carteira de FIIs ficou agora assim; MFII11, KNRI11, FAED11, BCFF11, BRCR11 e AEFI11

1 curtida

A carteira está boa, bem diversificada.
Se no futuro for pensar em mais algum FII p/ adicionar, pensaria no HGRE, ou no JSRE (se este estiver próximo de 100).

1 curtida