Fundos Imobiliários

Cadu, obrigado pela dica.
Entrei no link que você passou, fiz a pesquisa “FIGS” como você mencionou e encontrei o que eu queria.
A informação da data exata (DD/MM/AA) de pagamento do fundo está no comunicado “Aviso aos cotistas”.
Você novamente me ajudou bastante. Muito obrigado.
Valeu!
Abraço.

2 curtidas

Planilha atualizada:

Tinha colocado a cotação p/ ser atualizada automaticamente pelo GOOGLE FINANCE, mas parece que desabilitaram o serviço.

5 curtidas

Boa !

1 curtida

MFII11 é bem ousado.

Cadu, primeiro de tudo agradeço pelo ótimo trabalho que você faz.
É meu primeiro post aqui mas já leio as coisas há algum tempo.
Na planilha um dos fundos listados é o BBFI11B. Estava olhando o regulamento desse fundo e no Art. 4º - II está escrito: “o fundo deverá alugar os imóveis do seu Patrimônio Imobiliário para o Banco do Brasil S.A. sendo admitida a sublocação, a qual deverá ser formalizada em conformidade com as regras estabelecidas no contrato de locação respectivo”, ou seja, o fundo SÓ pode alugar para o BB, sendo que o BB já havia manifestado interesse em sair de um dos imóveis (CARJ, cujo contrato vence em 2020). Sabe se houve alguma atualização nessa situação? Com dois imóveis, caso o BB saísse de um, o rendimento seria bem impactado e não podendo alugar para mais ninguém, só restaria a opção de vender.

3 curtidas

Seja bem vindo @nilsoncsj

BBFI tem dois imóveis, um no RJ, que está totalmente locado, e outro em Brasília, que está somente uma pequena parte locado p/ o BB.

O imóvel do RJ está locado integralmente p/ o BB, e teve seu contrato renovado até 2020, com uma redução do aluguel. Porém o BB já avisou que não pretende renovar o contrato quando este acabar. Por ser um imóvel antigo, e adaptado p/ as necessidades específicas do BB, o fundo terá de realizar uma bela obra de modernização após o término do contrato p/ conseguir achar um novo locatário.

O imóvel de Brasília sofre do mesmo problema, é antigo, não é bem localizado, e também está adaptado p/ as necessidades específicas do banco.

Agora com o vencimento do contrato, o fundo pode locar p/ qualquer outra empresa. O problema é que p/ tal terá de fazer uma boa obra p/ melhorar a qualidade dos imóveis. Porém corre o risco de virar um XTED da vida.

Resumindo, ao meu ver a relação risco x retorno no BBFI11 não está atrativa.

3 curtidas

Oi Cadu, comprando-se FIGS11 hoje, ainda recebe-se os proventos do dia 13/04?

1 curtida

Recebe sim, hj é o dia COM dividendos dela.

1 curtida

Cadu, esses fundos de papéis “normalmente” giram em torno do valor patrimonial, não?

SE sim, uma boa estratégia não é comprar um que esteja abaixo, sei la 0,95/0,96, 0,97 e vendermos quando estiver a 1,02… 1,03 para comprar um outro que esteja abaixo, para vender por cima, etc…

Claro, é uma estratégia simplista, mas acha que pode dar certo? No casos dos FIIs de papel.

3 curtidas

Sim, em termos gerais seria isso mesmo.

1 curtida

Tem que ver que historicamente alguns fiis giram mais acima ou mais abaixo do vp. Então utilizar o vm/vp isoladamente não quer dizer muita coisa.
O brcr11 é um que acho sempre fica abaixo.
Fora que avaliações patrimoniais podem ter erros.

2 curtidas

De fato @celinski, mas o @pelicano se referia especificamente os FIIs de papel.
Neste caso, o P/VP seria o principal indicador p/ ser levado em conta, visto que o patrimônio do fundo de papel é basicamente o valor dos seus recebíveis. Tanto que no ranking que montei na planilha de FIIs, os dois indicadores que usei p/ classificação, P/VP e DY, visam justamente destacar os FIIs de papel mais atrativos. Ao meu ver este é o segmento hoje que apresenta, de forma geral, um maior potencial de valorização, especialmente quando a inflação voltar a crescer.

2 curtidas

Isso. Estratégia somente para FIIs de papel.

1 curtida

Ah é vdd. Fundo papel sempre tá bem próximo do p/vp = 1 . É um indicador bastante relevante. Tinha lido depressa e não atentei. Concordo.

1 curtida

Oi Cadu,
influenciado pela tabela com ranking de FIIs que vc publicou recentemente, comprei OUJP11 no dia 27/03. Comprei mas confesso que estava com receio de comprar. Achei que iria me arrepender de não ter colocado mais fichas em MFII11 e FIGS11 (outras duas compras que fiz nesse mesmo dia). Eu tive uma surpresa quando li que OUJP11 vai pagar (dia 13/04/2018) rendimentos de $1,083 por cota. OUJP11 é um FII novo e pela tabela de histórico dos rendimentos, eu esperava que ele fosse distribuir cerca de $0,70 por cota. Estou impressionado. Vai ser meu melhor rendimento de abril. Pergunta: vc já previa um aumento? Esse valor é exceção ou podemos esperar valores nesse patamar para os próximos meses?

abraço

3 curtidas

Foi a minha taxa de retorno também, superando até AEFI11.
Fiquei de bobeira, ainda mais que ele é minha 4ª maior posição em FII. :crazy_face:

2 curtidas

Agora estou pensando em mirar nos shoppings.
Comecei mal ao entrar em set/17 no JRDM11, mas acho que o pior já passou e vou continuar.
em março comprei MALL11 e agora penso em montar posição em VISC11.
Alguém vê algum outro como boa oportunidade?

sds,

2 curtidas

Muito bom, é minha segunda maior posição em FIIs, atrás somente de CPTS11B.
Eu já esperava uma alta na distribuição, mas não neste magnitude. OUJP tem alguns recebíveis que só fazem distribuição trimestral ou semestralmente, então é comum ter algumas flutuações p/ cima mês a mês.

oujp

Mas o relatório de março ainda não saiu, só depois saberemos exatamente se foi isso que ocorreu mesmo.

Além disso, minha aposta este ano está sendo nos FIIs de papel. Isto pq a maioria deles é atrelada a inflação, que está em baixa. Mas quando ela voltar a crescer, estes FIIs aí sim vão aumentar bem a distribuição.

2 curtidas

No setor de shoppings, destaco:
MALL11, VISC11, HGBS11, XPML11 e FIGS11.

1 curtida

ancasodi,
FIGS11 é uma ótima opção. Salvo engano, ele consta na lista de indicações do Cadu. Ele é um fundo com 2 shoppings na região de Guarulhos (o fundo tem 36,5% dos shoppings). O retorno é bem alto e bastante regular nos últimos meses.

1 curtida