Análise Técnica

Oi @lestrade, eu sei do post que voce esta falando, ele foi muito sinistro. Mas ontem na pressa eu fiz duas confusões não falei sobre o post que mostra a situação atual, e não postei o grafico. O post que eu me refer é de 31/10/2025, e o que voce falou de 09/05/2025. Respectivamente o inicio da onda A e da onda B. Temos duas possibilidades. Esta perma corretiva termina na região do retangulo verde e então damos inicio a onda 5, ou este movimento continua e no caso retornamos a região dos 23,00 e depois até 17,55.

4 curtidas

Temos uma guia das Ondas que fala que se a onda 3 tiver apenas a projeção de 100,0% da onda 1, a onda estendida será a 5 e atingira os 261,8% da projeção.
Será que vamos confirmar um impulso?
Por enquanto a onda 4 esta muito pequena em termos de tempo, então ela poderia ainda formar um padrão lateral que pode durar algum tempo.

7 curtidas

Continuo acompanhando o Brent e com muito interesse neste ativo. Comentei que poderíamos estar formando um impulso, logo em seguida tivemos uma queda, mas o fechamento ocorreu sem perder a zona da onda 1 o que invalidaria o impulso, mas no fechamento fechamos exatamente em cima da linha. Hoje novamente tivemos a mesma coisa, operamos grande parte do dia dentro da zona da onda 1, mas no fechamos voltamos para cima e ainda fazendo um candle de reversão. Por enquanto o impulso esta mantido e como faço a projeção pelo semanal ainda tenho uma gordurinha. Pelo movimento grafico, ou o mundo não esta acreditando em um acordo, ou se ele sair, não terá efeito imediato.

3 curtidas

O que poderia ser a 5.1 não bateu em 14,4x, mas no dia 27/03 chegou em 14,250 o que de certa forma valida o movimento, mas cria uma certa confusão grafica. No diario a situação ficou bastante critica, mas no semanal ainda temos que romper o valor que acabei de citar. De qualquer forma hoje foi um dia complicado, com saida de capital, dolar explodindo, juros futuros nas alturas e bolsa caindo bem. O Petroleo deu um descanso mas permanece em patamares bem alto. No caso foi apenas uma noticia que disparou tudo isso, ou seja, o nosso mercado esta muito fragil e perigoso, e a queda de juros se tornando cada vez mais distante. Só para lembrar a projeção mais branda se este cenário continuar é ver os juros na casa dos 16,0%.

1 curtida

O Ibov fez duas coisas interessantes hoje, sendo que a primeira foi testar a mma34 no semanal e considerando a natureza da onda que podemos estar (onda 4) isto é muito relevante. Somando a este movimento, no diário tivemos o teste da banda também de 34. A questão é que o movimento que vimos deste do ultimo topo se deu em 5 ondas, que é um padrão que só existe em uma correção zizzag, assim podemos estar na eminencia de uma onda “b”, que pode levar o índice até os 182.000 pts, ou um pouco antes no teste da mma34 no diário.

A questão é que se estes movimentos se confirmarem, vamos ter um momento não muito bom no índice, pois o movimento seguinte teria o alvo em 157.000 pts.

Momento muito perigoso, e mercado muito arisco, o ideal seria esperar uma definição mais clara, porque embora tenhamos um primeiro alvo da correção na casa dos 166.000 pts, uma perna que pode levar o índice até os 157.000 pts, a situação só fica clara realmente de formos buscar os 136.000 pts, o que parece improvável neste momento, então muita turbulência pela frente.

Os juros futuros continuam avançando, mas o dólar ainda esta travado, se tivermos uma mudança repentina de humor podemos estar diante de uma armadilha, ou melhor, de uma grande realização.

“Canja de galinha e prudência não fazem mal a ninguém.”

4 curtidas

Nos últimos dias estive analisando o IBOV e cheguei à conclusão que não é muito difícil chegar a 160.000 até o final do ano. Mesmo até 140.000 vejo como possibilidade razoável. Veremos.

3 curtidas

Oi @wdgi , será que você teria algum estudo/gráfico de ondas pros 30-year U.S. Treasury Bonds ? Ouvi um pequeno trecho de 3 minutos de uma entrevista de Murray Gunn, infelizmente um áudio muito curto, falando em início de onda C nesse post https://x.com/elliottwaveintl/status/2063259111274274924 e achei bem interessante.

Oi @lestrade, quem sou eu para discordar dele, mas quando avaliamos as Ondas, sempre temos mais de um cenário, e no caso busco sempre métricas. O movimento que marquei como ABC, pode de fato ser apenas uma onda A (de grau maior), e a onda que estamos desde de 2019, seria no caso uma onda B, e na sequencia teriamos uma onda C, que levaria o juros a patamares bem baixo. Mas temos uma outra possibilidade, de estarmos em um impulso e sim em uma onda C, mas dentro de uma correção que neste caso seria uma correção da onda 1.4. Observe que o canais estão perfeitos, o que poderia interromper a 1.5, e teriamos uma queda relevante nos juros, mas bem menor que a que teriamos no caso de ser uma onda C, pois estariamos em uma onda A mais de uma onda 2. No caso o que estamos vendo neste momento é uma onda 1.5 se formando como uma diagonal terminal.
Espero não ter sido muito confuso.

1 curtida

IBOV 10/06/2026

Continuo fazendo o estudo do Ibov em dolares, e o objetivo da onda 3 em 44.000 ainda não foi alterado. Temos duas situações, ou cenários. Ainda estamos na onda 3.5 e como perdemos a media de 34, o que poderia ocorrer seria uma recuperação e assim fechariamos acima da media (grafico mensal) e depois retomariamos rumo a finalização da onda 3, encerrando a 3.5. O outro cenãrio é que seria possivel marcar a 3 como completa, e só não estou fazendo isso porque a onda 3.4 teria sido muito curta, e desta forma estariamos na onda 4 do movimento maior e por termos atingido muito rapido a mma34, teriamos um retorno ao topo e depois um novo fundo na posição que estamos atualmente, formando um retangulo.
Uma curiosidade é que o movimento do Ibov esta em linha com o Di1fut, que tem neste momento a chance de fazer um retorno também formando uma plana. Depois eu posto o estudo que estou fazendo do DIFUT.

4 curtidas

PBR - 18/06/2026

O que parecia improvavel e um movimento mais longo, parece que esta se concretizando.

Após o ultimo post, o ativo chegou a subir um pouco mais. Tinhamos uma possibilidade de uma correção de cerca de 35,0% que parecia improvavel. Entretanto desde seu ultimo topo o ativo já corrigiu 25,0%, em um movimento muito rápido. Como estamos em uma 3.4 ou até mesmo uma onda 4, e bem proximos da mma34, o que seria esperado agora é uma recuperação, no caso uma onda B, antes do retorno para o objetivo em USD 14,60.
Resumindo, podemos ver uma alta do ativo, mas que deve ser observada com cautela, porque poderia ser uma onda B. Não temos ainda nenhum sinal de recuperação, mas não custa ficar de olho no movimento.

5 curtidas

PBR - 10/07/2016
O ativo continuou caindo mais um pouco fazendo a sua minima em 15,86 bem em cima da mma34, e começou uma recuperação, que a principio seria uma onda B. Agora temos dois alvos para este movimento sendo o primeiro em 18,18 e o principal em 19,62. Para que o movimento ocorra de forma “harmonica” a onda B deveria buscar o segundo alvo em 19,62 e depois teriamos finalmente o retorno de uma onda C indo buscar o alvo principal em 14,60. O movimento da onda A foi claramente em 5 movimentos o que aumenta a chance de que a correção de fato vá ocorrer.

2 curtidas

PBR - 22/07/2026
O ativo brigou durante 4 dias com a faixa de 18,18, e agora se aproxima do ponto principal que pode em teoria definir se estamos em uma onda B, ou se a correção terminou. O nosso alvo principal esta em 19,62, mas hoje ao atingir a maxima em 19,11 tocou na banda superior da Bollinger e recuou. Outro ponto que ainda gera duvidas é que o movimento interno se tiver realmente um caráter corretivo pode fazer com que o ativo busque 20,21, mesmo que seja apenas em um teste. Como sinal contrario ao movimento corretivo estamos vendo o Brent conforme tínhamos mostrado no estudo da Recv3, vem em um movimento que até agora se apresenta como um impulso com o alvo em 102,00, o que seria a primeira perna da onda 5, e como a cotação de hoje esta em 93,00, poderia gerar mais um impulso na PBR.

2 curtidas

Acabou cumprindo seu desenho …

1 curtida

Oi @lestrade, de fato o movimento vem se confirmando, porem tem uma coisa me preocupando. O gráfico semanal não mostra, mas se formos ao diário, vemos que a ultima perna de baixa se formou em 5 movimentos e é uma característica forte de um zizzag, ou um outro movimento que também pode mudar bastante o jogo, mesmo que seja por um breve período de tempo.

O Zizzag.

Eu já tinha colocado esta possibilidade em um estudo que postei aqui em 12/02/2026, dentre outras que tínhamos. Não estou azarando o índice, mas é necessário ter bastante cuidado, porque mesmo que fosse uma onda B o índice poderia voltar até a região de 187.000 pts, levando as pessoas a acreditarem que o pior passou e ai voltarmos a corrigir com bastante força. Pensando neste tipo de movimento chegamos perto do primeiro alvo que esta em 180.000 pts, e agora o importante é monitorar se o índice sentir pressão neste ponto e começar a recuar e perder os 168.000 pts. Se ficarmos no primeiro objetivo, ou seja, mais ou menos onde estamos, o alvo da correção passa a ser a região dos 150.000 pts. Para complicar mais um pouco, no gráfico semanal, estamos testando a mma34 a 8 semanas sem conseguir romper e isto é muito importante.

Neste caso estaríamos ainda na onda 4.

A Plana Expandida

Agora tem uma possibilidade totalmente diferente e estamos exatamente testando ela neste momento.

Vou até marcar no gráfico. Podemos ter feito a correção em uma Plana Expandida, e neste caso, a onda que estou classificando como a primeira de um zizzag é a onda C, que no caso da plana também tem que ser em 5 movimentos. Veja que o Ibov parou exatamente nesta região. Se for este o caso no momento poderíamos estar iniciando um impulso de menor grau que tem o objetivo pela regra de 1/3 em exatamente 198.000 pts, que foi o ultimo topo. Só que lá também é alvo de uma plana.

Aqui estaríamos em uma onda 5, que é um movimento bastante consistente com o gráfico que você comentou

A Plana

A questão principal ficou por conta da formação da primeira onda, que como falei só é visível no movimento diário, então existe a possibilidade dela ser apenas um movimento. Neste caso o índice retornaria ao topo, e ao atingir os 198.000 pts podemos estar completando uma onda 1 de um movimento de grau menor, mas poderíamos também estar fazendo uma onda B, de uma plana simples que retornaria o índice aos 167.000 pts.

Neste caso, também ainda estaríamos em uma onda 4.

Resumo

Tirando o zizzag que pode se confirmar mais rápido, os dois últimos cenários são altistas, mas devem ser visto com bastante cuidado.

4 curtidas

Ibov – 11/08/2026
Estamos trabalhando com 3 cenários corretivos, e por enquanto nenhum se concretizou. A correção mínima esperada para o nosso movimento esta em 137.000 pts, mas outros alvos vão se desenhando no contexto.
O cenário mais provável até o momento, continua sendo o zizzag e estamos perto de testar esta possibilidade, porque ao nos aproximarmos dos 168.000 pts (fundo da onda A), em um movimento único, podemos considerar que se trata de uma onda 1, devido ao fato de que a onda C precisa se formar em 5 movimentos. Então deveríamos ter alguma reação neste ponto formando a onda 2 e se em seguida rompermos o fundo o cenário se confirma tendo como alvo o movimento em direção aos 152.000 pts, o que para efeito da correção poderia ser apenas uma onda A, pois como falei antes, se consideramos que estamos em uma onda 4, o alvo é em 137.000 pts.
Se o cenário se confirmar, depois de atingir os 152.000 pts, veríamos um retorno aos 180.000 pts e então a busca pelo alvo da correção, mas ainda é muito cedo para pensar neste movimento que pelos padrões puramente de tempo em relação aos movimentos atuais poderíamos levar cerca de 36 dias para atingir o alvo da onda C, e depois cerca de 160 dias, para atingir o fundo. Estas medidas em dias são muito abstratas e baseadas apena em um conceito conhecido como simetria.
De qualquer vale a pena ficar de olho se o movimento se comportar no padrão descrito acima, onde temos a finalização da c.1, a c.2 e depois com o rompimento a onda c.3.

4 curtidas

Vale3 - 14/06/2026
Antes de falar da Vale3, o que vimos no Ibov nos últimos 3 dias, mostra que a região esta sendo muito respeitada. A principio o cenário mais provável continua sendo de que se trata de uma onda C em seu primeiro movimento e se tivermos uma recuperação neste ponto, podemos ter duas movimentações no sentido contrario da tendencia. Os alvos são todos acima de 170.000 pts, sendo o ponto chave 172.800 pts onde para manter este cenário de uma forma mais simples, não podemos ter um fechamento acima deste valor no gráfico semanal. Na verdade até podemos, mas ai podemos começar a especular que se trata de um movimento de impulso e por enquanto não trabalho com este cenário.
Só para esclarecer o movimento, precisamos usar o conceito de “blended candles” onde agrupamos os últimos movimentos;

No caso apesar da sombra superior estar ainda grande, mostra um movimento de “absorção” em cima de uma região que já tínhamos mapeado. Ter uma sombra superior menor seria melhor para esclarecer a natureza deste movimento.
Vale3 – Dolarizada
Venho fazendo estudos constantes deste ativo, e no passado, varias vezes ele literalmente me deixou na mão, mas depois que passei a acompanhar em dólares a situação mudou bastante.
No gráfico vemos o ativo em uma onda 4, em uma correção que já atingiu 25,0% de todo o movimento de alta. No momento a correção continua e temos como alvo a região marcada com o retângulo ( entre 12.21 e 10.50).
Temos alguns pontos que reforçam este movimento que no caso, são a mma34 e também a linha do canal rompido. O alvo final do movimento esta em USD 25.00 (final da onda 5).
Não é o único traçado, temos um onde o movimento terminou o impulso e neste caso o primeiro alvo ficaria em USD 11.39, então não muda muita coisa.

O gráfico em dólares e no prazo mensal esta ligado ao movimento estrutural. Para quem opera a situação neste momento é outra, e não faz sentido em outra moeda que não seja o real.
Vou colocar um modelo simples onde temos as faixas em que o ativo pode sentir pressão, ou de venda ou de compra.
No caso estas são as faixas, geradas por um deslocamento de fibo. É um método que utilizo em meu robot, para identificar operações de congestão. Temos a faixa principal de congestão em laranja e em cinza uma área que chamamos de sombra.

3 curtidas

Ibov – 21/08/2026
O movimento foi exatamente aquele que era esperado. Se de fato for uma onda B, até já atingimos um ponto que podemos considerar que ela já pode ter sido concluída. Mas a questão permanece.
No gráfico podemos ver a linha vermelha tracejada que pode ser rompida, caso o movimento ainda continue. Ocorre que o fechamento acima dela no semanal é que via novamente embaralhar o jogo.
A mma34 passa exatamente naquele ponto (gráfico diário), mas o movimento ainda pode se deslocar até tocar a linha superior do canal e ai sim que o ficamos no maior imbróglio.
Motivos para acreditar que vamos novamente entrar em um ciclo de alta, eu desconheço, mas sabemos que tudo pode acontecer e em se tratando de uma onda B. Existem outros cenários que ainda podem ser acionados, mas vamos com este por enquanto.

A onda B, é muito interessante. Se você gosta de especular ela é ótima. Se você pensa em posicionar em um ativo, pode causar prejuízos enormes. O desenho é apenas uma apenas a ampliação que pode explicar o movimento que vimos esta semana. Estou utilizando somente os marcadores de Fibo padrão. Observem que o recuo se deu exatamente no toque de 161,8%. Incrível não é mesmo. Por esta projeção estamos indo buscar a projeção limite de uma onda B, mas fazendo isto como se fosse um impulso. Sabem o que é isso? Tecnologia. São movimentos produzidos, na verdade orquestrados. Objetivo? Simples. O antigo conceito de suporte e resistência mudou para região de liquidez, ou seja, se eu aprendi que um suporte é a região onde coloco meu stop, o mercado sabe que ali é um ponto que você esta querendo vender barato. Então é só pressionar o mercado neste sentido e então “encher o carrinho”, e depois produzir uma reação e então realizar com um bom ganho e deixa o mercado voltar a sua tendencia. A parte digamos assim mais sinistra é que neste tipo de movimento a onda 4 aprofunda um pouco mais e depois vai ao mesmo objetivo, só que ao invés de ser a projeção de um impulso, são exatos 100,0% da onda A, completando um ABC na formação da onda B. Sei que parece papo de maluco, mas não é não. Demorei muito a entender isto, mas depois ficou claro. São movimentos fáceis de manipular em uma bolsa pequena como a nossa, onde poucos players se utilizam de movimentos bem básicos para fazerem o que querem.

4 curtidas

Diante destas absurdas e sucessivas altas fortes dos últimos 11 dias úteis seguidos , essa projeção traçada ainda se mantém ?

Boa tarde @a103.

Estou com um problema para acessar o fórum e já tentei contato mas não consegui ainda um retorno, por acaso hoje estou utilizando um micro mais antigo e consegui acessar.

Embora seja estranho falar em correção neste momento, depois da forte alta produzida especialmente pelo ruido politico, ainda estamos em uma onda 4, que fez em sua primeira perna a correção mínima, mas que devido a natureza da onda 2, tende a se alongar por um bom período.

No post de 28/07, coloquei 3 cenários corretivos, sendo que no primeiro poderíamos ver o índice retornando até os 187.000 pts, ainda dentro de um padrão zizzag, e até alertei que esta situação fosse observada com bastante cuidado.

Ocorre que dá forma que o movimento armou, parecia que já tínhamos iniciado a onda C e isto não ocorreu, ou seja, no meu ultimo post mostrei um avanço até os 175.000 pts onde estaríamos na C.2 e este cenário (de tempo menor) foi desconfigurado, mas o cenário principal onde podemos estar em uma onda B, continua bem valido, e como hoje chegamos bem perto deste número, o cenário 1 ainda é valido, na verdade todos são, o que eu fiz foi de certa forma me precipitar em dizer que a onda C poderia ter começado e isto não ocorreu.

O Movimento esta exatamente no ponto de decisão, porque se fecharmos acima de 187.000 pts e nos afastarmos, ai sim a possibilidade de vermos cenário 1 se confirmando diminui, mas por enquanto todos os cenários são validos e para efeito de marcação ainda estamos em uma onda 4, e bem afastados da mma34.

Então respondendo a pergunta novamente. O cenário onde já tínhamos dado inicio a onda C foi descartado, mas o cenário principal que no caso temos 3 corretivos, todos estão validos, e ainda estamos conceitualmente em uma onda B, dentro de uma onda 4, que deve perdurar por um bom período, a menos que tenhamos algum fato novo e tenhamos um rompimento consistente dos 200.000 pts, e aqui tem um fato interessante,

Tenho acompanhado os gráficos em dólares, e um cenário que eu descrevi a algum tempo atrás aqui no fórum, mostra uma inconsistência entre o gráfico na moeda americana com relação ao gráfico em Reais.

Ocorre que no gráfico dolarizado a onda que estamos é uma 3.4, e no caso a onda 3.2 foi bastante longa então existe a possibilidade de que ela já tenha terminado e podemos estar iniciando a 3.5 que tem o objetivo em USD 44.000, ou seja, é uma situação totalmente diferente, onde ainda estamos dentro de impulso de prazo menor. Ocorre que neste momento a formação interna mostra duas situações, sendo a primeira a continuidade do impulso terminando em USD 40.000, bem abaixo do alvo principal e por outro lado mostra que neste momento estamos no alvo de uma perna de correção.

Então temos duas situações, e dois números para monitorar

Neste micro não tenho como fazer um gráfico, quando conseguir resolver o meu problema de acesso e coloco aqui.

4 curtidas

IBOV – USD 04/09/2026

Parece brincadeira, mas a minha senha voltou a funcionar, então agora eu posso postar o gráfico.

O desenho é bem simples e a marcação das onda em azul mostram o movimento principal onde temos o alvo da onda 3 em USD 44.000.

Já na marcação em laranja temos a formação da onda 3, e no caso estaríamos no movimento 3.4 ou 3.5. Existem duas possibilidades nesta formação menor, onde a 3.5 já se iniciou e neste caso o alvo esta em USD 41.000 (não em 40.000 como falei ontem) ou então como podemos ver apenas em um prazo menor, estamos terminando a onda B exatamente na correção de 61,8% e neste caso o alvo esta em USD 29.000. Mas terminando a onda B da 3.4.

Alinhando o gráfico com a projeção em reais.

Ai tem um caso bem curioso. Existe a chance da 3.5 ter sido interrompida em 40.000, ou seja, tal como temos no Ibov estamos na verdade na onda 4, e o 29.000 aparece duas vezes. Primeiro como alvo básico de uma onda 4 e segundo por ser exatamente o topo da onda 1 o limite de correção da onda 4. Neste caso diferentemente do que falei ontem, o gráficos estão de certa forma alinhados.

6 curtidas