Preço médio de ações de anos diferentes

Olá!! Sou novinha aqui! Alguém pode me ajudar??!

Tenho algumas ações de 2020 que não foram declaradas(estou retificando)

Agora para informação ao imposto de renda, levo em conta as ações de 2020 para o cálculo das demais que comprei e vendi em 2021???

Para um dado ativo, digamos, ITSA4 você vai calculando o PM, sequencialmente, ao longo do tempo, conforme vai/foi comprando e/ou vendendo.
Para a declaração sobre 2021 vai interessar o que ocorreu entre a posição em 01/01/21 e 31/12/21.

1 curtida

Muito grata!!!

Outra dúvida…

Quais informações devo repassar ao contador, já que tive várias pequenas operações compra e venda) ao longo do ano, (para aprender), mas sem lucros expressivos??

Tipo de informações preciso pra construir a planilha e repassar ao contador ??

É por ação/mês (compra e venda)
É o total de compra e venda do mês, independente da ação …

Lá no tópico de Livros tem a resenha de uma livro que considero muito bom sobre Imposto de Renda sobre renda variável.
Bem, você não vai ler o livro agora, mas fica a sugestão para o próximo ano.
O livro cobre a maioria dos temas que se precisa. Sempre tem alguma coisa que o livro não cobre. São umas 200 páginas para cobrir o que você está perguntando e umas coisas a mais como opções, mercado a termo, etc.

Voltando ao seu caso.
Tem a declaração de bens na qual você declara o que tinha em 1/1/21 e em 31/12/21. Por exemplo: carro, apartamento, ações…

E tem a questão do lucro: dividendos, proventos, etc.
Se você fez day trade a tributação é 15% sobre o lucro a ser recolhido no próximo mês, para valores acima de 10 reais. No total acumulado com outros se der menos de 10 reais, então fica para o próximo mês. Também pode abater prejuízos anteriores.

Se você fez position trade (comprou e vendeu num outro dia) você estará isenta até o montante bruto de R$20.000,00. Se exceder terás que pagar 15% sobre o lucro, similar ao que vai acima.

Lembrando que o imposto só incide sobre negócios que começaram e acabaram. Negócios que só começaram não geram imposto a não que tenha rendido proventos, esses são taxados, em geral na fonte.

Alguns impostos já são descontados na fonte ou seja já estão pagos.

O tema é extenso.

I hope that helps.

1 curtida

Espero que seu nickname não seja o seu CPF.

Com todo respeito, sugiro que você altere seu nickname para algo mais memorável.

1 curtida

Outra fonte boa e didatica de informação eh o manual do holder (tem vídeo e ebook): Declaração de Imposto de Renda Fácil | AÇÕES, FIIs, STOCKs, REITs e ETFs - YouTube

Por falar em vídeo, tem o canal no YouTube chamado Contadora da Bolsa que tem muita coisa por lá.

Onde substituir os números aleatórios por letras?

Lá em cima, na tela, tem a lupinha de pesquisar, depois mais para a direita tem três barrinhas horizontais, e depois deve aparecer aquele número que é o seu nickname.
Passe o cursor por cima daquele número e deve aparecer o mouse na forma de mãozinha.
Click, e vai abrir uma janela. Nela vá em preferências e lá acho que dará para editar o seu nick.

2 curtidas