TECN3 - TECHNOS

#1

O que acham dessa empresa? Trata-se da Technos, maior fabricante de relógios do Brasil. Penso nela como opção para LP, pois mesmo passando pela “tempestade perfeita” (dólar alto - seus custos de peças são em dólar - ela só monta aqui no Brasil, trata-se de produto discricionário - são os que mais sofrem com a crise) e se endividou bem no início da crise), a empresa sobreviveu, ganhou MS, reduziu seus gastos e sua dívida bancária para o nível mais baixo dos últimos anos. Vale apenas 40% de seu PL (preço de empresa quebrada). 1 Tri melhorou muito em relação á 2018, mas seguiu ruim, pois é o pior tri do ano para ela historicamente. Acho que poderíamos pegar o início de um belo turn around com baixo risco (se economia melhorar, ela melhorará mais do que a média - se piorar ou mantiver igual, tem pouco para cair). O que acham?

1 Like

#2

Amigo, tenho um paciente (amigo,e vizinho ) dono de uma rede de lojas e maior comprador de relógios do interior do Rio. Conversei com ele e me respondeu o seguinte . A empresa perdeu mercado para Orient pois ; passou a trabalhar com material de baixa qualidade, o preço não acompanhou essa queda de qualidade, problemas com trocas, vendas etc.

2 Likes

#3

Não pesquisei mais detalhes sobre a empresa pois depois de conversar com ele e me mostrar a diferença entre as marcas abandonei a idéia de investir . Caiu muito em qualidade do material e acabamento !!!
Mas… parece que a empresa está trabalhando m para reverter está situação!!

1 Like

#4

Ótimas informações. Muito obrigado! No último call, a empresa afirma ter ganho market share. Vou investigar melhor. Abs

0 Likes

#5

O Bruce, da Nord Research, indicou recentemente para a carteira valor. @cadu já deu uma olhada nessa ação? Joguei naquela planilha de PSBe e deu um upside grande. Qual a pegadinha?

1 Like

#7

qual VMCM você está usando na planilha?

0 Likes

#8

Eu já acompanho a empresa há um tempo. E os comentários do @neilson procedem. A empresa vem apresentando resultados decrescentes, e sem nenhum sinal ainda de melhora na rentabilidade.

Desde 2016 a empresa praticamente reporta um tri com lucro, e no seguinte prejuízo.

Empresa TECN3
Cotação atual 2,31
Preço alvo pelo PSBe esta em 10,63 com potencial de crescimento de 360%
Pelo FCD, utilizando uma taxa de crescimento de 8% ano, p/ os próximos 5 anos,
com 10% de taxa de desconto, chego a um valor de 4,50
Na cotação atual, e considerando uma perpetuidade de 0, o mercado esta precificando pelo
FCD um crescimento anual de -2% p/ os próximos 5 anos.

Indicadores Anual Ultimo tri anualizado
P/L 9,32 -4,57
P/VP 0,40
ROE 4,3% -8,7%
DY 0,00%
Margem Operacional 6,9% -11,2%

Está barata, sem dúvida. Mas como diz o Buffett, eu prefiro uma empresa boa a um preço razoável, do que uma empresa razoável a um preço bom.

7 Likes

#9

Ótimas visões sobre a empresa! Particularmente, não é o perfil que eu gosto também para LP. Porém, sempre tento achar alguma “pimentinha” na carteira, tentando antecipar na cotação uma eventual melhora. Essa é uma de minhas candidatas (baseada principalmente no resultado do 1 tri - não dos números em si, mas da perspectiva para os próximos). Essa é uma das ações que, com uma melhora da economia + apreciação do real frente ao dólar poderá ter variação expressiva no curto prazo. Além dela, também estou olhando a Unicasa (ucas3) e positivo (posi3). Seja qual eu escolher, será para um namoro rápido: qualquer deslize, caio fora. Abs

1 Like

#10

Esqueci de mencionar: corrobora para essa minha visão da Technos a Nord: li um relatório muito interessante deles recomendando o papel. O resumo é: vale pelo preço (mas de forma geral, concordo com a visão do Cadu - melhor empresa boa com preço razoável).

1 Like

#11

Hoje a empresa andou bem (7,39% de alta). Quem tiver paciência, dê uma analisada rápida nos releases dela: reduziu bem os seus custos operacionais e endividamento. Se a economia der uma forcinha, lucratividade aumentará exponencialmente (margem bruta dela é de quase 50%). Além disso, com seu custo em dólar, a queda dessa moeda ajudará ainda mais em seus indicadores.

1 Like