Livros

Tópico voltado para discussão e recomendações de livros sobre o mercado financeiro.

2 curtidas

Bill Gates lista seus 5 livros favoritos de 2016
Dos 50 livros que Gates devora anualmente, estes foram os favoritos de 2016

SÃO PAULO – Conhecidamente, Bill Gates é um leitor ávido. Por ano, ele afirma ler 50 livros, dentre os quais costuma escolher seus favoritos e publicar a lista em seu blog pessoal, o Gates Notes.
Não há restrições para o gosto do bilionário: seus temas em 2016 vão “do esporte tênis aos calçados tênis, de pesquisas genômicas a liderança”. Confira os títulos que geraram insights e prazeres a Gates nos últimos meses:

  1. String Theory: David Foster Wallace

Sem tradução para o português, o livro trata de 5 artigos sobre tênis. “Você não precisa jogar ou mesmo acompanhar tênis para amar esse livro”, escreve Gates.

  1. Shoe Dog: Phil Knight

Escrito por um dos fundadores da Nike, este título fala sobre o caminho para o sucesso e suas facetas menos lembradas, em um mundo “bagunçado, precário e guiado por erros”. Sem tradução.

  1. O Gene: Siddhartha Mukherjee

O autor, médico, pesquisador e professor fala sobre “o passado, presente e futuro da ciência genômica, com foco especial em enormes questões éticas”, descreve Gates. Título original: The Gene.

  1. The Myth of the Strong Leader: Archie Brown

Embora lançado em 2014, Gates acredita que as eleições norte-americanas deste ano trouxeram à tona a relevância deste título. Ele fala sobre liderança política durante mais de 50 anos. “Brown mostra que os líderes que fazem as maiores contribuições para a história e a humanidade geralmente não são aqueles que reconhecemos como ‘bons líderes’”.

  1. The Grid: Gretchen Bakke

Citado na lista como menção honrosa, o livro é, segundo Gates, do gênero “livros sobre coisas mundanas que na verdade são fascinantes”. Ele fala sobre redes elétricas e modernidade, e também não tem tradução para o português.

Livro sobre FII tem esse:

  • “Introdução aos Fundos de Investimento Imobiliário” do André Bacci, pra mim foi o ponto inicial.
    Gostei muito do livro, considero muito útil o trabalho de classificação dos fundos, os exemplos de compra e venda e tem muito mais, bem didático e de fácil compreensão. Trata-se de um material completo para iniciantes em fundos de investimento imobiliário, e é o que livro se propõe a fazer, vale muito sua compra.

  • “O Mercado de Ações em 25 Episódios” do Paulo Portinho. O livro mostra estudos interessantes do mercado de ações. Bom para iniciantes adquirir uma noção sobre as variáveis deste mercado. É possível ainda obter dicas de estratégias a serem adotadas, vislumbrando-se principalmente o longo prazo.

5 curtidas

Pra mim esse livro foi um divisor de águas da maneira como invisto.

O jeito peter lynch de investir

Descrição :
Neste livro, Peter Lynch revela como alcançou o sucesso no mercado de investimentos e se tornou o gestor número 1 de ações nos Estados Unidos. O autor ensina também a diferenciar negócios com boas perspectivas daqueles sem perspectiva alguma, a partir de uma breve análise dos relatórios financeiros, identificando apenas os números que realmente importam.

7 curtidas

Alguem já leu “The Little Book of Big Dividends: A Safe Formula for Guaranteed Returns”? O que achou, vale a pena?

Minhas recomendações são:

Faça Fortuna com Ações antes que seja tarde - Décio Bazin

O Investidor Inteligente - Ben Graham

Investment Valuation - Aswath Damodaran

2 curtidas

Estou lendo “O Investidor Inteligente”. Excelente!!! Recomendo a todos!

7 curtidas

Warrent Buffet e os Balanços - simples e muito bom.

O jeito Peter Linch de investir - ótimo

3 curtidas

Alguém conhece algum livro específico sobre setores da economia? Algum livro que fale, por exemplo, do básico ao avançado sobre setor bancário, elétrico, varejo etc.

O livro “O jeito Peter Lynch de investir” trata, em alguns capítulos, sobre setores. Dá dicas de um ou outro, dá exemplos, etc. Mas é muito superficial. Eu gostaria de adquirir um que fosse voltado para um ou vários setores.

1 curtida

Acho q para aprofundar nos setores teria que ler os releases mesmo.

2 curtidas

Terminei ontem de ler o Jeito Peter Lynch de investir. De modo geral gostei do livro mas acredito que poderia ser mais direto e pouparia pelo menos umas 50 paginas. De qualquer maneira muito bom o livro :slight_smile:

Concordo

Vdd. Tem bastante case. E a parte de precificaçao é mínima.
Gostei tbm do livro do siegel esqueci o nome do livro.

1 curtida

Vou pesquisar sobre esse do Siegel

Com ajuda dos álbuns da Copa, faturamento de livrarias cresce 13,2% em abril

@cadu estou buscando por livros que me auxiliem no entendimento dos resultados das empresas. Gostaria de aprender a fazer a leitura dos balanços para auxiliar na tomada de decisão de investimento…quais livros vc indica sobre esse tema ?

Forte abraço e parabéns pelo trabalho !

1 curtida

Avaliação de empresas, do Damodaran

1 curtida

Investindo em ações no longo prazo – Jeremy Siegel

Livro muito bom. Ele passa uma noção da bolsa de valores, das ações e dos períodos de crise e bonança. Prega muito a importância de escolher bem as empresas e o resultado no longo prazo. Ela faz comparações com a renda fixa, inflação, juros etc.

Investidores conservadores dormem tranquilo – Philip Fisher

É um livro com a linguagem confusa. Alguns capítulos você tem que ler duas ou três vezes para entender o que está falando. Mas passa uma noção geral de como escolher empresas excelentes. Traz uma filosofia de investimento interessante passo a passo. Através desse livro é possível entender situações que empresas estão passando (Cielo, Grendene etc).

Lógica do mercado de ações – John R. Nofsinger

Esse é um livro focado na psicologia comportamental do investidor. Foi um estudo realizado nos EUA e procura demonstrar vários erros comuns no comportamento de muitos investidores. É um livro bom, porém somente para iniciantes.

Valuation – Como precificar ações – Alexandre Póvoa

Esse livro é muito confuso em algumas partes (ou quase todas rsrs), mas é um excelente livro para precificação de ações. Ele passa uma noção geral do valuation, mostra muitas equações/fórmulas, desmistifica várias doutrinas pregadas no mercado financeiro, quebra vários tabus. É um livro que vale a pena estudar. Uso algumas estratégias dele para valuation. Porém, é um livro que você vai gastar tempo para estudar e entender (meses). É para investidores mais experientes.

Valuation – Um guia prático – José Odálio dos Santos

Esse é um livro mais introdutório para Valuation. Tem uma linguagem simples e traz métodos interessantes para precificação de ações.

Valuation – Métricas de valor e avaliação de empresas – Assaf Neto

Esse é um livro intermediário para Valuation. Tem a linguagem simples também. Traz uma noção geral de como avaliar um negócio mais pela perspectiva contábil.

Matemática financeira e suas aplicações – Assaf Neto
Matemática financeira com HP 12C – Armando José Tosi

Esses dois livros são muito bons, porém complexos de entender para quem tem dificuldades com matemática. O do Assaf passa toda uma noção geral dos investimentos de renda fixa e variável (para ações é mais básico). Ele mostra as fórmulas usadas para cálculo o retorno de vários investimentos. O livro do Armando complementa o estudo com o uso da HP 12C. Para investidores é muito importante ter conhecimentos de matemática financeira.

Imposto de renda no mercado de ações – Murillo Lo Visco

Esse livro passa uma noção geral da tributação da renda variável (ações, opções, day trade etc). Vale a pena o estudo, porém é um livro técnico. Um ponto negativo do livro é que ele não fala sobre investimentos no exterior e sua relação com a tributação no Brasil.

Candlestick – Carlos Alberto Debastiani

Esse livro dá uma noção geral do estudo do gráfico Candles. Traz noções muito boas e bom conhecimento sobre esse gráfico. A parte que eu não gostei muito foi sobre o estudo dos padrões (dá impressão de ficar decorando formatos de figuras dos candles).

Análise técnica dos mercados financeiros – Flávio Lemos

Eu gostei desse livro para análise técnica, pois ele lhe dá uma noção geral. É bem direto e objetivo, não faz muito rodeios. É um livro mais para iniciantes.

Os axiomas de Zurique – Max Gunther

É um livro que traz princípios a serem seguidos na bolsa de valores. É uma leitura de introdução.

Fundos de investimento imobiliário – Roni Antônio Mendes

Esse livro traz uma noção de avaliação, precificação e escolha de fundos imobiliários. Ele expõe passo a passo como escolher fundos imobiliários, mostra vários exemplos e cuidados que se deve ter. Gostei muito da parte de precificação que ele apresenta.

Lucrando com os tubarões – Newton Linchen

É um livro que mostra os dois lados da moeda – quem faz Trader e quem faz Holder – os cuidados, perigos, as armadilhas do mercado e as manipulações (principalmente, por imprensa, corretoras e indicações). Não traz nada de conhecimento técnico. Seria mais uma visão geral do mercado de ações.

Para complementar o estudo, segue abaixo esse link que trata dos erros cometidos por muitos investidores nos EUA:

10 curtidas

Agradeço demais as indicações !

valeu @cadu