Avisos de Compra e Venda & Debate Sobre Carteiras

Fechou a 15,20, alta de quase +25%. Ainda não vendi, quero fazer perto dos 18.

1 curtida

Pessoal está dando compra:

1 curtida

Eu comprei a 15 reais, já estou ganhando uns troco… mas com o movimento de final de ano é capaz que chegue nos 18 reais que dá 20%

1 curtida

Está em um bom pto de compra mesmo.
De negativo tem a perda da MME200, que pode sinalizar p/ um viés de baixa de LP. Mas do pto de vista de valor, está bem atrativa.

O bom é que a média do semanal está dando compra…

1 curtida

Voltando a um tema que conversei há pouco tempo atrás com um colega, e surgiu novamente, o porque de termos no topo do ranking da plataforma Pense Rico muitas empresas de baixa liquidez.

Eu faço esta defesa com base em 3 ptos. São eles:

  1. Resultados. Boas empresas de baixa liquidez, as small caps, tendem a apresentar melhores resultados do que as blues chips no longo prazo. Um fator que mostra isso é só comparar o índice Small Caps com o IBOV. Só neste ano, o indice Small já rendeu o dobro do que o IBOV, com +45% contra +23%. Na rentabilidade acumulada que controlo pela CAFI, o índice Small rendeu quase 3x mais, com +121%, contra +44% do IBOV;

https://forum.penserico.com/uploads/default/original/1X/4044cde9d2c21eaf510efa3966a82205d22de304.PNG

  1. Baixa liquidez é realmente um problema? Para nós investidores pessoa física não (a não ser que vc seja o Barsi, que investe com bilhões). Pelo contrário, esta é uma vantagem que nós investidores PF temos frente aos grandes fundos, pois nós temos agilidade. Por operarmos com menos capital, podemos facilmente entrar e sair de uma empresa com baixa liquidez, e com isso ampliamos nosso leque de oportunidades na bolsa. E o fato dos grandes fundos geralmente não investirem em Small Caps gera um desconto no preço destas, o que me leva direto p/ o último pto do meu argumento;

  2. Analise fundamentalista, focada em Valor, tende a favorecer small caps. Quando elaborei o ranking, fiz pensando em buscar empresas descontadas e atrativas do pto de vista de Valor, o que o Buffett chama de “comprar uma nota de 1 dólar com 0,50 centavos”. Por isso no ranking da plataforma, a maioria das empresas no topo são small caps. Lógico que neste processo acabam aparecendo empresas com maior risco também, como estatais, mas cabe ao investir usar o ranking como um filtro, uma pré seleção de empresas dentro de um universo grande, para aí sim se aprofundar na análise das ações escolhidas.

1 curtida

**Boa Noite, **
Minha carteira composta pelo seguinte:
ABEV3, BEES3, CMIG3, FRAS3, ITSA3, ITUB3, PETR3, POMO3.
FII´S
BCFF11B, BBPO11
TESOURO DIRETO. IPCA+2035( taxa de compra 6%, esperando os 4% ou o mais próximo para ganhar com a taxa na venda), SELIC 2021. ( Emergência )

Estudando mais alguns FII, para fazer um aporte maior.

Tesouro direto já tenho a 1 ano e 3 meses. Acoes inicie em fev/2017.

Sempre é bom ouvir as palavras de pessoas mais experientes…

1 curtida

Seja bem vindo!
Então @laneslevy, tem alguns ptos que não gostei da carteira. Ela está muito voltada p/ empresas de crescimento. OK, com o IBOV em alta, e já precificando a retomada da economia, certamente ela está rendendo bem. Mas pensando a longo prazo, eu pensaria em mudanças, especialmente incluindo mais empresas de valor nela.

Eu não gosto de investir em estatais, então já cortaria CMIG e PETR. No caso de BEES eu até acho válido o risco, pois está bem atrativa do pto de vista de valor.
ITSA e ITUB na mesma carteira não tem o pq, pois ITSA é praticamente todo o investimento em ITUB. Eu venderia ITUB e ficaria só com ITSA, ou diversificaria com outra empresa.
POMO é uma empresa que ainda não se recuperou em termos de rentabilidade, e que é muito dependente da economia interna. Caso a recuperação do PIB do Brasil realmente ocorra, aí sim a empresa se beneficiará bastante.

Os FIIs estão bons.
O tesouro direito não vejo como atrativo já tem alguns meses, eu pensaria em vender e comprar FIIs.

2 curtidas

@cadu, primeiramente MUITO OBRIGADO,
como falei, é sempre bom ouvir de quem tem mais experiencia.
Montei essa carteira a partir dos meus humildes estudos.
Sim estou tento um bom retorno, mas pelo que eu leio, tive sorte, pois a BOVESPA esta em alta.
Sobre as estatais, meu pensamento foi , GASOLINA e ENERGIA ELÉTRICA, sempre se precisa. Mas não tive um bom retorno na parte da CMIG. Já na PETR se eu sair, vou sair no lucro, pois comprei a R$13…
ITUB/ITSA, não tinha visto por essa lado… Como não tinha mais dinheiro para comprar ITUB, entrei em ITSA. Vou estudar mais e diversificar, pois se o Itau sobre uma desvalorização eu fico duplamente prejudicado.
Sobre a POMO3, estava eu conversando com meu pai ( índio velho ), e chegamos na conclusão que: Mesmo com veículos elétricos, as carrocerias, dos caminhões e micro-ônibus, alguém terá que produzir. Ótima analise não?! hehe
Vi também que a Margem Bruta da POMO3 vem baixando. Não entendo muito , mas isso não é bom pelo visto.
Como vc mesmo falou, precisamos de uma Recuperação.
Tesouro foi o inicio, e como um ativo de segurança, pois a taxa de juros esta em 14¨%, Achei espetacular, mas depois de lidar com Ações, fiquei muito surpreso com o rendimento.
Vou ficar de olho no site, no fórum e nas noticias, estudar mais um pouco e mudar a carteira.

Agradecido pelas palavras

1 curtida

Olá,

Tenho ITSA3, EGIE3, EZTC3 e GRND3 e estou querendo aportar no próximo mês em outra diferente.

2 curtidas

Ola @alexriba
a carteira está bem diversificada, e com boas empresas.
Para uma nova ação, vc poderia pensar em aumentar a concentração no setor financeiro, com ABCB4 ou BBSE3, ou no setor elétrico, com TAEE11 ou ALUP11.
Ou ainda, poderia começar a pensar em diversificar tb com FIIs, neste caso o mais indicado seria o BCFF11B, que é um fundo de fundos, e ainda está com um bom preço.

4 curtidas

Qual seria o preço para entrada no BCFF11B?
Obrigado

1 curtida

Até 80,00 eu ainda compro BCFF11B. Acima disso só mantenho na carteira.

3 curtidas

Boa tarde, qual quantidade máxima de empresas na carteira acham ideal? No momento estou com abcb4,alup11,bbse3,egie3,grnd3,itsa4,mplu3,taee11,ugpa3 e flry3 e de fiis: abcp11,aeffi11,bcff11,figs11,rngo11,saag11,sdil11,xpcm11. Todas estudadas com base nas indicações aqui da pense rico, esse mês pretendo incluir itsa3 e aportar em abcb4,mplu3,grnd3 e bbse3 e em alguns fiis. O que acha , mudaria alguma coisa?

1 curtida

Oi @shefinho,
não existe uma quantidade máxima de empresas p/ se ter na carteira, na verdade nem mínima. Tudo depende mais da quantidade de capital que vc esta investindo, e do quanto vc quer diversificar. Uma pessoa que vai investir 1 milhão de reais precisa de uma diversificação muito maior do que alguém que está investindo 1 mil reais.

Eu prefiro seguir mais a linha do Graham, de diversificar bem a carteira, por isso gosto de ter muitas ações e Fiis (estou com 26 hoje). Mas tb tem de ter em mente que quanto mais ações na carteira, mais difícil fica p/ acompanhar todas, embora a AF facilite isso. Por isso se for diversificar muito, tem de ser bem organizado no monitoramento delas.

Quanto a sua carteira, está muito boa!

3 curtidas

Valeu Cadu.

1 curtida

Pessoal fazendo uma análise de Eztec: próximo dá média de 20 (suporte natural) pode ver que ela reage bem nesse ponto… obv nas alturas… para cima da média de 200, ótima empresa do segmento.
Fibonacci próximo da compra nos 61,8%

2 curtidas

Comecei meus investimentos em renda variável a uns três meses. Montei nesse tempo essa carteira: EGIE3, ABEV3, TAEE11, GRLV11, MXRF11. Alguma sugestão pra esse mês? Pensei em comprar mais de TAEE11 ou comprar MPLU3. Sei que pra diversificar MPLU3 seria a opção, mas tenho uma opinião de consumidor, sempre estou usando meus pontos pra viajar e a multiplus nunca oferece a melhor opção perdendo para as outras três opções.

1 curtida

Ola @sempressa,
Bacana o seu feedback sobre a Multiplus. E sem dúvida bossas experiências como consumidor influenciam nossa decisão de investimento.

Sua carteira está boa, embora do pto de vista de valor não veja muita atratividade em ambev.
Eu iria sugerir para vc diversificar colocando alguma empresa do setor financeiro. Isto pq hoje, as maiores barganhas estão ou no setor elétrico, que vc já está bem concentrado, ou no financeiro. Neste, eu pensaria em uma destas: BBSE3, ABCB4, ou ITSA3.

1 curtida

Obrigado pela resposta @cadu. Ambev comprei a R$18,82, foi a primeira que comprei. Já tinha olhado ITSA3, vou olhar essas duas outras opções pra fazer uma escolha.

2 curtidas