SMLS3 - Smiles

Na Smiles, incorporação pela Webjet gera lucro na veia
Geraldo Samor

Num presente para os acionistas minoritários de sua empresa de fidelidade, a GOL está propondo que a Webjet incorpore a Smiles, uma operação que permitirá aos acionistas da última se apropriar de uma enorme vantagem fiscal.

A Webjet — uma antiga companhia aérea 100% controlada pela GOL que deixou de voar em 2013 — tem um prejuízo acumulado de cerca de R$ 800 milhões até a data de hoje, mas o plano apresentado pela GOL é de que apenas R$ 560 milhões sejam aproveitados.

Explica-se: a Gol anunciou a compra da Webjet em meados de 2011, mas a operação só foi aprovada pelas autoridades cinco meses depois. Como não há clareza sobre a data a partir da qual os prejuízos podem ser aproveitados para efeito fiscal, a Gol decidiu excluir o prejuízo gerado nos cinco meses em que a operação estava pendente de aprovação.

“Escolhemos o caminho mais conservador,” diz o CFO da Smiles, Marcos Pinheiro.

A Lei das SA estabelece que uma empresa pode aproveitar o prejuizo fiscal de uma controlada desde que duas coisas não aconteçam ao mesmo tempo: a mudança do objeto social da empresa e de seu controle acionário.

O objeto da Webjet vai mudar — de empresa de participações para empresa de fidelidade — mas, graças ao desenho da operação, o controle acionário continuará dentro do mesmo grupo.

Após a incorporação da Smiles, a Webjet passará a se chamar Smiles Fidelidade, uma empresa com exatamente a mesma estrutura acionária que a Smiles tem hoje.

Assumindo uma alíquota de imposto de renda de 34%, a operação vai gerar um lucro de R$ 189 milhões para a Smiles neste ano fiscal, ou R$ 1,54 por ação. Como a Smiles distribui 100% de seu resultado, isso significa um dividend yield extra de 2,5%. Para efeito de comparação, o lucro da Smiles em 2016 foi de R$ 550 milhões — ou seja, o lucro advindo da incorporação equivale a cerca de 34% do resultado do ano passado.

A incorporação também vai permitir que a Smiles passe a distribuir dividendos trimestralmente e aumente os pagamentos de juros sobre o capital próprio (JCP). Hoje, a reserva de capital da companhia é de apenas R$ 50 milhões, o que limita os pagamentos de JCP. Depois da incorporação, a reserva de capital subirá para R$ 350 milhões.

Apesar da GOL ser dona de 100% da Webjet e de apenas 53,74% da Smiles, a Smiles vai se aproveitar de todo o benefício fiscal, beneficiando seus minoritários. “A Gol abriu mão disso porque não teria como aproveitar de outra forma,” diz o CEO da Smiles, Leonel Andrade. “E a Gol vai acompanhar o voto dos minoritários da Smiles, que são quem vai decidir a operação."

Por que a Smiles está rindo por último
Mariana Barbosa

1 curtida

A GOL se meteu na Smiles — e deu um tiro no pé
Geraldo Samor

3 curtidas

Lembro do bastter falando que um dia isso iria acontecer…kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Foram rápidos em copiar a Multiplus.

1 curtida

Nesta caso é pior ainda, pois querem incorporar os acionistas da Smiles a Gol.

1 curtida

Putz!

Caramba 38% em uma cacetada só, bem complicado, estou em MPLU3 com pm em 27,86 e já estava achando ruim por causa da enrolação.

Para os mais experientes, essa história não é uma migué para lançar uma OPA com um descontão pra GOLL? Porque vi que vai passar por assembleia e isso dificilmente vai ser aprovado.

Eu não sei, mas eu depois de perder muito na crise de 2008, fiquei mais receoso com setores…

Quando a Dilma baixou a energia, perdi um bocado com as elétricas, resolvi vender no prejuízo e nunca mais voltei ao setor, às vezes penso em comprar engie mas ainda estou traumatizado, talvez se o Bolsonaro realmente ganhar as eleições eu compre…

Outro setor foi de educação, quando teve o problema do Fies, vendi tudo logo no outro dia com prejuízo… Nunca mais voltei para o setor, embora às vezes pense em comprar Kroton…

Se tivesse smiles venderia, e esqueceria…

Eu não tenho Smiles, mas estou com MPLU3 :frowning: , estava apenas curioso, porque se acabar em OPA vai ser uma sacanagem tremenda. A competição entre Smiles e Multiplus deve ser tão forte que eles até disputam quem vai ferrar mais os minoritários.

é possível atualizar o tópico?
agora ela é SMLS3 pelo que vi na bolsa e na plataforma,

enfim, ela vai ser incorporada como a MPLU? alguma notícia sobre isso?

1 curtida

Não acompanho de perto. Sei que a Gol está pressionando para fechar o capital. E o presidente da Smiles pediu demissão. Isto geralmente não é um bom sinal.

sim sim, já tive minha lição com Multiplus, lucrei por pura sorte por conta do meu PM baixo no momento da OPA,

mas essas aéreas não dá pra querer, depois que vi que a Gol é a majoritária já passei e agradeci kkk

A Smiles fez o que a Multiplus deveria ter feito. O problema aqui é que a Smiles tem um controlador que usa e abusa da empresa. Mesmo assim a Smiles conseguiu brecar o fechamento de capital a preço de banana, algo que a Multiplus falhou.

https://www.infomoney.com.br/smiles/noticia/8409499/gol-e-smiles-encerram-negociacoes-de-reestruturacao-societaria-sem-que-haja-acordo

A guerra da Smiles só tem perdedores
Geraldo Samor

Leia mais em A guerra da Smiles só tem perdedores - Brazil Journal

Esse é um ponto importante na análise da empresa (pesquisar sobre os controladores, setor deles, resultados etc), pois eles tem poder de interferência na empresa e podem prejudicar o acionista minoritário.

1 curtida

Caiu 8,85% hoje :dizzy_face:

A tendência é que caia mais ainda, to pensando em vender logo pra perder o minimo possivel

1 curtida