Análise Técnica

Ibov 18/05/2020

Boa tarde,

A recuperação de hoje foi bastante interessante, e superou rapidamente o alvo que tinha projetado na ultima sexta, na verdade até ultrapassou. Embora continue otimista que vamos cumprir o objetivo da correção, não posso deixar de pensar nos ditados populares. Tem um que diz “dia de muito é véspera de pouco”. Tomara que esteja errado.

Ditado a parte, o movimento de hoje ainda não deixou claro o tipo de movimento em que estamos, se de fato um movimento de impulso, ou apenas um movimento corretivo, especialmente pelo desenho que se formou no 60’.

Por enquanto a Diagonal esta sendo preservada, e agora dependemos da intensidade do próximo movimento corretivo para termos uma noção melhor da situação em que nos encontramos.

Temos espaço para corrigir até os 79.000 pts, o que seria o objetivo da onda 4. Caso isto venha ocorrer, e retomemos a alta, podemos ter um pouco mais de certeza de estarmos em uma onda de impulso.

O mais importante é não ter um recuo no diário, ou seja, mesmo que tenhamos um dia negativo, se viermos a romper a máxima de hoje continuamos a caminhar para o objetivo desta onda que esta em 83.500 pts.

Uma única coisa esta me preocupando. Comentei no ultimo post, que as operações tem sido muito técnicas e fiz a seguinte observação:

“Em primeiro lugar deveríamos terminar a perna B, cujo final projetado esta em 77.152 e então partir para a perna C cujo alvo de projeção esta em 80.998”

O que ocorreu é que o índice manteve a mínima do movimento em 77.426 e passou um pouco do limite chegando a mais de 81000. Ou seja fez exatamente o movimento, que era esperado para um padrão ABC.

Resumindo, tem gente compartilhando esta visão. Tomara que o mercado nos surpreenda e faça uma correção pequena e retome o caminho, repetindo, rompendo a máxima do diário.

No diário, deixando um pouco o alvo da Diagonal, esta confirmando a congestão entre 81.300 e 77.200 pts. Mas no 60’ a congestão esta entre 80.600 e 78.000 se rompida o alvo é exatamente a projeção da onda em 83.500 pts.

Caso a congestão do diário venha a ser rompida temos o famoso alvo de 86.000 pts, que vive aparecendo nas analises.

No semanal, não voltamos a testar a mma200 que tem sido uma verdadeira parede, mas rompemos a máxima da semana passada, isto não é bastante para confirmar o fundo, só saberemos após o fechamento de sexta-feira. Mas é um bom indicio.

Devido a alta expressiva de hoje, o encontro com a mme52 ficou mais dilatado e no momento esta em 88.000 ao invés dos 86.000 que estava sendo projetada na ultima sexta. Ai vem o otimismo de novo : podíamos ter mais uma alta forte e marcar este encontro para os 90.000. quem sabe.

abraço

11 curtidas

Ibov 19/05/2020

Boa noite a todos,

Por isso que eu gosto de ditados, tal como a AT, eles trazem muita “sabedoria” popular. O índice até andou um pouco, mas o protagonista de hoje foi o gráfico semanal. Mas uma vez testamos a mma200 e tal como ocorreu nas ultimas tentativas, falhamos.

Outros dois suportes foram testados, o alvo do canal dobrado e o centro da diagonal. O mercado vem respeitando demais os 50% (linha pontilhada) isto traz mais segurança, pois reforça a figura e consequentemente a possibilidade de atingirmos o alvo da correção.

Na verdade a idéia para hoje era realmente termos alguma correção, mas como eu estava torcendo, rompemos a máxima de ontem, que vai garantindo uma perna maior de alta. Por outro lado correção foi pequena então temos mais espaço para ela.

Agora como eu tinha tido ontem é esperar até onde vai a correção, para definir o padrão do próximo movimento. Falo em correção e continuação do movimento pois acredito que vamos cumprir o alvo em 90.000.
image
O rompimento da máxima de hoje no diário, manteve o desenho de uma onda que esta iniciando, que ainda não dá para saber do que se trata, afinal a linha superior da diagonal, deve limitar o movimento de alta.

O movimento inicial seria o mesmo que estamos vendo agora, e temos dois alvos para a correção. 79.748 pts e 78.204. todos os dias estes pontos vão mudando, Mas se amanhã não rompermos a máxima de hoje, estes passam a ser pontos a serem observado.

Minha media de controle deve ser testada em 79.214, mais ou menos no meio das outras duas, então me parece que o recuo deve ocorrer, e se for “sadio” parar por ai.

A gente sempre torce para que não ocorra uma correção, mas na situação em que estamos agora, isto poderia gerar uma situação interessante.

As ondas de impulso dentro de uma diagonal tem em geral 3 movimentos, e uma relação básica entre elas, não significa que sempre funciona, mas em geral temos a onda 2 corrigindo 61,8 da onda 1 e a terceira onda com o tamanho de 161,8% da onda 1.

Então temos:

Caso a correção seja até 79.748 pts o alvo fica em 90.463 pts com intermediário em 86.393

Se a correção for até 78.204 temos o alvo em 88.754 pts com intermediário em 84.718

Vamos ver o que vai acontecer, até os 90.000 se chegarmos lá, sou comprador, depois talvez tenha que mudar a mão.

abraço

9 curtidas

Alguém poderia fazer uma análise técnica para IVVB11?

estou postando no tópico do ivvb11. abraço

2 curtidas

Ibov 20/05/2020

Boa noite a todos,

O bem se faz aos poucos e o mal de repente.

Amanhã é quinta de novo, estamos com uma boa alta semanal, mas devendo uma correção, então não me espantaria que a correção tivesse inicio e quem sabe o fim amanhã. Continuo torcendo para uma máxima mais alta todos o dias, hoje tivemos, mas foi bem pequena, mas vai contribuindo para o movimento atingir a meta.

Só para lembrar. A correção reforçaria a tese de um movimento ABC, caso ela não venha ocorrer, podemos voltar a avaliar que estamos em um impulso.

Principais movimentações

No diário testamos mais uma vez a mme13, mas fechamos acima, o teste da mme52 não ocorreu, faltou muito pouco, um rompimento agora poderia mudar o jogo, e a possibilidade de estarmos em um impulso. O ultimo teste da mme52, ocorreu em 21/02 e ela esta começando a ficar flat, o que faz com que o teste dependa muito mais da alta do índice do que a aproximação da media.

No semanal mais uma tentativa na mma200, não rompemos de novo. Por outro lado, a menos que aconteça algo totalmente absurdo, vamos confirmando um fundo no semanal.

Faltam menos de 2% para rompermos a máxima do mês anterior, isto é muito importante neste momento. Testamos hoje a mme52 no gráfico mensal, mais ou menos no mesmo ponto do mês passado.

Nenhuma alteração significativa com relação as ondas,

abraço

9 curtidas

amigo, estamos te aguardando :smiley:

Ibov 21/05/2020

Boa noite a todos,

Dia interessa, minha analise de ontem estava errada, o que ocorreu é que de fato buscamos o alvo completo da perna 1, que estava em 83.500. este era o meu alvo e coloquei na analise do dia 14/05, mas tinha desistido dele, devido a formação muito estranha da onda. Bem ele foi atingido hoje.

A parte boa é que quanto mais esta onda vai subindo, melhor fica a retração e maior a chance de atingir o alvo da diagonal. Mas o atingimento deste alvo, ainda não indica um impulso.

Principais movimentações

Testamos finalmente a mme52, mas não fechamos acima. Fechamos exatamente na media.

Finalmente fechamos acima da mma200 no semanal , mas só amanhã saberemos se este movimento vai ser confirmado.

Fato interessante, e bastante otimista

Tenho apostado todas as minhas fichas no movimento da Diagonal, a explicação é relativa ao local onde ela esta se formando. Mas em um post bem antigo comentei que podíamos ter uma falha no incio da onda, o que geraria toda uma movimentação diferente. Era relativo a onda 1 deste movimento (ou A) ter começado em 19/03 ou 23/03.

Como pelo o gráfico de candles vem falando mais forte, fiquei com o dia 19/03, e então a formação lógica seria uma Diagonal, nunca um Triangulo, porque estaríamos lidando com um situação completamente diferente. Eu já falei que vou postar um texto aqui explicando a diferença entre os dois, mas toda vez que começo a escrever o texto fica muito longo e ai acabo não colocando.

Mas vamos lá, voltando ao cenário de ficção, temos um fato que é real.

Nem todas as plataformas gráficas permitem escolher a retração de fibo na escala logarítmica, embora muita gente use. Eu particularmente uso as vezes, mas para validar o movimento.

Na verdade eu fico testando, entre um e outro para tentar entender o que os operadores do mercado estão fazendo.

Vou usar como exemplo o que vem acontecendo no mercado americano. O objetivo é somente demonstrar como os objetivos de correção são respeitados.

Embora a minha plataforma gráfica permita este tipo de variação, ela tem a desvantagem de não ter o S&P500 só o futuro WSPM20, mas eu tenho o Dow Jones.

Ambos estão trabalhando claramente com a escala trocada, observe a figura do Dow Jones com o fibo na escala log.
image
Dá para perceber claramente que ao atingir o alvo principal da correção em 61,8 ele entrou dentro de uma congestão.

Já o S&P500 esta na mesma situação só que na escala normal
image
Ambos estão fazendo o mesmo padrão corretivo, só que em escalas diferentes.

Então quando estamos traçando o alvo da correção para o ibov, qual deveria ser a escala utilizada? A resposta provavelmente só vou obter quando a meta for cumprida, e ai que existe uma situação interessante. Vamos de fato cumprir a correção? Só estamos atrasados com relação ao índices americanos? Ou não existe um relacionamento.

O relacionamento com fibo existe, então o que esta mais relacionado com o movimento do índice é a escala normal. E pode ver que estamos no menor nível de correção, fazendo movimento idêntico aos índices americanos só que na faixa inferior, em 38,2. Este tipo de movimento é muito preocupante, pois uma correção neste ponto mostra força no movimento de baixa em que estamos. Por outro lado indica que temos um bom caminho a percorrer caso de fato vamos cumprir a meta da correção da onda B.

Ai que surge o triangulo, como eu falei é improvável um triangulo nesta posição, mas se ele existir o alvo dele seria exatamente em 98.320. menos de 1% de diferença dos 97.454 que são o alvo da correção.
image
Não estou dizendo que vai ocorrer, apenas colocando que estamos atrasados em cumprir os 61,8% da correção da onda B em relação a onda A, dai a minha torcida para que façamos este mês uma máxima maior que abril, isto indicaria a continuidade do movimento corretivo.

Por hora continuo trabalhando com a Diagonal, mas atento a novas possibilidades. A minha escolha esta baseada em regras que sigo, mas se fomos pensar bem, se existe um momento na historia recente que permite a mudança ou criação de novas regras, é o momento em que estamos vivendo.

abraço

13 curtidas

Qual plataforma gráfica utilizada para suas operações?

Oi Matnew, uso o profitchart

Parabéns pelo trabalho, tem canal no youtube ou algum site? Se nao, pense nisto…

1 curtida

Trabalhando com Triângulos e Diagonais

Estou sempre falando sobre Ondas, movimentos corretivos, impulsos e tantas outras coisas misturadas que e até eu fico confuso, com a analise que estou fazendo.

As ondas não são um modelo operacional, geralmente você só vai conhecer o movimento muito tempo depois dele se formar. Daqui a um tempo, qualquer um que conhece sobre ondas e vai claramente identificar o que ocorreu, como o período que vivemos desde de 2016, até o início deste ano, e este período mais recente.

Mas para tentar esclarecer algumas colocações que faço, vou falar sobre duas figuras que constantemente estão nos meus textos. Os triângulos e as Diagonais, espero conseguir explicar com clareza, o que elas representam e como se dá a formação destes padrões e o resultado que são esperado deles.

A melhor explicação que já ouvi sobre as ondas, fazia uma comparação com montar um grande quebra-cabeça, mas sem ter a imagem do que esta montando. Mas sabe de antemão do que se trata, por exemplo, um Veleiro em Alto mar. Você começa procurando as peças do canto, depois as laterais, depois as cores, formas e assim por diante.

Diferentemente do que ocorre na AT, a formação das figuras quando estudadas observando a Ondas, obedecem a um conjunto de critérios, então precisamos de guias e regras para tentar prever o possível movimento, baseado na eliminação das impossibilidade de outros movimentos ocorrem. Ou seja, não é o que pode e sim o que não pode.

Temos duas figuras que estão sempre se formando e que tem uma importância muito grande no estudo das ondas. Pelo que estudei, Elliott começou a entender as ondas a partir da formação do Padrão Diagonal.

Falo dos famosos Triângulos e das Diagonais, na verdade as diagonais são mais conhecidas por Cunhas Ascendentes ou Descendentes. As Diagonais por sua vez não carecem desta classificação, pois estão relacionadas a tendência, e o local onde ocorrem.

Ambas as figuras se confundem um pouco, pois em dado momento do seu desenvolvimento, enquanto movimentações gráficas, costumam apresentar características bem semelhantes, ficando difícil as vezes a identificação, e com isto a correta abordagem que devemos ter nas nossas operações. Embora possamos confundir as figuras, a principal diferença esta na natureza das mesmas. Para esclarecer este aspecto da analise, segundo Elliott só existem três tipos de padrões de correção. Correção em Zig-Zag, Plana ou Triangulo.
image
Como podemos ver as Diagonais não fazem parte dos padrões corretivos, elas são consideradas dentro dos padrões de impulso, ou seja elas operam a favor da tendência.

O que podemos, e devemos fazer é ficar observando a formação do movimento, e ir aplicando os conceitos da metodologia, para tentar prever a direção do mercado e consequentemente a evolução dos preços.

Basicamente temos dois conjuntos de ferramentas que nos auxiliam a ir fazendo a marcação e e ir eliminando possibilidades, são elas:

Regras – algo que tem que ser obedecido, caso contrario a nossa “contagem esta errada”, por exemplo: a onda 3 não pode ser a menor onda em um impulso. Então se estamos marcando uma onda de impulso e ela é a menor das três, a marcação esta errada.

Guias – as guias são o que geralmente acontece, não é uma regra, exemplo: a onda 3 geralmente tem 1,618% da onda 1. Não é uma regra, mas quando estamos em um momento de dúvida se este tamanho é respeitado, provavelmente estamos diante de uma onda 3.

As figuras

Vou colocar os exemplos para um cenário altista, para o baixista é idêntico, porem com o sentido das ondas ao contrario.

Diagonal

A Diagonal é um padrão de reversão, mas ela se forma na direção da tendência. Aqui neste estudo vou dar mais enfoque na Diagonal Terminal, pois ela que realmente produz grandes movimentos nos nossos gráficos. Ela pode ser identificada da seguinte forma:

Ela ocorre após um movimento corretivo, e forma uma onda completamente independente, formada por linhas que parecem que vão se juntar em um futuro, geralmente fora do gráfico.
image
Aqui na figura, identificamos que após o termino da onda 4, deu-se inicio a uma formação em diagonal, ou comumente chamada na AT de uma “cunha de alta”, conhecido como um padrão baixista. Mas note que durante a sua formação ela é um movimento de alta. Ainda mais aqui no exemplo onde ela esta representando a onda 5, a ultima onda de impulso de um movimento.

Então marcamos o final da onda 4 como o ponto 0, e vamos contar 5 toques e após o quinto toque temos uma correção forte, que em geral corrige até o inicio do movimento, no caso no termino da onda 4.

No meu entendimento, foi isso ocorreu no ibov, no inicio do ano, ou seja, independentemente do problema que estamos vivendo, a correção estava por vir. E como fomos testar o alvo de uma única vez, pelo menos nesta visão já atingimos nosso movimento de queda. este padrão vinha antecipando uma grande correção.
image
Aqui vemos o primeiro erro que é muito cometido. Por desconhecer que as figuras tem regras, muitas pessoas traçam uma linha iniciando no ponto 2 e a vezes no ponto 0, e acabam vendo um rompimento de uma linha de tendência, que de fato nada tem a ver com o movimento que esta começando. As linhas são de fato muito importantes, pois são muito respeitadas, mas é importante entender que elas não inviabilizam o movimento que de fato esta ocorrendo.

As linhas de tendência de fato são muito importantes, não estou dizendo que elas não funcionam, ao contrario elas são muito efetivas como linhas de suporte, o que estou dizendo é que elas não tem uma forma explicita, para que possamos calcular um alvo.

Triangulo.

Abaixo a figura do triangulo, demonstrando como é diferente a marcação do ponto 0.

Normalmente encontramos os triângulos no meio da onda 3, ou melhor dizendo na projeção de 100% da onda 3 com relação a onda 1. Ai que surgem as Bandeiras ou no caso do triangulo a Flamula. Que são padrões muito operados por que usa a AT.

Outro ponto muito comum de ocorrência de triângulos é na onda 4, as vezes sendo a totalidade da onda, ou no ultimo movimento da correção que se dá na onda C.
image
Aqui na figura estou demonstrando um triangulo ocorrendo dentro de uma onda 3

Na figura podemos ver que vinhamos em uma onda 3, que é uma onda de grande impulso, e fizemos uma correção (descanso). Da mesma forma que ocorre em uma diagonal temos que esperar 5 movimentos, mas a observação é que o ponto zero foi marcado no início do recuo dentro da onda 3, então quando tivermos o quinto toque teremos uma explosão em direção a tendência, de forma a completar a onda 3.

Como eu falei o triangulo tem praticamente o mesmo movimento, mas o resultado completamente diferente, pois geralmente é parte de uma onda, e seu objetivo é dar tempo ao movimento, e depois permitir que ele continue.

Em uma tendência forte de alta é comum os preços se afastarem da media de referencia que por exemplo pode ser a de 20. Então a medida que os preços vão se distanciando da media, a operação vai ficando mais perigosa. Então o triangulo permite que os preços esperem até a media chegar neles. Neste momento temos o retorno ao movimento principal geralmente com um grande impulso.

Aqui é um exemplo de como podemos usar as guias e regras para fazermos operações. Perdemos a entrada no inico da onda 3, e vemos um triangulo se formando dentro dela, quando preço toca na media, ou faz o quinto movimento eu posso entrar comprando. Já tendo o alvo definido, pela guia que dei de exemplo, porque a projeção de 1,618 % tem grande chance de ser cumprida.

Diferenciando o movimento.

Se formos olhar as duas figuras, vamos ver que o inicio do movimento que gera a diagonal e o triangulo são praticamente os mesmos, mas se interpretarmos errado a figura, podemos ir do céu para o inferno. Imagine que você esta vendo um triangulo, e entra comprando imaginado que esta no quinto toque deste e na verdade é o quarto toque da diagonal, você compra, os preços começam a caminhar a seu favor e derrepente o seu mundo desaba. Isto ocorreu com muita gente que entrou na bolsa no final do ano.

Existe uma forma de saber qual é o tipo de movimento? Saber o movimento não, mas podemos operar com alguma tranquilidade seguindo uma regra básica, e uma guia.

O impulso só tem três regras quando utilizamos as ondas, embora as diagonais tenham regras diferentes. Mas não estamos falando em como operar uma diagonal ou um triangulo, mas sim saber se estamos em alguma destas figuras. A regra básica, é que uma onda 3 não pode ser a menor onda, então quando verificamos que começamos a fazer um recuo e atingimos no máximo 100% da projeção da onda 1, já podemos desconfiar que a formação que esta diante dos nossos olhos tem grande chance de ser um triangulo.

Aqui não é uma regra, mas sim uma guia (geralmente ocorre). A onda 3, na grande maioria das vezes tem 1,618% da onda 1. (Dei este exemplo nas guias). Então se após ocorrer um movimento onde a onda três atingiu esta marca e começarmos a ver uma formação como aqui apresentada, é muito provável que estejamos diante de uma diagonal, o que na pratica não vai nos impedir de entrar, ou pelo menos vamos entrar com uma posição menor.

Muitas vezes a onda 4, se forma em um triangulo, mas em geral a formação vai se dando abaixo do topo da onda 3, então se isto estiver ocorrendo podemos estar em um triangulo, que vai acabar explodindo para cima, ou em uma diagonal se formando na 5, que vai na mesma direção, então em um primeiro momento pouco importa, vamos estar na direção correta, o problema é a hora de sair fora

Uma onda tem algumas características básicas, ou melhor dizendo medidas básicas.

Normalmente o final de uma onda ocorre em 261,8% da onda 1, então é uma marcação bem simples, pois você escolhe a onda 1, projeta 261,8 e pronto este é o alvo do movimento. Ocorre porém que o 161,8 é o alvo da onda 3, então você pode ir ajustando o alvo a medida que os objetivos vão sendo atingidos.

Existe outro alvo também e normalmente coincide com a primeira projeção. Basta identificar o que você considera a onda 1, traçar a retração de fibo, colocando no final da onda 1 a marca de 33,3%(um terço) o alvo é quando o preço atingir 100%.

Resumo

Na teoria funciona muito bem, e as vezes temos a sorte de poder ver claramente o movimento.

Não é o que esta acontecendo no IBOV, neste momento. Como eu falei a medida que as ondas vão se formando você vai eliminando as possibilidades, baseado nas regras.


Esta figura é o que esta acontecendo neste momento com o Ibov no diário. A confusão formada pelas duas figuras, são a principal razão das minhas analises neste momento e dos múltiplos alvos possíveis. A Diagonal indicando o final da correção da grande queda que tivemos e o triangulo indicando, que ainda podemos continuar a correção.

Como eu já falei varias vezes o grande problema esta relacionado com o movimento ocorrido em 19/03 deste ano. Ele não permite, seguindo as regras que a figura seja um triangulo, mas como este fundo não aparece no gráfico de linha, acho que existe uma “dúvida razoável”.

As ondas tem a capacidade de demonstrar os sentimentos das pessoas com relação ao mercado, e pesquisando nos documentos que eu tenho, encontrei um caso onde o autor explica que certos movimentos são produzidos por algoritmos que tem como objetivo levar os preços de uma forma artificial ao ponto onde se encontram os stops dos operadores, e comprarem bem no fundo. Mas ressalta que isto ocorre em mercados extremante alavancados.

Ou seja, existe a possibilidade, de que o mercado desconsidere o fundo ao qual me referi, e então estaríamos em uma onda 3, e ai poderíamos acreditar no triangulo e na busca da correção principal hoje em 97.000 (61,8 de toda perna de baixa).

Por hora e seguindo as regras das ondas, continuo acreditando na diagonal e que teremos o quinto e ultimo movimento.

Tentei ao máximo reduzir o texto, mas não consegui.

Em outra oportunidade, vou falar sobre outras figuras, e como o estudo destas formações podem ser uteis nas operações.

20 curtidas

Obrigado pelas excelentes aulas @wdgi. Abc e bom final de semana!

1 curtida

Obrigado por compartilhar seu conhecimento. Poucos tem essa paciência e vontade !!

3 curtidas

Não se contenha em relação à extensão do texto. Você só tem a ganhar.

  1. transfere ensinamentos
  2. registra seus pensamentos (jornal de estratégias)
  3. desenvolve habilidades de comunicação escrita

Cora Coralina . Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina . O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher.

13 curtidas

Estação 86k.
Next stop 92K (perto de 06/07: diria mãe diná).

3 curtidas

BBAS3 segue muito barato em termos de longo prazo.

Desde 2000, é apenas a 4ª vez que o ativo frequente aquela região abaixo do canal (o gráfico é mensal).

7 curtidas

Ibov 25/05/2020

Boa noite,

Venho sendo otimista a batante tempo, então não vou mudar de lado hoje. Então continuo dando ênfase a alta recente do e seus próximos objetivos, mas sempre atento pois estamos devendo uma correção

Em termos de ondas a alta de hoje foi muito importante especialmente para o gráfico mensal, e agora falta um pouco menos 5% para atingirmos os 90.000, onde acredito que teremos uma definição completa do que estamos vendo, e qual caminho o índice irá seguir.

A alta de hoje foi muito expressiva e fortaleceu algumas posições, para mim a principal foi o rompimento da máxima de abril no mensal, o que confirma o candle de alta do mês anterior, então seguimos na onda B do mensal, que tem dois objetivos principais dependendo do tipo de retração de hilo que a gente use.

Embora eu tenha dito que prefiro usar a projeção normal, assisti uma analise na sexta feira feita com a retração utilizando fibo log.

Então temos pela retração normal

90.516 – 50% da perna A – alvo intermediário - sendo que hoje finalmente rompemos os 38,2%

97.339 – 61,8 da perna A – que é a projeção principal.

Pela retração log

85.775 – 50% da perna A – hoje fechamos exatamente neste valor. Vinha dizendo que havia diversos estudos mostrando os 86.000, como não estava traçando a retração log, ela não aparecia com clareza.

92.743 – 61,8 da perna A – que é a projeção principal.

No semanal, já tínhamos fechado na sexta acimada mme9. Esta media é muito importante para quem opera position. Este fechamento acima indicava que poderíamos ter uma alta hoje pois haveria muitos traders fechando posição vendida. A abertura de hoje se deu acima da media. Falta agora a ultima barreira para a AT, que é o teste da mma20 que esta prevista para os 88.330 pts. Pelo sistema de medias que utilizo o encontro com a mme52 esta prevista para 90.100 pts. Como eu sempre coloco, é a minha media de controle, especialmente no gráfico semanal, onde 52 períodos representam 1 ano.

No diario finalmente fechamos acima da mme52, o que não ocorria desde de 19/02. As bandas não se abriram muito, então o fechamento ocorreu fora das bandas, o que sugere uma correção em direção ao centro da banda no caso a mma20. Este teste caso ocorra será por volta de 81.700 pts.

Como ainda não pude eliminar a possibilidade de estarmos formando uma onda em três movimentos, a correção até os 81.700 indicaria força do mercado, então a próxima perna teria o alvo em 92.686 pts. Este alvo corresponde a 100 % da primeira perna.

Não gosto muito de usar tempos fora do padrão, a menos que tenha uma formação que esta me gerando dúvidas como vem ocorrendo no 60’, então olhando o 120’ que elimina a distorção o final do movimento esta em 88.300 pts, coincidindo com a previsão de encontro com a mma20 no gráfico semanal. Então talvez pudéssemos buscar este numero antes da correção, mas o indicadores estão um pouco esticados.

Agradeço a força que as pessoas estão me dando força para continuar escrevendo. Realmente “matnew” resumiu muito bem e acertou em cheio no que venho tentando fazer. Espero continuar contribuindo para o fórum.

abraço

31 curtidas

Muito bom!! Obrigado!

Grande contribuição do colega @wdgi!! Manja muito de análise técnica, além de escrever muito bem e de forma didática… :+1:t3: