Fundos Imobiliários

Entrevista bem interessante com o gestor do MFII11:


É longo, mas para quem está no fundo ou pretende entrar, vale a pena assistir.
2 curtidas

Saiu o relatório da CVM com relação ao MFII 11! Só digo uma coisa, o negócio foi feio mesmo!!! Já assumi esse prejuízo, o fundo acabou

2 curtidas
  1. Nesse teor, concluímos que estão presentes fortes indícios de fraude a
    fundamentar a indigitada ação cautelar por parte da CVM, conforme mencionado no item
    “a” da Resolução CMN 702/81, em função do resumido nos itens “a”, “b”, “c”, “d”, “e”, “g”,
    “h”, “i” e “j” do item 49 deste memorando.
    Termo de Retificação GIES 0553873 SEI 19957.006941/2017-32 / pg. 7
  2. Nesse sentido, o que causa especial perplexidade à área técnica não é a adoção
    de um ato isolado e excepcional de distribuição dos rendimentos com recursos de taxas de
    ingresso que porventura fosse detectado, mas sim, o uso de tal ferramenta como um
    verdadeiro modus operandi, recorrente e cíclico, para uma gestão artificial do desempenho
    do fundo, que os descola na prática de forma completa do desempenho da carteira
    investida pelo fundo, e ilude investidores quanto aos reais riscos envolvidos no
    investimento.

Uma parte…

3 curtidas

https://www.infomoney.com.br/imoveis/fundos-imobiliarios/noticia/7527478/merito-fundo-imobiliario-piramide-voce-pode-estar-trancado-com-canibal?

1 curtida

Tenho um amigo no trabalho q tinha 120 cotas do fundo, o cara tá desesperado!!! Muito triste isso q aconteceu, quem paga o pato sempre será o investidor!! Acho q esse acontecimento manchará mto os FII como um todo!!

1 curtida

Vou deixar minha opinião aqui. Não defendo o fundo, e em nenhum momento o fiz, minhas críticas são a Cvm. Ao meu ver, ela atuou de forma equivocada, e errou ao indicar uma semelhança com pirâmide financeira. Vou desenvolver isso melhor.

Agora a Cvm está acusando o fundo de fraude. O fundo tem os balanços aprovados pela auditoria, então cabem a eles provarem com documentos que os valores no balanço são reais, e não tenho como emitir qualquer critica a respeito disso agora. Se for comprovada a fraude, que o admin sofra as devidas punições.

Agora a Cvm errou em equiparar a taxa de ingresso no levantamento de capital, sendo usada para caixa e depois para distribuição de rendimentos, com um esquema de pirâmide. Num esquema de pirâmide, os novos investidores sustentam os mais antigos que estão saindo, e tem uma ausencia de PL compatível com a empresa. Pelo entendimento equivocada da Cvm, um Fii com RMG poderia ser enquadrado como esquema de pirâmide. Isto foi um erro da Cvm.

O segundo erro foi realizar a suspensão do fundo e enitir um comunicado vago, sem apontar o qie efetivamente estava condenando. Só depos de muita pressão dos investidores que ontem a Cvm emitiu um comunicado apontando os itens questionados. Falhou novamente, da forma feita só criou insegurança.

Concluindo, se a Cvm tivesse suspendido as negociação e emitido as justificativas detalhadas no dia, e sem o equívoco de querer comparar com um esquema de pirâmide, aí sim a atitude teria sido correta. E as críticas a sua atuação só poderiam se feitas na conclusão do caso. Mas não foi o que ocorreu, e a Cvm se equivocou na forma que atuou, e no pto de acusar o fundo de pirâmide.

3 curtidas

Cadu, o que vc acha q acontecerá com o fundo??? Vc acha que o investidor não verá mais a cor de seu dinheiro?? Qual a sua opinião

1 curtida

Basicamente tem duas hipóteses, mas não tenho ideia do que tem maior probabilidade de ocorrer.

Ou a empresa comprova que os dados do balanço estão corretos, faz algumas adequações de distribuição de dividendos e novas emissões, e volta a ser negociado.

Ou as fraudes são comprovadas, e dependendo do nível da coisa ou o admin paga uma multa, ou até mesmo o admin do fundo é afastado, indicado um novo admin, e o fundo deve liquidar seus ativos e distribuir o patrimônio para os cotistas, encerrando o fundo. Não sei se pode ser indicado um novo admin para continuar tocando o fundo, após fazer todas as adequações necessarias. Tudo vai depender de, no caso de comprovada a fraude, qual o nível da coisa.

O único pto que tenho certeza é de que como os balanços foram aprovados por auditoria sem ressalvas, se teve fraude o negócio envolveu tb a empresa de auditoria.

1 curtida

Cadu, seria muito dificl voce disponibilizar no site um grafico parecido com esse dos fiis para os rendimentos das acoes? Procurei em varios sites e nao encontrei tal grafico, seria de muita serventia para ver rapidamente (graficamente) quando as empresas pagam , peridiocidade normalmente , e tamanho do pagamento, se e concentrado em um mesmo, se é diluido, etc.

A publicacao que voce fez foi essa:

E o grafico que voce mostrou e eu gostaria para acoes seria esse:

1 curtida

É uma lição bem cara essa que seu amigo está pagando, seria bom se tirasse ao menos proveito disso.
Não entro nem no mérito se o fundo ou a CVM agiu bem ou mal, as lições que tiro:

  • importância de se fazer manejo de risco, em ativos mais arriscados devemos ter posição menores (não sei quanto ele tem investido);
  • importância da diversificação, se a TAESA (minha maior posição) quebrasse hoje, perderia 12% do meu capital investido, ou seja, ficaria chateado, óbvio, mas não desesperado, e seira um valor não tão difícil de recuperar. (não sei quantos % representa esses 14.000,00 na carteira do seu amigo)
    Se vai manchar muito os FII não sei, mas amadurecerá muito os investidores.

Ps.: se for verdade(não acredito) o que o Tetzner diz, ele, que é um investidor bastante experiente está com 80% do seu capital bloqueado, com risco de virar pó.

sucesso!

2 curtidas

Eu acho o que fica de aprendizado nesse caso do MFII é a tal da DIVERSIFICAÇÃO!!
Pego o meu exemplo mesmo, tenho 20 cotas do fundo, mas isso é bem pouco relevante p meu patrimônio total!! Lógico que fico chateado como investidor, hoje 20 cotas são quase 2500 reais é $$$, servirá como apredizado!!
Mas tenho a empatia para com os cotistas que foram mais arrojados, como esse meu colega e mtos foristas q conheço q estavam com 30, 40 e até 50% de seu patrimônio!! Isso é triste, se eu tivesse nessa situação acho q vendia tudo e colocava embaixo do travesseiro!!
Muitos vão agora tacar pedra, mas pq o investidor não estudou, pesquisou sobre o fundo??? Eu posso falar por mim q pesquisei bastante antes de comprar, assisti a entrevista dos gestores, vi seus balanços, etc… E na minha humilde opinião isso vai dar uma “abalada” nos FIIS, dependendo do desenrolar!! Tô bastante curioso p saber o fim desse imbróglio todo!

1 curtida

kokao,

não existe um único ativo no Brasil que vale a pena correr um risco tão grande, colocar 50% significa que vc pode ser excluído do jogo, como vc mesmo disse, vender o que sobra e coloca no colchão.
Manejo de risco é muito importante, quanto mais arriscado, menor deve ser sua posição no ativo.
Pra mim, a maioria das pessoas que falam que são arrojados, confunde a palavra arrojo com ganância.

Ps.: se 20 cotas de MFII for bem pouco relevante para o seu capital, vc fez um belíssimo manejo de risco.

sucesso!!!

1 curtida

Pessoal, não invisto e nem nunca investi no MFII11, embora já houvesse dado uma olhada no fundo.

O grande problema que sempre existiu nele (que faz com que “pareça” uma pirâmide financeira, como disse a CVM) é que a distribuição de rendimentos aos acionistas derivavam quase que exclusivamente das taxas de ingresso pagas por ingressantes.

Isso não é sustentável a longo prazo e no final alguém pagaria essa conta, mas o grande problema é que não existe nenhuma vedação nas normas da CVM, até onde sei. Devem criar algo nesse sentido agora.

O diferencial que vejo com relação à renda mensal garantida é que esta é paga por terceiros, e não pelos adquirentes do fundo, o que excluiria a semelhança com o esquema de pirâmide.

De qualquer forma, a gestão do fundo ficava no limiar entre o inovador e o temerário (mais para este do que para aquele), em especial porque as demonstrações financeiras eram obscuras e nunca davam um retrato real das operações do fundo. Injusto, porém, os cotistas pagarem o pato, ainda que tenham errado na escolha.

Fica aqui a lição do Warren Buffet (em tradução livre): nunca invista em algo que você não entende

2 curtidas

Na plataforma temos o grafico com o histórico do lucro liquido + dividendos distribuídos.
Exemplo TAEE11

Screenshot_20180721-195431_1

2 curtidas

Sim, legal esse grafico e ja tinha visto mas ele é anual ou trimestral no maximo. Queria algo mensal se fosse possivel claro.

@ugozanchi, os resultados das empresas são divulgados trimestralmente. Não tem como fazer acompanhamento mês a mês. Quanto aos dividendos/jcp, são raríssimas as empresas que os pagam mensalmente. A única que eu conheço é o Itaú (ITUB4/3).
Obs.: Peço desculpas por meter o bedelho em conversa alheia :sweat_smile:

Que isso, pode meter o bedelho, tranquilo.

Os resultados saem trimestralmente de fato, mas nao queria saber os resultados e sim os proventos (se der para separar em cores distindas, Dividendo e JCP, melhor ainda).

Sei que tem o dividendosbr que divulga isso, e essa informacao tem na propria bovespa tb, se for entrar nos relatorios / informes tudo e possivel conseguir com algum tempo de busca.

Agora queria uma coisa mais pratica q fosse possivel acessar de forma mais automatica, assim como o pense rico faz com diversas outras informacoes (afinal tudo q e divulgado aqui nao e sigiloso, foi retirado de algum lugar publico, mas convenhamos que encontrar as informacoes de todas as empresas em um so lugar e de forma padronizada é MUITO melhor )

Enfim eu importei as informacoes da base do fundamentus que disponibiliza isso e fiz meu proprio grafico “automatizado” , so mudar o ticker e ele puxa as informacoes do novo ticker do fundamentus e assim gera o grafico automatico.

Com isso fica facil ver (e rapido) que meses normalmente as acoes pagam seus proventos (nao sao todas as empresas que tem essa peridiocidade tao evidente assim) , coloquei BBSE obviamente pq é um caso que evidencia o que eu quero.

Com esse grafico rapidamente vc percebe que ela paga sempre (pelo menos no passado tem sido assim) em fevereiro e agosto.
E que a distribuicao é razoavelmente homogena. Ou seja nao tem de pagar 80% dos proventos em um mes, e 10% em outro e mais 10% em um terceiro mes.

Para montar uma carteira que te paga rendimento mensal (distribuindo em varias acoes que pagam seus proventos distribuidos pelo ano) ajudaria muito.

Obviamente que vc nao vai escolher uma acao so pq ela paga ou nao paga provento em determinado mes, mas é mais uma informacao que eu gostaria de ter pelo menos.

2 curtidas

Mensalmente não tem como. Pegamos os dados dos balanços trimestrais e anuais, então só temos os valores distribuídos no trimestre em nosso sistema.

2 curtidas

@cadu, uma sugestão (sem querer abusar, mas já abusando): na planilha de FIIs uma informação que seria interessante e facilitaria bastante o início do processo de decisão seria colocar um campo na com a taxa de vacância nos fundos de tijolos.

2 curtidas

2 curtidas