Valuation

Por outro lado, mercados maduros tendem a ter uma margem liquida menor comparado a mercados emergentes, pois tem um mercado com maior concorrência. Embora entenda seu pto de vista, e até concordo parcialmente com ele, acredito que este tipo de generalização não sirva tão bem assim.

1 curtida

Também concordo que não se pode generalizar, que existem casos que o FCD não se aplica, mas acho que em boa parte dos casos seria o método que eu usaria.

1 curtida

Brother, eu até montei uma planilha com recorrência para alcançar a máxima correlação, quando a encontrar envio aqui.

@cadu

nesse vídeo você acabou usando o crescimento da perpetuidade como sendo o crescimento nos 5 anos (e vice versa) isso explica o porquê de tanta sensibilidade ao crescimento, pois na perpetuidade qualquer variação deixa o valor extremamente alto (item muito sensível) (Geralmente uso o PIB ou então o PIB Setorial para estimar o crescimento da perpetuidade, cerca de 2,5% a 3%). Creio que seja bom corrigir o vídeo.

Se quiserem testar outras ações, segue a planilha que usei para os cálculos acima (Gosto mais de usar FCFF do que LPA).

Pessoal, estou começando a tentar calcular o preço justo por ação, tentei fazer da ITS4 pelo PSBe, mas o preço alvo calculado está dando muito baixo, em torno de R$ 7,20. Alguém poderia demonstrar os cálculos?

1 curtida

Análise de atratividade do setor elétrico, com base nos seguintes itens:

  • Ranking da plataforma PenseRico, mostrando sua colocação no ranking.

  • PSBe, mostrando o potencial de valorização.

  • Crescimento do lucro liquido no último ano

  • FCD, mostrando o potencial de valorização (usei 8% p/ todas as empresas).

  • Resultado, sendo o valor “Total” a classificação com base na soma de cada item, qto menor mais atrativo.

eletrico

Tivemos um empate na primeira posição em atratividade, entre CPLE, TRPL e ENBR.
Mas pelo conjunto da obra, ENBR apresentou todos os itens da classificação elevados (TRPL e CPLE cresceram bem menos no último ano), então por este equilíbrio diria que hoje seria a empresa mais atrativa do setor. E mesmo excluindo o efeito não recorrente do lucro de ENBR, esta apresentou um crescimento de 66%. Destaque tb p/ TAEE, que por pouco não ficou empatada em primeiro com as demais.

19 curtidas

Um material que me ajudou a entender um pouco mais sobre valuation foi o do link aqui postado! Espero que ajude, pelo menos os mais leigos como eu!

5 curtidas

Tens alguma posição acerca de ENEV3, esse resultado de 2018 e o crescente crescimento do EBIT e o desconto dela ficaram interessantes.

Os ebooks da Suno estão disponíveis para download gratuito por tempo limitado

1 curtida

Não acompanho.

1 curtida

Estou tentando apurar o PSBe de bancos, mas os resultados são incoerentes:

Alguém consegue identificar o que estou fazendo de errado e apontar o caminho? Com empresas de outros ramos a planilha funciona perfeitamente bem.

[ ]'s a todos
Cuervo

1 curtida

Olhando rapidamente, acredito que todos os valores estão faltando mais 3 zeros.
Ex: o lucro de ITUB em 2018 foi de 25B, e não 25M.
Só o numero de ações está na casa decimal certa.
Outra alternativa seria se vc cortar três zeros do numero de ações, já deve corrigir.

2 curtidas

Fez sentido, obrigado!

1 curtida

@cadu me tira uma dúvida por favor. Como vc determina a taxa de perpetuidade a ser aplicada no calculo ? de onde vc tira a taxa de 0% ou 1/2/3% para perpetuidade ?

1 curtida

Aqui explica melhor:
https://cavalcanteassociados.com.br/calculo-da-perpetuidade-com-e-sem-crescimento/

3 curtidas

Para ser sincero quanto mais eu leio esse artigo mais confuso eu fico. Tem algum “macete”, dica ou algo do tipo para eu saber qual % eu devo usar na perpetuidade ? ou eu devo fazer vários cálculos comparativos com perpetuidades distintas, um com perpetuidade 0, outros com perpetuidade acima de 0 ? Eu posso presumir que se o patrimonio liquido esta aumentando todo ano, sendo superior ao do ano anterior que a perpetuidade será superior a 0 ?

1 curtida

Brother, em geral usamos a projeção do PIB Brasileiro (2,5% a 3%) ou então a do PIB setorial da ação que estás analisando. Costumo conferir as projeções que o BNDES publica.

5 curtidas

Foi meu erro no início… kkkk

@rafaeljsm Opa, boa ideia. vlwww …

1 curtida

Análise de atratividade do setor bancário, com base nos seguintes itens:

  • Ranking da plataforma PenseRico, mostrando sua colocação no ranking.
  • PSBe, mostrando o potencial de valorização.
  • Crescimento do lucro liquido no último ano
  • FCD, mostrando o potencial de valorização (usei 8% p/ todas as empresas).
  • Resultado, sendo o valor “Total” a classificação com base na soma de cada item, qto menor mais atrativo.

bancos

BRSR6 aparece como o mais atrativo. O que tb imputa aí um risco a mais, que é o seu controlador, o Estado do RS, que passa por dificuldades financeiras.

19 curtidas