CIEL3 - Cielo

Não achei ruim o resultado. Projeto um lucro anual de 2 bilhões (trimestral de 500 milhões) resultando em preço justo de 10,00.

1 curtida

A preocupação maior é uma OPA para fechar o capital prejudicando os minoritários.

1 curtida

Mas isso é um cenário otimista. Lembre que o LL vem decrescente a cada trimestre. Acho mais viável fechar 2019 próximo de 1.2b.

1 curtida

O balanço apresentou algumas linhas positivas, não acho que o lucro chegue neste valor, no mínimo 1,8 bilhão. Mas, realmente o risco é bem elevado.

O pessoal do Bastter deve estar dizendo para deixar os gestores se preocuparem com isso neste momento.:zzz:

8 curtidas

Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk morri !!

1 curtida

FAÇA isso não homi…vai que eles vem bater aqui pra infernizar a gente…deixem eles lá da deles kkkkkk

Eu lembro que essa ação ficou no TOP 01 no ranking bastter por muito tempo. Imagina a alma penada que fez PM nela …tenso viu.

6 curtidas

Deixa quieto é pra olhar só o balanço anual por cima pq preço não importa kkk aliás quem tem esse método agora tem que comprar Cielo a rodo pra equilibrar a carteira hein…

6 curtidas

Acredito que o grande erro do pessoal lá é ser inflexível demais, ou seja, é aquela filosofia ali e pronto.
Teve qualquer dúvida quanto a gestão, concorrência e etc, eles automaticamente já rotulam para “trade” “sardinha”…
Porém, acho algumas das premissas interessantes, especialmente a questão do foco no aporte e a de que preço para o pequeno aportador mensal não deve ser um fator tãããão crucial assim.
Dito isso, o case aqui realmente é uma prova de que essa filosofia “xiita” deixa a desejar sim, em várias situações.

3 curtidas

Coitado dos vendidos em Cielo hoje…

Chamar de sardinha é refresco. Parei de frequentar porque uma vez disse que reserva de emergência podia ser cdb com liquidez diária ou fundo di em vez de poupança e o próprio Bastter apagou meu comentário. Ali se você fala qualquer coisa contrária à religião toma ban, isso não é um fórum por definição.

9 curtidas
A Cielo também destacou que aumentou sua participação de mercado no primeiro trimestre, algo que não ocorria há mais de três anos. Segundo sua gestão, isso indica que a companhia entra novamente no trilho do crescimento. Neste sentido, ainda houve expansão de 14% na base ativa de clientes, alcançando 1,4 milhão de clientes.

Fonte: Suno Research em https://www.sunoresearch.com.br/artigos/radar-ciel3-resultados-2t19/?utm_source=WhatsApp&utm_medium=newsletter&utm_campaign=radar.20190724

Acho que essa expansão do numero de clientes é que deve estar sustentando esse otimismo na CIEL3 desde o relatório. Particularmente eu tô comprado no 7,30 e pretendo segurar um pouco ainda

Para poder contrabalançar o aumento dos custos, redução das margens, do yield da receita líquida e endividamento a Cielo terá que correr atrás de clientes e buscar outras formas de receita (como as antecipações, empréstimos etc).

Como o produto é uma commodity, então o ponto central é custo/preço. O diferencial de empresas assim será a gestão interna combinada com eficiência operacional (por exemplo, Porto Seguro).

Eu acredito que esses diferenciais que muitas estão criando não agregam muito valor ao produto (software de gestão etc), pois o setor de varejo tem margens muito apertadas. Um sujeito que compra um iPhone está mais interessado nos diferenciais do produto, já um comerciante/empresário quer um produto que funcione combinado com agilidade, praticidade e bom preço/custo.

Algo que considero importante é que não vejo Cielo para longo prazo. Talvez médio prazo.

1 curtida

Algum comentário sobre a Cateno? Parece ter sido um movimento chave da Cielo.

CIEL3 - 2T 19

Resultado segue fraco, decrescente, sem nenhum sinal de reversão.
O mercado se animou um pouco com o balanço, pois mesmo a empresa reportando quedas fortes no lucro, a base de clientes aumentou em 14%, após anos em queda. Mas isso ao meu ver tem um peso muito pequeno ao passo que este aumento não agregou valor na rentabilidade. Continuo sem ver nenhum sinal mais forte de estabilização nas quedas, ao meu isso isto vai prosseguir ainda.

Este gráfico mostra bem isso, com o valor de mercado despencando, ao passo que o P/L segue caindo junto, pois o lucro também foi retraindo.

ciel3

Empresa CIEL3
Cotação atual 7,62
Preço alvo pelo PSBe esta em 16,49 com potencial de crescimento de 116%
Pelo FCD, utilizando uma taxa de crescimento de -10% ano, p/ os próximos 5 anos,
com 9% de taxa de desconto, chego a um valor de 8,74
Na cotação atual, e considerando uma perpetuidade de 0, o mercado esta precificando pelo
FCD um crescimento anual de -7% p/ os próximos 5 anos.

Indicadores Anual Ultimo tri anualizado
P/L 8,29 12,00
P/VP 3,79
ROE 45,7% 31,6%
DY 13,60%
Margem Operacional 33,5% 30,5%

Ressaltando que o risco de fechar capital fica cada vez mais forte ao passo que segue em queda, e que o P/VP está em 2,00.

5 curtidas

A Cielo emitiu R$ 3bi em debêntures, mesmo com a queda contínua nos lucros. O endividamento da empresa ainda está em um nível aceitável ?

Em que sentido?

Vai depender do desempenho da receita e do lucro daqui para frente. Eu puxei os dados das Demonstrações Contábeis, ajustei e converti para anual. O ano mais pesado será o ano de 2022.

ICJ EBIT - Índice de Cobertura de Juros pelo EBIT - em 2022 está em R$0,45 por R$1,00 de dívida (Quanto maior, melhor).
ICJ EBTIDA - Índice de Cobertura de Juros pelo EBTIDA - em 2022 está em R$0,64 por R$1,00 de dívida (Quanto maior, melhor).
EFPPD - Esforço Financeiro para Pagamento de Dívida - em 2022 ela vai precisar gerar R$2,22 a mais na receita bruta para pagar toda a dívida (Quanto menor, melhor).

image

Um livro muito bom para analisar endividamento de empresas é esse abaixo.

6 curtidas

De sobrevivência a longo prazo. Vi algumas empresas estrangeiras que tem esse tipo de estratégia. Pesquisando, dá para ver que meios de pagamentos é um setor cheio de nichos e nuances que podem ser explorados.

3 curtidas

Isso é fato Sr_Fouquet. Estava estudando sobre a entrada do Google, Samsung e da Apple nesse setor e o que percebi é que está ocorrendo a entrada de mais intermediários nesse segmento. Cada um atua em segmentos específicos desse setor. Eles estão substituindo os cartões pelo o smartphone. Ou seja, o smartphone será um celular, cartão de crédito e débito ao mesmo tempo. O ponto interessante é que eles estão atuando dentro das suas competências e eles tem um fosso competitivo em si (por exemplo, quem tem iphone vai usar o Apple Pay e não tem como a Samsung ou o Google tomar esses clientes). Já o Facebook quer ser a moeda desse negócio. Algo interessante que poderá ocorrer no futuro será as fusões, aquisições e parcerias, pois sai muito mais barato já pegar uma empresa que está no setor do que criar uma nova.

3 curtidas