BOBR4 - Bombril

Na verdade Hering nunca foi enquadrada como mico, e nunca teve um PL negativo. Era uma empresa operacionalmente ineficiente, que conseguiu se reestruturar dentro disso.
No caso de um mico, a dificuldade de turn around é muito superior a da HGTX.

1 curtida

Vale a pena p/ complemento esta leitura do meu colega ADP:

E achei aqui o debate que falei anteriormente, onde estavamos montando os parâmetros p/ classificação de micos: http://forum.infomoney.com.br/viewtopic.php?f=6&t=10495&start=120

Detalhe, foi há 8 anos atrás. Veja as empresas que estão ali listadas, e como elas estão hoje:

Lista final dos micos:
AGEN11 | CTPC3 | IMBI4 | RPMG4
ARLA4 | DHBI4 | INET3 | RSUL4
ATBS3 | DOCA4 | LARK4 | SCLO4
BGPR3 | DTCY3 | LHER4 | SJOS4
BIOM4 | ECOR3 | MAPT3 | SNST3
BUET4 | ESTR4 | MILK11 | SQRM4
CAFE4 | FPXE4 | MNPR3 | STLB3
CALI3 | FTRX4 | NORD4 | STRP4
CBMA4 | GAFP4 | OSXB4 | TEFC11
CCHI4 | GAZO4 | PMET6 | TEKA4
CELM3 | GPCP3 | PQTM4 | TELB4
CMSA4 | HAGA4 | PSEG4 | TENE5
CORR4 | HETA4 | RANI3 | TROR4
CPFG4 | HOOT4 | RCSL4 | TXRX4
CTAP3 | IGBR3 | RPMG4 | UNCI3
VOES4

Não necessariamente. Comparar o seu rendimento com o ibovespa não é um parâmetro de rendimento bom/ruim. É parâmetro para melhor/pior. Perceba que um é adjetivo “normal” e outro é adjetivo comparativo. Se X for 300%, então foi um investimento bom. Poderia ter sido melhor, mas foi um investimento bom de qq maneira.

Eu sempre pensei que mico fosse ativo que ninguém quer ter. Você compra e não consegue vender. Eu sempre li que isso sim é que era mico.

Site legal, mas é estranho a pessoa falar que não gosta de ativo especulativo e investir em bitcoin.

Enfim, vou continuar lendo a respeito.

Obrigado pelas contribuições. :wink:

1 curtida

A questão da rentabilidade, é sobre o custo de oportunidade. Note que se BOBR subir 300%, mas o IBOV subir 600%, eu consideraria isto um investimento ruim. Isto pq vc correu um risco bem maior, e teve um retorno bem inferior, comparado a média (IBOV). Esta questão de comparar sua rentabilidade com a do IBOV é essencial p/ saber se a sua estratégia no longo prazo está dando certo ou não.

Mico é uma empresa em situação financeira complicada, que tem riscos de quebrar. Resumindo seria mais ou menos isso. Mas certamente o fato de BOBR estar apresentando um resultado positivo, com retorno de lucro nestes últimos trimestres, é um bom sinal. Isso é inegável. Porém ainda tem um longo e tortuoso caminho pela frente até sair desta situação difícil. Eu torço p/ que consiga, pois estamos falando de empregos que podem ser perdidos, além de uma marca famosa e conhecida em todo território nacional.

Sobre o bitcoin, interessante seu pto. Nunca tinha pensado nele como mico. A questão é que na verdade o bitcoin não é uma empresa p/ se investir e virar sócio, mas sim uma moeda de troca. Então seriam conceitos diferentes. Porém muitas pessoas compram bitcoin visando valorização especulativa (provavelmente a imensa maioria), o que acaba sendo o mesmo motivo de uma pessoa comprar um mico. Então mesmo ambos tendo um objetivo parecido p/ o investidor, a concepção entre eles é diferente. Eu por exemplo sou a favor do bitcoin por questões de liberalismo econômico. Toda iniciativa legal que tenha por meio retirar o governo da jogada, provavelmente terá o meu apoio.

1 curtida

Eu não acho que ele seja mico. Só um ativo especulativo mesmo. :slight_smile:

Trabalho na área de TI, e, na empresa onde trabalho, já estão usando o blockchain para um sistema que está sendo desenvolvido aqui. Sinceramente, sem levar em consideração o fator “gasto de energia elétrica”, eu acho muito interessante utilizar o blockchain. Acho que será o futuro, porém terá que passar por algumas alterações para não gastar tanta energia elétrica quanto gasta.

Quanto a Bombril, de verdade: @cadu e @rafael, muito obrigado pelos seus pontos de vista, suas colocações… muito obrigado mesmo. Como disse, eu comecei há pouco tempo, então tenho uma estrada muito longa pela frente.

Eu estava frequentando o guiainvest, porém lá é basicamente trader querendo contar mais vantagem do que o outro. Vou ser sincero: nos primeiros 10 meses, fui trader assumido. De outubro pra cá, resolvi mudar por vários motivos. Então comecei a procurar um fórum fundamentalista.

3 curtidas

bacana @paulinho
Eu tb faço trades, opero com opções, uso análise técnica, temos até um tópico aqui sobre robô trader, mas 90% do meu capital é p/ investimentos de longo prazo focados em AF, pois acredito que se encaixa melhor no meu perfil.

Um bom tópico p/ vc dar uma olhada,e tb participar, seria o da CAFI - CAFI - Carteira de Análise Fundamentalista de Investimentos

É um projeto que comecei há quase 9 anos atrás, visando mostrar como AF poderia ser muito lucrativa no longo prazo.

1 curtida

Hummm, legal!

Eu tinha visto essa carteira, mas não tinha lido ainda. Vou ler aqui.

Obrigado!

@lord_knight, eu penso que, após ler muita coisa sobre a Bombril, olhar com detalhes alguns pontos dos relatórios trimestrais desde 2015, é um ativo com risco calculado. É tipo um “chute colocado”.

Espero que a empresa coloque as contas em dias em 2018, para, em 2019, começar a pagar dividendos. Pelo preço atual, qualquer 50 centavos de dividendos já proporciona um DY considerável. :slight_smile:

“Desvirar o PL” seria o quê? Não entendi. Desculpa.

Ah sim, sim. Eu lerdei aqui. Agora que caiu a ficha.

Empresa com governança ruim infelizmente tem destas coisas. Balanço previsto p/ ontem, mas hoje após não divulgarem este, adiaram p/ dia 28.

2 curtidas

Eu vi isso, @cadu. Realmente, eu tenho ficado bem de olho na Bombril. Acredito que muita gente saiba, mas uma das coisas que Fisher e Graham falavam era que se a empresa não dá muita atenção aos acionistas, então ela não valia o investimento. Graham escreveu até um capítulo inteiro em “O investidor inteligente” só pra tratar disso.

Enfim, por enquanto, só posso dizer que tô pagando pra ver e ganhar experiência. Hehehe. Eu realmente tô ciente do que pode acontecer no longo prazo, e a minha participação nela só cai em termos de %, já que não compro mais dela.

E tô sempre grato pelas informações, pelos textos que são postados aqui, principalmente os seus. :wink:

2 curtidas

BOBR - 4T 17
Resultado razoável. Fechou 2017 com lucro líquido de 127M, abaixo do que tinha estimado no começo deste tópico, em 145M. Cabe ressaltar que metade deste lucro é não operacional, da venda de marcas.
A receita líquida segue sem crescer desde 2015, mas graças a uma diminuição nos custos, o lucro bruto aumentou.
De positivo as despesas financeiras vem caindo, o que traz um alívio financeiro pra empresa.
O PL negativo não se alterou em nada, como já tinha sinalizado.

De fato a empresa parece estar entrando nos trilhos, mas ainda está muito longe de ter demonstrado sucesso no seu turn around. O fato da receita líquida estar empacada há anos é preocupante, e ainda tem um elevado endividamento e baixa liquidez corrente. Por outro lado, a empresa tem conseguido cortar custos e despesas. Mas ainda é uma empresa frágil e muito dependente da economia doméstica p/ continuar viva.

Outro pto, a auditoria externa aprovou o balanço mas com diversas ressalvas, provavelmente este foi o fator que fez o balanço ser adiado. Vale a pena p/ quem está interessado ler estes itens que foram citados nas demonstração financeiras.

1 curtida

Bom, o lucro estimado de 147M foi bem alto. Se pensar que a Lysoform foi vendida por 47M e o LL do 4T17 foi de 30M, o lucro dos 3 primeiros trimestres em 2017 foi um pouco maior do que 60 M (já descontando os impostos da venda marca), o que dá uma média de um pouco mais do que 20M por trimestre. O último trimestre teve um LL maior do que a média dos anteriores. Eu não sei se, no último trimestre do ano, há mais festas, e o povo compra mais detergente, “limpa coisas” etc. Pode ser por isso que o 4T17 foi melhor, mas pode ser uma tendência.
E sem contar que 47M tá bem longe de 50% do LL. Hehehe.

A RL segue sem crescer, e eu não vejo isso como preocupante já que houve LL, coisa que não acontecia há 5 anos. Eu vejo isso como ótimo, já que os custos caíram. Eu falo que a empresa tá com outra mentalidade.

E o PL negativo, na realidade, se alterou bastante. Eram -273M e agora são -146M. Talvez chegue perto de zero no final desse ano.

A liquidez corrente é preocupante mesmo. Pode acreditar: já foi pior nos últimos anos. O índice deu uma aumentada.

O ponto que me faz pensar todos os dias são essas debêntures conversíveis em ações que foram emitidas há uns 4 anos atrás. Se olhar bem, o LPA diluído é mais do que 50% menor. Em junho de 2019, mais de 60M de ações entrarão em circulação, fazendo o P/L ir pra perto de 5 (com o preço atual). Ainda é baixo, mas…

Eu tenho uma % relativamente pequena de BOBR4, e eu acredito de fato na recuperação da empresa pelos produtos que ela vende. Toda vez que vou no supermercado, eu vejo que a prateleira de Limpol fica diluída perto dos outros. O Pinho Bril é a mesma coisa. Eu não posso resumir a empresa nesses dois produtos, mas eu vejo que o modo da empresa operar é outro. E, seguindo as regras do Luis Parisotto, a Bombril é o azarão que eu escolhi.

Vou esperar o próximo trimestre. Se vier com LL próximo dos trimestres de 2017, eu acho que a Bombril vai ter entrado de vez nos trilhos.

Obs.: estou com pouco tempo nesses dias. Por um acaso, tive um tempo para reler o relatório da Bombril e escrever hoje.

1 curtida

O LL foi impactado de forma não operacional em 67M, conforme consta no próprio press release da empresa. Além da venda da marca, tiveram tb impostos diferidos entre outros, que somam este montante, dando mais da metade do LL reportado, que foi de 127M.

Sobre a não mudança no PL negativo, me referia com relação do 3T 17 p/ o 4T 17, algo que o outro forista disse anteriormente que o PL no 4T 17 iria praticamente zerar.

Mas cabe ressaltar que esta conta de P/L que está fazendo é em cima de um resultado não operacional. Se contar o lucro operacional, tirando estes efeitos que inflaram o valor, o P/L em 2019 deve ficar acima de 10.

2 curtidas

Isto foi há um ano atrás, quando analisei e disse que a empresa não era atrativa para investir. Na época estava quase na casa dos 6 reais a cotação. Hoje está a 2 reais. Este é o gráfico desde o post me criticando:

Infelizmente este tipo de investidor volta e meia aparece por aqui…

3 curtidas

E eu culpo uma década de má administração da bombril.

6 curtidas

Típico de empresa irresponsável (sempre colocam a culpa nos outros).

1 curtida

kkk…bem isso

Que absurdo!