Ouro

Abrir esse tópico, se não tiver problema @cadu para não poluir muito o que estava sendo discutido, e não ficar perdida as informações.

Aproveitar e perguntar se alguém sabe alguma corretora que negocie Oz2d ou Oz3d com corretagem baixa.

Na MyCAP, Clear e Banco inter não é possível comprar pelo HB.

3 curtidas

Que tenho conhecimento:

XP - R$20,00 por unidade
Bradesco Corretora - 0,4%, mínimo de R$10,00, sobre o valor total

Por unidade ou ordem?

Se comprar 2 lote de 10g, em 1 só ordem de compra, paga R$40?

Paga 40 no caso. Estava vendo o book aqui, Mirae, Agora, Rico, Brasil Plural (é do Eduardo Moreira, mas vai…) também negociam.

Muito caro…

Teria interesse em comprar, mas essa corretagem acho que aumenta muito o risco…

@cadu porque vc preferiu investir fora IAU ao invés de Oz2d que teria a isenção na venda de 20k mês? Foi a questão de corretagem? Menor liquidez?

No caso ETF funciona igual às ações dos EUA para IR, isento até 35k de venda mês?

1 curtida

ETFs tem o imposto de 15% no ganho de capital, tanto aqui quanto investindo no exterior.

1 curtida

Foi mais para tb ficar exposto ao dólar.

OZ2D não é a cotação em real, mas dolarizada?

Acho que não.

Conferi aqui…
O natural é ser dolarizado… o que alguns fundos fazem é um hedge do dolar em real, ganhando tb o spread entre o copom Brasil e EUA. Então, OZ2D é dolarizado.

" A flutuação em torno do seu preço varia conforme o que o mercado está sinalizando. Oscila também por expectativas no mercado internacional. Isso porque o preço do ouro está diretamente vinculado a cotação do dólar. O valor do grama do ouro no Brasil é calculado tomando por base o preço do grama em Nova York e multiplicando pela cotação em real do dólar. A cotação é dada por cada grama de ouro. Commodities agrícolas: Uma grande potência econômica no Brasil Imaginemos que o ouro esteja cotado a R$ 220,00 o grama. O valor do contrato de OZ1D nessas condições é o produto da multiplicação da cotação do grama pelo contrato total. Ou seja, 220 x 250, então o contrato de OZ1D nessa cotação custará R$ 55.000."

1 curtida

Mas o preço oz2d acompanha a cotação do ouro, e o ouro é internacional, então a cotação de IAU não tende a acompanhar a cotação de Oz2d, independente do dólar?

Sim

Vale notar que a Nymex contratualmente não garante 100% da quantidade comprada, mas admite uma margem de erro de 5%, o ouro lá também é pureza 995, e não ficou claro para mim se a cotação é para o ouro puro, como aqui no Brasil, ou para o 995. Não cheguei a analisar se o mercado pondera esses fatores ao longo do tempo. Agora mesmo há uma defasagem entre a cotação lá e aqui. Bom ver se a correlação é mesmo perfeita ou deixa margem para arbitragem.

Acho difícil ter uma diferença grande no longo prazo.

A não ser questão de taxas, custódia etc que pode da uma diferença no longo prazo.

Mas acho que se pegar a cotação de IAU 10 anos atrás, e multiplicar pelo dólar, e pegar a cotação de oz1d e pegar hoje a cotação de oz1d e a cotação de IAU e multiplicar pelo dólar, deve da um retorno próximo um do outro.

1 curtida

Tinha pensado em investir em IAU para fazer hedge em dólar e ouro simultaneamente.
Mas em razão do IOF, taxas envolvidas, spread no câmbio e, principalmente, minha falta de experiência, optei por comprar cotas de um fundo de investimentos em ouro da Vítreo.
Alguém já fez uma comparação por aqui?

1 curtida

Um colega comentou sobre ter retornos inferiores ao que se deveria ter, mas acho que não era este fundo.

Eu vejo muitos pontos negativos, mas há quem diga o contrário, então não sei:

  • O fundo pode seguir a mesma estratégia que você seguiria negociando a mercadoria na BMF, mas agora somada à custódia, que não ê baixa, ainda vai ter a taxa de administração.

  • Pode não reter o ativo, mas operar contratos futuros tentando acompanhar a cotação, assim não teria custódia, nas ainda teria a taxa de administração, e as quotas agora não teriam lastro físico, seriam operações especulativas.

  • Em todos os cenários, você perde a isenção de 20k do imposto de renda.

A Caixa também tem um fundo:

Caixa FI Ouro Multimercado Longo Prazo

O que acham desse?

Taxa de administração: 1,5%a.a.

Qual é o mais indicado para comprar: OZ1D, OZ2D ou OZ3D?

Havia comentado em outro tópico que fundos de investimento sempre sairão mais caro. É importante considerar que estes fundos terão as mesmas taxas (as vezes maiores) do que a pessoa física. Além destas taxas, que serão descontadas diretamente da sua rentabilidade sem você saber, haverá a taxa de administração. E para completar, ainda tem o come-cotas duas vezes por ano. Já li na internet um artigo falando de todas as formas de investir em ouro e citando a vantagem de investir via fundos e recomendando um fundo específico, pura propaganda. Há duas formas realistas de investir em ouro que conheço.

  1. Compra o ouro e faz o resgate físico, contrata algumas pessoas para construir um esconderijo, enterra o ouro e depois mata todo mundo. É o método medieval rs.

  2. Compra via bolsa de valores e deixa custodiado com eles, o depósito fica no BB, você paga uma taxa anual, seu ouro é segurado, não tem deságio na venda, não precisa passar de novo na fundição, acaba sendo mais barato.

Sobre OZ1, OZ2, OZ3, depende da corretagem que você conseguir. No OZ3, a não ser que seja corretagem zero, você vai pagar quase o mesmo valor do produto em taxas. No OZ2, tenho visto que sai entre 0,5% e 1%, acho aceitável neste patamar. No OZ1, é quase corretagem zero, mas você perde um pouco a chance de diluir as compras. Vai depender muito do tamanho da posição que você for montar.

2 curtidas