Política (Part 1)

Depende do resultado no primeiro turno. Se o Bolsonaro tiver um resultado expressivo, acima do que as pesquisam tem apontado, acredito que a bolsa já engrene em um ciclo de alta de curto prazo. E vice versa.

2 curtidas

tem razão, tendo um resultado entre 40 e 50 porcento. pode ser que tenhamos um segundo turno positivo para a bolsa.

1 curtida

Vc acha possível não ter segundo turno?

Ter segundo turno já é certo, provavelmente Bolsonaro e Haddad a questão é quanto vai da para cada um, se o Bolsonaro tiver uma diferença muito grande a bolsa pode da uma estivada. Se for uma diferença pequena aí deve cair forte…

2 curtidas

Não acha muito arriscado esperar o resultado das eleições com 100% em renda variável e se der “PT” liquidar tudo e enviar para a bolsa dos EUA?

Digo porque caso o PT ganhe, a bolsa deve abrir o dia depois abaixo de 60k ou até mesmo abaixo 50k e dólar acima de R$ 5.

E lá fora a bolsa parece está bem esticada…

Esticada?

Todo investimento em renda variavel tem seus riscos, e cabe ao investidor pesar a relação risco x retorno. Como eu acho que a maior probabilidade é do Bolsonaro ganhar, a o Ibov engatar em um ciclo de alta, sigo comprado.

Sobre o investimento nos EUA, vc esqueceu um fator, o cambio. Mesmo se a bolsa americana lateralizar, se o dolar disparar aqui vc vai ter um belo lucro. E com o governo Trump a economia do país está crescendo forte, o que fortalece o mercado lá.

Mas esta estratégia só vou começar a estruturar melhor depois do resultado do primeiro turno.

1 curtida

Estar barata leva em consideração o desempenho futuro.

E claro que não compraria o índice, compraria empresas baratas considerando o futuro, veja que o futuro não é necessariamente virarmos e sermos uma venezuela para sempre, será que a venezuela daqui a 20 será pior ou melhor que hoje? Ninguém sabe.

Esse futuro de que o PT ganha e o Brasil acaba foi assim em 2002, e olha só o depois.

O que falei é compre, se o seu cenário for pessimista, então não compre tudo, construa uma reserva para comprar as oportunidades que isso irá gerar.

É assim que os maiores investidores ganharam dinheiro, comprando quando justamente ninguém quer.

1 curtida

Quando o Lula venceu em 2002 existia sim um risco, especialmente pq ninguém sabia o que o barbudo faria, mas nem de longe ainda o de se tornar uma Venezuela. Este só ocorreu com a guinada que a Dilma começou a fazer, atuando de forma mais acentuada na economia, com uma intervenção crescente (e desastrosa).

Hoje temos um cenário muito diferente de 2002, o qual se encontrava com recuperação econômica, e equilíbrio fiscal. E ao passo que Lula 2002 era uma incógnita, Haddad em 2018 é uma certeza.

Agora se a Venezuela daqui a 20 anos terá se recuperado, eu não sei dizer. Mas é certo que se não se recuperar, e vc tivesse feito investimentos nela, seu dinheiro terá virado pó. Mas nem precisa ir tão longe, uns anos de queda forte já destroem seu patrimônio. E o maior problema do investidor é sofrer uma forte queda, pois p/ se recuperar depois é difícil. O Buffett mesmo cita que a regra numero 1 nos investimentos é nunca perder dinheiro, e a regra número 2 é nunca esquecer a primeira. E isso faz todo sentido. Se vc investe 10,00 e sofre uma queda de -80%, vc fica com 2,00. Se depois disso vc tem uma alta de 80%, vc termina com 3,60.

Os investidores ganham dinheiro quando compram barato e vendem caro. Mas não necessariamente o barato de hoje será o caro de amanhã. E de nada adianta ficar caro só daqui a 100 anos. Estou mostrando este lado pois acredito piamente que em caso de vitória do Haddad as perspectivas economicas p/ o país vão piorar demais p/ os próximos anos, o que mesmo com uma forte queda, não traria atratividade p/ o mercado de ações de uma forma geral. Na crise de 2008, quando o IBOV caiu uns -40%, dando diversos circuit breakers seguidos, eu comprei EZTC3 a 3,00 (ajustando o preço hoje daria centavos). Mas isso pq já vislumbrava um cenário de possível melhora econômica mais adiante. E em caso de vitória do Haddad, ou na Venezuela que vc citou, este é o problema, enxergar uma possível melhora a frente…

2 curtidas

Vem em forte alta desde 2008/2009 já era para ter dado uma realizada importante pelo histórico, e provável que nos próximos anos possa ocorrer uma realização de lucros lá.

1 curtida

Cadu, se não me engano o cambio caiu, do dia após as eleições em relação aos meses seguintes…

Não é arriscado o falar bater R$7 que seria equivalente aos R$4 de 2002, e depois cair para R$4 ou 5, e a bolsa de NY da uma realizada, e vc vê o dinheiro cair pela metade?

Pois é…

Acho que é bom trocarmos ideia neste período, porque a tendência é de termos oscilações fortes no curto prazo.

Acredito que vitória do Haddad pode dar uma queda de pelo menos 30% na bolsa e uma subida de pelo menos 30% no dólar, para o dia após a eleição, já na abertura, estou exagerando?

o duro é ter coragem de comprar caso isso aconteça…

3 curtidas

Ué, ele está fazendo o que os jornalistas fazem. Tentando convencer você a pensar como eles querem que você pense, mas com a máscara de “profisional joralístico isento”.

1 curtida

Não pq o mercado sempre precifica antes. Se o resultado do primeiro turno der uma diferença menor do que o esperado entre os dois, o mercado já vai engatar emum ciclo de baixa, já traçando o possível cenário de vitória do PT. O mesmo acontece se o Haddad começar a crescer nas pesquisas do segundo turno. E em caso de vitória do PT, nodia seguinte a bolsa deve cair mas nem tanto, pois já precificou uma boa parte antes.

1 curtida

O melhor vídeo relacionado as urnas eletrônicas.

1 curtida

Mas o ponto é exatamente esse, o tamanho da queda, é proporcional a “dureza de ter coragem de comprar”, se ninguem tem coragem desaba…

1 curtida

Então cadu.

Eu não estou dizendo que o dia depois vai abrir em queda de 30% na bolsa.

Estou dizendo que do patamar atual, uma vitória do Haddad pode levar a uma queda de 30% dos valores atuais.

Concorda ou estou exagerando?

Porque no nivel atual da bolsa, está precificado para uma probabilidade maior do Bolsonaro ganhar, embora não esteja precificado para um vitoria certa do Bolsonaro, concorda?

Acredito que dia 29 de outubro, a bolsa não estará nesse patamar de 65-80k, vitoria de Bolsonaro, acima de 80k, vitoria de Haddad abaixo de 65k. Tem sentido?

1 curtida

Acho que é por aí, mas com uma intensidade maior. Vitória do haddad o ibov deve seguir rumo a uns 50k até final do ano, e vitoria do bolsonaro rumo a uns 100k.