CGRA4 - Grazziotin

Não achei tópico da empresa, e nem vi ninguém comentando nada, apesar de vários foristas sócios… Saiu o resultado do 3T19… not bad. Retomando crescimento e mesmo padrão operacional…
Segue com a parte do agronegócio que nunca entendi direito, mas ok.
Minha única posição no varejo (fora fiis de shopping)… pra mim está tudo caro ou ruim, menos a grazzziotin, que sempre foi mediana. Plano é ficar mais um pouco aproveitando drivers como recompra de ações e retornos fiscais. Mas tenho pouquinho… uns 4-5% da carteira de ações

Quem mais nela? Qual a estratégia de vcs…

Screenshot_20191103-182504_Drive

Melhorou, tinham aberto muitas lojas, senpre demora para maturar. Ainda não vi o resultado completo. Pensei que a restituição do PIS/COFINS já fosse sair nesse trimestre. CGRA nunca encanta, nunca decepciona, estou desde de 2010 nela, já não tenho mais estratégia rs.

1 curtida

Pois é…

Tem um valor de mercado de 485mi (430mi de valor de firma), com 340 lojas, uma boa força regional, além de finaceira, imóveis e umas fazendinhas … Se for comparar com os Big Players, MGLU 70bi (e 1000 lojas), Renner 40bi, Americanas 37bi, B2W 25bi e até a VVAR em 10bi… tem um certo potencial interessante pela frente… apesar de que enquanto essas cresceram, essa aí estacionou, segue vendendo no carnê, e tem atipicidades como só 15% das vendas no cartão…

Deixo por aí como reserva de valor… Paga uns 4-5% de dividendos, está negociada abaixo do PVP, tem ativos físicos reais, uma marca ok, e boa exposição em cidades de médio porte. Podem talvez se digitalizarem e virar uma empresa de varejo de verdade, ou talvez ser vendida para alguma big, que queira usar sua rede de distribuição… Meu medo é a Havan expandindo para o RS, o que pode ameçar o negócio dos gringos ali… Bem, vamos ver… :wink:

2 curtidas

Particularmente não gostei das despesas administrativas e inadimplência terem aumentado.

hehehe
Nunca entrei por isso mesmo: “água de salsicha”.

Pra mim, neste setor, tendo a opção de comprar LREN3, todo o resto fica sem graça.

2 curtidas

@sr_fouquet

Estou de olho p montar posição… como vc acha q será o cenário pós covid para o setor, vc quem segue desde 2010.

Seria válido montar posição agora? Estou escasso de opções.

2 curtidas

O mais provável é que ela acompanhe o crescimento do PIB mesmo. Pode aproveitar o vazio de empresas que quebraram, mas depende bastante da administração, que não tem esse perfil. Vai se beneficiar de alguma maneira, pois deve ser o comércio mais saudável na Região Sul. Nesses 10 anos ela tem pago dividendos tão bem quanto uma TAEE e o preço tem ficado em torno do VPA. Não sei se pretendem pagar alguma coisa no próximo ano referente a este, se forem, os anúncios são em dezembro e pagamento no 2T. Hoje vejo como uma posição menor e defensiva.

4 curtidas

Vixe…

4 curtidas

Para mim essa ação é um ouro escondido na bolsa.

O pessoal não liga para ela, a grande mídia não fala dela, o pessoal não vê altas perspectivas nela. E oque isso faz? Isso acaba deixando ela extremamente barata.

Grazziotin (ticker CGRA3) é uma empresa que tem Dividend Yield médio de 5% e um Payout médio de apenas 30%. Significa que ela paga somente 30% do seu lucro e ainda assim entrega 5% de Yield aos seus acionistas!

Mas isso é só o começo. Além da empresa ter ZERO DÍVIDA (sério, uma das únicas da bolsa que tem Dívida Bruta zerada) ela passa em praticamente todos os filtros de valuation e de qualidade definidos por Benjamin Graham em seu livro: O Investidor Inteligente. E ainda mais filtros ao seu bem querer. Pouquíssimas empresas na bolsa brasileira passam nesse filtro que foi idealizado por nada mais nada menos que o mentor de Warren Buffet.

São os filtros:

  1. raíz_quadrada_de(22.5 * VPA * LPA) => Quanto maior, melhor. Ideal > 1.5 * Preço.
  2. P/L (Preço/Lucro) => Quanto menor, melhor (ideal, < 15 E >= 0)
  3. P/VP (Preço/Valor Patrimonial) => Quanto menor, melhor (ideal, < 2.0 E >= 0)
  4. Crescimento em 5 anos => Quanto maior, melhor (ideal, > 5%)
  5. ROE (Return On Equity) => Quanto maior, melhor (ideal, superior a 20%)
  6. Liquidez Corrente => Quanto maior, melhor (ideal > 2.0)
  7. Dívida Bruta/Patrimônio => Quanto menor, melhor (ideal < 50%)
  8. Valor de Mercado => Graham preferia grandes empresas (> 500_000_000)
  9. Sobrevivência: Sobreviveu nos últimos 10 anos.
  10. Estabilidade dos Lucros: Lucro > 0 nos últimos 10 anos.
  11. Crescimento dos Lucros: Lucros crescentes nos últimos 10 anos
  12. Crescimento dos Lucro Por Ação: LPA atual > 1.33 * LPA 10 anos atrás. (Calculado através da média dos 3 anos do começo e dos 3 anos do fim deste período)
  13. Estabilidade dos Dividendos: Dividendos pagos nos últimos 10 anos.

Eu tenho ela como uma boa posição.

Abraços

8 curtidas

Você avaliou a questão dos não-recorrentes? O crescimento de receita dela mal bateu a inflação de 2010 para cá. É um case regional, que não tem como abrir muito mais lojas, na verdade o número de lojas caiu 10% durante a pandemia, não consegui ver os trimestrais de 2021 para ver como ficou

1 curtida

É uma empresa muito boa e bem administrada, recomendo a leitura do “Varejo Lucrativo” do falecido Gílson Grazziotin, hoje a empresa está com os filhos. A filosofia deles é trabalhar com dívida zerada mesmo e fazem um microgerenciamento muito bom de abertura/fechamento de lojas, quando são ou não lucrativas. Recentemente surgiram com algumas novas propostas de marketing (marca, design de loja etc) que me pareceram boas. Mas é bom atentar que há alguns anos eles adquiriram uma área relevante de terra para plantio de soja em Correntina na Bahia, 12 mil ha, sendo 50% de participação com a Todeschini, que é um parceiro antigo, o balanço pode estar vindo um pouco inchado por causa disso, o que não é ruim, apenas não apresenta capacidade de crescimento orgânico como no varejo. 6 mil ha, 60 sa/ha, a uns R$160 a saca, faz R$55-60 milhões, com os preços altos, a geração de caixa deve estar em uns 20 milhões só dessa operação. Mantive CGRA4 por mais de 10 anos, era uma empresa para maratona e continua sendo, sempre pagou religiosamente seus dividendos. Fico feliz se nos mantiver informados e tiver novidades!

6 curtidas