Avisos de Compra e Venda & Debate Sobre Carteiras

SNSL3, não tem registro dos resultados da bovespa há mais de 10 anos. O máximo que tem é até 2009. Então pegando o lucro liquido anual desde 2009 até 2017 temos:

snsl

Em termos de crescimento, comparando com o resultado anual anterior, nos últimos 3 anos apresentou queda:

snsl2

Isto deu um CAGR de 11%.

2 curtidas

Aproveitando o tema, o que vocês acham atualmente da CVCB3?
Vejo que ela é pouco comentada por aqui.

Com as quedas expressivas recentes, creio que ficou em um patamar interessante, por volta dos R$40, dado o background da empresa. Porém o P/L não é baixo, assim como o P/VP.

O que acham quanto a isso? Gostaria de entender melhor até onde esses indicadores são realmente relevantes, pego como exemplo a UGPA3. Possui PL 19,78 mas mesmo assim é o maior peso da top picks. Qual é o racional por trás disso, nesse caso?

Enfim, indagações de um ignorante. haha
Grato!

2 curtidas

Desde 2005 a Senior Solution executa uma estratégia de consolidação que resultou na compra de nove empresas e em treze anos consecutivos de crescimento, com média anual de 29,4%.

Fonte: Suno Research em https://www.sunoresearch.com.br/artigos/radar-snsl3-venda-acoes/

1 curtida

Não mostram os dados que fizeram p/ esta conta. Além disso nem sequer citam que crescimento é este!? É crescimento da receita? ebitda? lucro? dívida?
Tb não citam a queda no lucro líquido, mas fazem questão de mostrar a evolução do “lucro liquido ajustado”. Análise bem tendenciosa…
Enfim, com os dados que tem na bovespa, desde 2009, o crescimento está longe disso, e nos últimos 3 anos o lucro liquido vem em queda, conforme mostrei nos números.

4 curtidas

Vou postar na sequência uma análise de CVCB.

Sobre UGPA, isto se deve pq ela tem um passado de crescimento forte e consistente, mas em 2017 sofreu uma redução deste, com queda de -4%.

ugpa

Além disso possui um bom potencial de valor e crescimento:

Empresa UGPA3
Cotação atual 45,50
Preço alvo pelo PSBe esta em 100,48 com potencial de crescimento de 121%.
Pelo FCD, utilizando uma taxa de crescimento de 12% ano, p/ os próximos 5 anos, com 8% de taxa de desconto, chego a um valor de 69,67.
Na cotação atual, e considerando uma perpetuidade de 0, o mercado esta precificando pelo FCD um crescimento anual de 11% p/ os próximos 5 anos.

5 curtidas

CVCB3 - A empresa vem com um crescimento forte. O lucro liquido de 2017 subiu 26% frente 2016, porém de 2015 p/ 2016 ele permaneceu estável. Ela tem conseguido fazer aquisições de outras empresas, e mantido o endividamento sobre controle. Resta saber até quando vai ter folego p/ isso.

Não tenho ideia da estimativa de crescimento futuro p/ a empresa, mas vou estimar o seguinte:

Empresa CVCB3
Cotação atual 40,20
Preço alvo pelo PSBe esta em 30,21 com potencial de crescimento de -25%.
Pelo FCD, utilizando uma taxa de crescimento de 12% ano, p/ os próximos 5 anos, com 8% de taxa de desconto, chego a um valor de 50,59.
Na cotação atual, e considerando uma perpetuidade de 0, o mercado esta precificando pelo FCD um crescimento anual de 16% p/ os próximos 5 anos.

A empresa está com pouco potencial de crescimento, nesta estimativa, e sem potencial de valor.
Diria que a empresa não está barata, mas tb não está cara. Se ela conseguir crescer seu lucro nos próximos 5 anos acima de 15%, aí sim estaria barata.

O maior problema que vejo na empresa é, ao contrário de UGPA, sua baixa proteção de mercado. É um setor que pode facilmente perder mercado p/ outra empresa que surgir, especialmente levando em conta uma empresa digital. Além disso a tendência com o tempo é de migração deste tipo de serviço cada vez mais p/ a internet, onde a concorrência por preços é muito maior. Esta fragilidade no negócio, citando o Taleb, é um pto a ser ponderado para quem for investir.

7 curtidas

CADU,

acho que vi vc postando algumas restrições à CGRA4, não foi?
Digo isso pois tenho ela em carteira há algum tempo, mas estou pensando em vendê-las.
Se puder tecer algum comentário…

obrigado!

1 curtida

@cadu estou pensando em inserir BRIV4 na carteira. Apesar da baixa liquidez, você já fez alguma análise desta empresa? Se sim, poderia tecer alguns comentários? Obrigado

1 curtida

São dois fatores que me fizeram ficar longe de um investimento em CGRA:

  • ser uma small cap sem governança corporativa
  • acredito que GRND seja uma empresa mais atrativa no setor

É uma boa empresa, e está muito barata. O risco se deve ao fato de ser uma small cap sem governança. Por conta disso, somado ao fato de ter baixa liquidez, qualquer investimento em BRIV tem de ser com baixo capital, pois representa um risco maior.

2 curtidas

Boa tarde!

Alguem saberia me dizer qual a diferenca entre RAIL3 e RLOG3? Andam juntas…

1 curtida

São ambas empresas da mesma controladora.

1 curtida

Essas informações foram passadas pelo RI da própria empresa, se mandar e-mail eles podem esclarecer.

A muito tempo assisti um vídeo do RI da SNS, mas não lembro de cabeça do que se trata, caso encontre o vídeo informarei aqui.

1 curtida

Mas comprando RLOG3 seria a mesma coisa que ter RAIL3? ou tem alguma participacao em negocios diferente?

1 curtida

Tô pensando em comprar brsr, só que to em dúvida se vou de brsr3 ou 6. Gostaria de alguma opinão

1 curtida

Boa tarde!
Compra de RNGO e SDIL. 80,10 e 86,00 respectivamente.

1 curtida

Cadu SDIL11 está com potencial de alta ?

1 curtida

Cosan é a controladora. A princípio não vejo diferença. Mas não acompanho a empresa, tem de analisar melhor o estatuto delas, pois o negócio é confuso. Já fizeram fusões, e depois encerraram alguns acordos feitos com acionistas. Não sei em que pé está isso.

Hoje a 6 está mais barata.

Está sim. Sdil junto com Grlv seriam atualmente os Fiis mais atrativos do setor de logística.

1 curtida