Dicas para economizar

Rs
Paulo Guedes curtiu isso!

4 curtidas

Verdade, tem que ser vigilante no orçamento.

Para melhor controle, estou fazendo o seguinte:

Gastos fixos: Débito automático, de preferência.

Além disso, mantenho 2 cartões de crédito, por que isso?

1º cartão(Banco Inter): Prestações de compras online ou qualquer compra parcelada, Uber que uso esporadicamente, Netflix, alguma outra mensalidade recorrente, etc.

2º cartão(Itaú): Somente pra comida (Ifood, restaurantes, lanchonetes, padaria), barzinho, PUB, cinema e qualquer tipo de entretenimento.

Desse modo, consigo controlar melhor minhas prestações a pagar e dimensiono o meu gasto com comida e entretenimento. O cartão de crédito é visto como vilão, mas quando usado de forma consciente pode ser um grande aliado, prefiro ele ao débito, pois com isso jogo pra frente a fatura.

Tem dado bons resultados, dificilmente extrapolo o orçamento e quando sobra vai tudo pro aporte :money_mouth_face::money_mouth_face::money_mouth_face:

3 curtidas

Eu faço algo parecido com cartão de crédito mas com algumas diferenças. Eu fiz um MBA de Gestão na FGV há muito tempo atrás e uma das coisas interessantes que aprendi lá foi de sempre buscar um fluxo de caixa favorável.

Ou seja sempre buscar antecipar receita e prolongar pagamentos. Lógico que tem muitos porém nisso que você tem de pesar, como taxas e juros, mas essa ideia Central é para te dar um Norte.

Então eu faço um esquema da seguinte forma eu tenho três cartões de crédito diferentes todos gratuitos e com vencimento em datas distintas. um cartão vence dia 10 outro cartão vence dia 20 e outro cartão vence dia 30. a fatura do mês corrente fecha uns 9 dias antes e uso este fator para pagar as contas com uma diferença de pouco mais de um mês, sem pagar nenhuma taxa por isso. por exemplo o cartão que tem vencimento dia 10 a fatura dele fecha no dia primeiro, então uso ele para fazer as compras do dia primeiro até o dia 10, e eu ganho aí pouco mais de um mês para pagar essa fatura, pois só virá no dia 10 do mês seguinte. por isso eu vou alternando esses três cartões nestas 3 datas.

Cabe ressaltar aqui que se a pessoa não tiver um bom controle financeiro ela pode facilmente estrapolar as suas contas e se perder nesse processo. Mas acho que isso é um fator negativo para quem usa cartão de crédito, principalmente se tem um limite alto, mas não possui um bom controle financeiro.

7 curtidas

Perfeito, isso mesmo, Cadu.

Dependendo da data de compra você “ganha” até 40 dias pra efetuar o pagamento. Isso te dá maior flexibilidade inclusive para fazer os aportes.

Pra quem tem controle financeiro, é excelente. Quando excedo meu limite, uso uma graninha que deixo em poupança pra manter o fluxo positivo e assim que entra uma grana eu reponho o desfalque da poupança, mas isso é muito raro.

Lembrando que nenhum investimento supera os juros do cartão de crédito e LIS, por isso manter uma graninha na poupança se faz importante, contrariando os incautos que criticam ferozmente a poupança, rs.

1 curtida

Boas dicas!
Eu particularmente acho que cozinhar em casa gera mais economia (basicamente uma mistura com salada nas principais refeições, o que fica bem barato…). Mas sei que dependendo do estilo de vida de cada um, isso fica inviável!
Quanto ao banco, eu uso o Next, também não tem taxa de nada, estou gostando bastante da cesta grátis que eles oferecem. E tem a facilidade de ser do Bradesco, então fica associado a um banco físico (para os mais conservadores isso ajuda rs).
Uma dica que eu daria para quem quer uma renda extra é buscar opções que dê para fazer de home office pela internet. Recentemente eu comecei a trabalhar como redatora freelancer, fazendo textos sob medida para blogs, sites, etc. É só se inscrever em sites de freelancers como Workana ou 99freelas. Pra mim está valendo bastante a pena, e no fim do mês sobra mais para dedicar aos investimentos.
Peguei muitas informações boas no blog Vida Hacker … Eu não conhecia e encontrei fuçando pra encontrar novas fontes de renda. Tem bastante coisa útil.
Espero ter ajudado!

4 curtidas

Legal a sugestão do Workana, me interessei pois tenho facilidade para escrita.

Como foi o início? Foi difícil fechar negócios? Pergunto pois para o iniciante deve ser mais difícil conseguir fechar a proposta, pois o mesmo não tem portfólio e nem avaliação.

Alguém já tentou algum desses cartões de crédito que tem cashback?

Me falaram que o da méliuz é muito bom, mas tava querendo opinião de alguém que já pediu.

Eu não curto, pois incentivam o consumo pois pra você ganhar algo é preciso comprar bastante, rs.

Dotz, Meliuz, tudo farinha do mesmo saco kk.

Não sei se alguém já disse isso aqui, mas corta o cabo.
É perfeitamente possível viver sem 200 canais que só passam “reality” show. É perfeitamente possível viver sem telefone fixo. É perfeitamente possível viver só com internet. Mesmo pagando mais caro na internet isolada, você vai economizar.

4 curtidas

Mas aí você perde Game of Thrones e Walking Dead, prefiro cortar a alimentação.

5 curtidas

Geralmente essas empresas de tv a cabo tb possuem plano de internet. Não custa nada olhar os preços dos pacotes de internet+tv. Pode valer a pena.

2 curtidas

Isso é muito pessoal, a diferença da tv com internet, com só internet o plano básico é 80 reais aqui em casa, e me permite comprar por fora o combate (+74,90) e o futebol (+109,90) que eu gosto bastante. Além de assistir a F1 quando não passa na globo pelo sportv, e o noticiário da globonews e bandnews

Então não vale a pena pra mim, para quem não faz questão, vale a pena cortar a tv a cabo.

1 curtida

Boa noite, Cadu… Estava pensando em abrir um tópico para discutirmos: compra de carro versus aluguel diretamente com as montadoras. O que acha?

Tudo bem que comprar carro está longe de ser um bom investimento, mas acho o assunto muito interessante e imagino que muitos colegas aqui têm muito a contribuir nesse tempo de transformações no setor automotivo.

Não achei nenhum tópico sobre automóveis. Pode ser um tópico mais geral tbm e lá dentro abordamos assuntos diversos relacionados a automóveis.

2 curtidas

Certamente!