Coronavirus - informações oficiais

Grafico (do tipo bar race) com o numero de mortes novas registradas diariamente do COVID (usando media movel): COVID-19 Novas Mortes diarias, media movel com janela de tamanho 5 | Flourish

3 curtidas

deve ser um site esquerdista q bombou as mortes no br…só pode…globo lixo.

1 curtida

Faltou ser pro proporção de habitantes.

4 curtidas

Seria bom se atentar pro texto, que montou uma manchete sensacionalista, com base neste dado:

“o período entre 13 e 20 de maio.”

Se quiser um gráfico real e atualizado: COVID - Coronavirus Statistics - Worldometer?

E aqui o gráfico em log:

1 curtida

Em outros períodos a Suécia também ganhou o 1º lugar. E na comparação com os países vizinhos então…

1 curtida

Ficar querendo impor manchetes conclusivas com base em um período pequeno de dados é piada.

Sobre a comparação com os países vizinhos, estes adotaram isolamento ou lockdown. Ou seja, vão “achatar” a curva, diminuem o pico, mas aumentam o tempo de exposição da epidemia. Isso sem nem contar o efeito devastador na economia.

A mídia quer de forma desesperada provar que o caso da Suécia foi um desastre, mas quando vc olha gráficos comparativos de forma ampla (que não sejam maliciosos querendo provar o seu viés), vc tem uma ideia real da coisa - Coronavirus - informações oficiais - #1835 por cadu

OBS: no link que postou, lá no meio do texto: "No curso de toda a pandemia, porém, Bélgica, Espanha, Itália, Reino Unido e França ainda estão à frente da Suécia. "

OBS2: este link que postou usa o MESMO período pequeno de tempo do primeiro link que vc postou e eu critiquei, seria bom ler o texto antes, e não somente a manchete. É exatamente este tipo de coisa esdrúxula que a mídia usa como artifício pra querer provar algum argumento do seu viés.

4 curtidas

Também concordo que a manchete é bem sensacionalista, mas acho que o gráfico normalizado pela população é mais importante que o número de mortos por milhão… o número atual é só uma fotografia, e enquanto a curva continuar com a inclinação grande vai continuar subindo… Por exemplo, passamos a Alemanha em número de mortos por milhão, e a uma semana estávamos bem atrás…

Com base que o que piora a situação para mim é a falta de leitos e não o vírus por si só, o que parece mais inteligente a se fazer é liberar/fechar as regiões do país de acordo com a taxa de novos casos e o número de leitos disponíveis (vi que alguns estados já estão fazendo isso)…

Agora, sobre economia, saiu um estudo (ainda não revisado) que fala mais o menos o que eu falava aqui, que o problema maior é sim o vírus e o medo que ele gera nas pessoas, mais do que o Lockdown. Não tive tempo de ler, mas parece que a atividade econômica da Suécia caiu 25%, contra 29% da Dinamarca. Tem que ver se não tem nenhuma pegadinha…

2 curtidas

Só lembrando que a economia da Suécia tem uma boa dependência estrangeira, então já teria um impacto mesmo que lá não tivesse corona vírus.

Pra mim não é piada, não acho engraçado. Pesquisas científicas como a citadas tem um prazo, senão elas não teriam fim. Mas se não agrada, basta comparar com o número total de mortes da Suécia.

Ou seja, vão no mínimo evitar mortes, tentar não colapsar o sistema de saúde e ganhar tempo para um eventual medicação que funcione, por exemplo.

A culpa é da Mídia. Uma Teoria da Conspiração. A mídia, inclusive internacional, quer mostrar o que a maioria já acha. Botei fé.

Li a matéria, até engloba o período anterior, apesar de maior, mas vejamos, a Suécia teve mais tempo para se preparar que os países citados, levando em consideração a população da e o país que é a Suécia (IDH, infraestrutura, etc), ficar em primeiro lugar mundial já denota o erro estratégico no combate a doença em qualquer período que for. Mas independente de períodos, o total de mortes diz muito mais sobre as opções feitas pela Suécia.
image

1 curtida

Saiu o mapa do estudo epidemológico feito pela ufpel no Brasil

Colega, não foi pesquisa científica, mas sim uma base de dados. Pegaram um período muito curto, e usam uma manchete ocultando este fato. Não confunda as coisas…

Não teve colapso do sistema de saúde na Suécia.

Se não colapsou o sistema de saúde o país foi vitorioso. Se colapsou não.

È isto que interessa, quantidade de idosos e doenças pre-existentes são mais determinantes do que qualquer outro fator. Advinha porque no Brasil não temos pessoas morrendo em calçadas e tudo colapsando? A população brasileira é jovem, simples assim.

2 curtidas

1 curtida

Na maioria esmagadora dos países o objetivo 1º é evitar o maior número de mortes possíveis, sistema de saúde não colapsar é uma das condições fundamentais para isso, principalmente onde o sistema de saúde é deficiente. Me perdoe o exemplo, mas imagine que você tem 3 filhos precisando de respirador, mas só existe um disponível, e cabe a você decidir qual vai usar…

O que mais interessa é quantas vidas podem ser salvas com as atitudes corretas, mesmo com os agravantes de idosos e doenças pré-existentes. E no Pará e no Amazonas, pessoas morreram em portas de hospitais ou em seu lares por falta de atendimento ou de um leito de UTI.

1 curtida

Pois é, e não existe nenhum tratamento realmente eficaz. Quem precisa de ventilador, a maioria vai a óbito. Logo logo, os países que mais fecharam vão sofrer a segunda onda e talvez fechem de novo. Isso foi colocado em um estudo que saiu de Harvard, seriam 2 anos de abre e fecha, talvez isso funcione em alguns lugares, mas na maior parte do mundo entraríamos no modo mad max.

4 curtidas

Exatamente isto que estou dizendo… Lockdown é para preservar o sistema de saúde, se vc tem um sistema robusto e é organizado o suficiente, não precisa de lockdown.

O meu questionamento é, suecos e japoneses estão morrendo por que o sistema deles colapsou como o italiano ou porque já tinha predisposições?

Aí você diz, ah mais isto é cruel porque vc está condenando quem tem predisposição, e eu digo, não, estou dizendo que é inevitável o corona virus para população, é só questão de meses para que tenham contato com o virus, o lockdown apenas retarda em meses o contagio, ele não o evita, até porque tá cheio de gente em estado grave e que estava quarentenado…

1 curtida

Sim…todos - em algum momento - irão pegar… e sem falar no q tem de gente q pegou…transmitiu, ficou curado e nem soube q estava doente…ñ tá no gibi… :face_with_monocle:

2 curtidas

O grande problema é que não se sabe quanto tempo dura a imunidade de uma pessoa contaminada. Pode ser para a vida toda, mas pode durar meses ou anos.

Outro problema é que esse novo vírus é sistêmico e, nos casos mais graves, pode afetar vários órgãos e deixar sequelas, diferentemente de outros tipos de vírus

1 curtida