Analise Fundamentalista

Acho que a estratégia deve ser como o @cadu falou, não adianta comprar e segurar infinitamente, tem gente que nem olha se ta bom ou não o preço para compra e apenas faz aportes periódicos. Acho que devemos analisar o preço que a ação vale e comprar se estiver no preço ou abaixo, e periodicamente analisar o rumo da empresa para recalcular o preço justo e verificar se continua ou não, seja por aumento de posição ou diminuição.

1 curtida

hahaha estamos desvirtuando um pouco o assunto do tópico. Mas continuando mais um pouco acho que vocês estão pegando exemplos de extremos, se uma pessoa está investindo no B&H e não acompanha a saúde da empresa ela está fazendo B&F, o exemplo que o @cadu citou da petr4, será que pelos balanços, que sejam anuais, não indicaria uma saída antes da catástrofe? A pessoa com certeza não sairia com lucros maximizados mais com um lucro razoável.

O que o @weldson falou é verdade só calcular o preço justo, mas o quanto complexo isso é? Acredito que isso deve ser uma das coisas mais difíceis de se aprender, muitos de vocês já conhecem o mercado muito bem, já internalizaram estratégias de analise.

Eu vejo valor nas duas abordagens e que depende muito do estilo da pessoa também. Eu estou em dúvida em qual vou seguir, muito devido ao que o @cadu já citou, com uma plataforma grátis como a penserico, com dados de tantas empresas compilados de forma clara e simples de analisar a estrategia de AF baseado em valor fica bem mais fácil.

4 curtidas

Opa, tudo bem? Cadu. Comecei recente a investir na bolsa, mais ou menos 1 mes. Sou novo aqui no fórum, estou aprendendo muito, fórum excelente. Agora indo ao ponto, vou fazer 24 anos em março, desde então, penso em investir a longo prazo, no BeF. Como amador, acabei comprando ELET4 e PETR4, as blue chips querida dos brasileiros, comprei também ETUB4 e TIET4 e invisto nos Fii , comprei FLMA11 e RBRD11. Peço sua ajuda, pra montar minha carteira. Penso em umas empresas a medio prazo e outras a longo prazo. Estou com dificuldade em montar.

2 curtidas

obrigado pelos elogios @luker99.
Diria p/ vc começar a ajustar e montar sua carteira seria interessante usar a CAFI e o indice PenseRico, na parte do Express da nossa plataforma, para ter um norte, e com isso poder dar o pontapé inicial. Além disso aqui neste tópico temos avisos de boas empresas dando bons ptos de compra. Duas mais recentes foram MPLU e TAEE.

Ali tem boas ações e FIIs p/ te ajudar a montar uma boa carteira baseada em analise fundamentalista, focada no longo prazo.

3 curtidas

Tenho dois comentários pessoais a fazer sobre o assunto, fiquem a vontade de divergir pois consigo aprender muito com isso:

1 - o Bastter não diz que não se deve sair das empresas, ele orienta a sair aos poucos ou parar os aportes e não tentar prever futuro ( coisas que concordo)

2 - ele prega a compra de ações sem olhar os preços… particularmente acho isso difícil, porém acredito que estipular um preço de saída também é difícil por conta que os dados usados para o cálculo são baseados em histórico e previsões (ou seja comprar sem olhar o preço eu não consigo, mas estipular um preço pra venda em minha opinião é mais difícil ainda a menos que vc se contente com o preço desejado)

Resumindo ainda sou um sofredor fugindo do BF e tentando encontrar um bom senso entre BH e Value Investing.

Tenho aqui na Pense Rico uma das minhas principais fontes de estudo e informação!

4 curtidas

Minhas considerações:

1- Sobre o que chama de prever o futuro, eu chamo de tendência. Se uma empresa começa a apresentar resultados trimestrais decrescentes, isto pode apontar p/ uma reversão do crescimento, e piora nos números por um bom tempo. Neste caso, se a tendência de queda nos resultados se apresenta, pode ser uma ótima hora p/ vender. Já o Bastter só vende depois que a empresa já está com apresentando resultados ruins, e como a cotação já despencou por conta disso, fala que agora com a queda não vale a pena vender. O que o Bastter chama de prever o futuro, eu chamo de tendência.

2- Se não olhar o preço, vc está simplesmente ignorando todos os maiores investidores de AF, como Buffett e Graham. Na teoria é muito simples, comprar uma empresa barata e vender quando estiver cara. O que é barato ou caro é subjetivo, mas vc tem de ter algum critério p/ definir estes. Existem diversos, desde um muito simples como P/L histórico, até os mais elaborados como diversas metodologias de preço justo combinadas.

Independente disso, comprar barato é simplesmente essencial p/ continuar vivo na renda variável no LP. Isso eu digo com 100% de certeza. Um bom exemplo disso, olhando o gráfico do IBOV em dolar, se vc tivesse comprado no topo, ali por volta dos anos de 96/97, em quase 20 anos o seu lucro hoje estaria próximo de zero. Por outro lado, se tivesse comprado no fundo, por volta de 02/03, estaria com um belo lucro. O pto principal aqui não é mostrar que tem de comprar no fundo e vender no topo, até pq vc só descobre estes depois, mas sim mostrar que comprando barato e vendendo caro, vc certamente teria vendido em uma região próxima do topo, e comrpado em uma região próxima do fundo.


http://www.enfoque.com.br/poster/ibovespa/view_ibovespa_enfoque.aspx

7 curtidas

A minha estrategia (bem resumida) eh comprar por partes. Depois de montada a posicao, fazer trades ao redor da posicao principal para tentar baixar o pm e aumentar a margem de seguranca.
Na minha opiniao, uma das principais qualidades de um bom investidor de valor eh a paciencia (eu sempre tento me policiar quanto a isso, mas eh bem dificil :slight_smile: ). Temos tambem que ter cuidado com recomendacoes. Existe muita gente que, por acreditar num fundo grafico, fala que tah fazendo investimento de valor. Mas o fundo de hoje pode ser o topo de amanha.
Outro ponto fundamental pra mim eh a diversificacao, acredito ser questao de sobrevivencia no mercado.

2 curtidas

Mas não tem o pq separar as duas coisas. Ao meu ver o ideal é usar a AF para escolher ativos bons e baratos, e a AT para selecionar o melhor momento de compra. As vezes queremos comprar um ativo que está em forte queda, e nestes casos esperar um sinal de reversão de tendência pela AT pode ser uma boa estratégia. Ou seja, a AF é quem manda, e a AT quem executa.

5 curtidas

… esse texto complementa a importância da aliança entre os dois. AF e AT.

3 curtidas

Oi @cadu acho que nao me expliquei bem. Eu tambem uso AT pra determinar meus pontos de entrada.
O que eu tentei falar eh que para quem faz em value investing a analise grafica isolada nao eh suficiente. Eh necessario entender bem o porque da empresa estar sendo avaliada como estah pelo mercado, ou seja, o porque das suas acoes estarem caindo ou mal precficadas. Soh quando entendermos bem os seus numeros e perspectivas podemos utilizar a AT para determinar onde queremos entrar.
Finalmente, concordo e penso igual, AF para escolher os ativos e AT para escolher os pontos de compra.
Abx.

3 curtidas

Quem lembra deste pilantra, um dos fundadores da Empiricus?

Há uns dez anos atrás fez muito sucesso no infomoney, fazendo videos para a empresa indicando empresas porcarias. Eu na época já fazia duras críticas a ele.

7 curtidas

caraca! :open_mouth:

1 curtida

Bons tempos do infozão.
Quase cai na lábia de tipos como esse.
Não canso de agradecer!!!
Valeu CADU!!!

3 curtidas

Incrível como o nome Marcos Elias atrai trambiqueiros. Esse ai é o segundo, quem se lembra daquela empresa de leite?

2 curtidas

Caramba Cadu…kkkkk

Nao imaginei que chegaria isso

Gostava de ver os videos dele kkk pilantrao mas tinha eloquencia…

Qual empresa mesmo q ele apostava alto? kkkkk

1 curtida

MILK11

O capital do estelionatário (malandro, 171, etc) é a lábia.

1 curtida

Olá! O tópico é meio antigo mas creio que ainda vale dar uns pitacos.
Também sou novo no mercado, meus investimentos iniciaram em setembro/18 mas antes disso li bastante coisa por aí.
Sobre o Bastter, não só li no fórum dele como também assisti diversos dos seus vídeos.
Meu resumo sobre ele: é um cara grosso, sim. Tão grosso que incomoda. Ele até expulsa pessoas do fórum se discordarem demais dele. Mas eu felizmente consegui sobreviver a isso ficando só com a ideia do Buy and Hold que ele defende.
Acontece que ele defende tanto que algumas pessoas começam a afirmar que ele prega o Buy and Forget. Não é verdade! Quem ainda acha isso deve (tentar pelo menos) rever os vídeos onde ele fala: “manter a posição ENQUANTO A EMPRESA FOR BOA”. Ele nunca disse para morrer com ela.
@cadu, você escreveu “Já o Bastter só vende depois que a empresa já está com apresentando resultados ruins,…” . De tudo que li e ouvi dele, não percebi nada disso. Fico interessado em saber em que vc se baseia para afirmar isso.

Em suma, não morro de amores pelo cara. Nem assinei o fórum dele porque não quero ficar lendo grosserias e voadoras todos os dias, mas percebo algum valor no que ele ensina. A ponto de ter tranquilidade suficiente para voltar para a Bolsa.

Aproveito para declarar que achei esse fórum muito legal, até já recebi agradecimento do “System” por ler bastante por aqui.

Espero aprender mais e contribuir no que for possível.
Abçs.

2 curtidas

Vc só afirmou o que eu disse rs.
Eu disse que o Bastter só vende uma empresa quando ela apresenta resultado ruins. E vc disse que ele mantém a empresa enquanto ela é boa. As duas frases dizem a mesma coisa, só de óticas diferentes.

Mas citando um exemplo, tive um debate com ele, senão me engano em 2012, sobre Elpl. Foi depois que a Dilma destruiu o setor, e ficou claro que Elpl iria sofrer um forte impacto negativo nos próximos trimestres. Pelo menos foi esta posição que defendi, e o Bastter se apoiou no fato do histórico bom da empresa, e que ainda não tinha reportado um resultado ruim. Resultado, eu vendi minhas ações ainda na alta. Ele esperou os resultados ruins virem para aí sim vender, só que a cotação já tinha desabado. Minha critica a ele foi nesta linha, de ser um cara com uma visão limitada sobre o mercado de ações.

6 curtidas
3 curtidas

Curiosidade de saber quais seriam esses papéis…kkkkkk!
Eu mesmo estou achando tudo caro

1 curtida