Avisos de Compra e Venda & Debate Sobre Carteiras

Interessante carteira.

Duas seguradoras com bons números, uma que subiu bastante e outra que a cotação está andando de lado/baixo (leia que escrevi cotação, a empresa segue boa…).
Gostei da diversificação nas elétricas, EGIE para mim é a melhor, então eu não me preocuparia pela maior posição nela. Entre elas a que menos me atrai é a TIET, essa eu pensaria em trocar por Alupar ou mesmo aumentar em TAEE.
Das educacionais, admito que não tenho profundo conhecimento da área. Mas do pouco que estudo prefiro KROT e tenho gostado da atuação da ESTC. Mas como disse, não é muito minha área, então deixo para quem tem maior conhecimento comentar.
Do setor de construção/incorporação prefiro a EZTC, mas a TRIS está com números interessantes. É um setor que deve estar atento, mas a posição é pequena dentro do capital.
ITSA nem preciso comentar, para mim é a melhor empresa que temos hoje no Brasil. Aumentaria (e aumentei na minha carteira) fácil fácil. WEGE segue nessa linha, talvez eu não aumentasse posição, mas não teria uma preocupação maior. Só venderia se precisasse de caixa mesmo. EDIT: Não se prenda aP/L alto, ele como número solto não significa absolutamente nada.
A posição em MDIA é a que mais destoa da carteira, tendo uma concentração que fica parelho com o somado da tua carteira elétrica. Ela eu talvez pensasse em diminuir. Não tenha esse receio de se arrepender, são escolhas a serem feitas.

Se tu tens caixa para novos aportes concentre em aumentar posição em outras ou entrar em novas empresas que esses percentuais vão se alterar normalmente. Eu, como já escrevi em outros posts, gosto da MDIA. Talvez eu não fizesse uma posição tão significativa da minha carteira com ela, mas não me preocuparia se tivesse caixa para outros investimentos, pois como disse, no LP esse percentual dela diminuiria naturalmente.

*sobre os fiis, não tenho tanto conhecimento, prefiro não comentar.

6 curtidas

As colocações do @marco-polo estão boas.

Vale a pena diminuir posição em MDIA e aumentar em TAEE.
WEGE é uma empresa que eu considero com baixo potencial com base em valor. Pensando em termos de crescimento, ela vem patinando nos resultados já há algum tempo, não justificando seus elevados indicadores.
Poderia pensar tb em vender SEER e concentrar no setor somente em KROT.
TIET como está com um percentual baixo, no preço atual eu manteria. Se voltar a subir, aproveite a alta e venda.

5 curtidas

Muito obrigado pelos comentários marco-polo e cadu. Pra quem está começando, faz muita diferença ter esse apoio.
Eu tive a chance de vender MDIA3 quando ela chegou aos R$ 60,00, mas não fiz, pois naquela momento ela tinha adquirido a Piraquê e pensei que tinha tido muita sorte de ter entrado um pouco antes. Mas certamente a aquisição fez muita gente realizar lucros e logo após veio esse envolvimento de um funcionário com propinas. Então a gente vai aprendendo aos poucos…

Como apliquei para longo prazo mesmo, acho muito válido a ideia de ir aportando nas demais na carteira e caso alguma dessas de maior posição suba acima do meu PM ir balanceando.

Ainda penso em acrescentar na carteira um pouco de GRND3 e UGPA3.

Obrigado!

3 curtidas

Eu acompanho a opinião do cadu com relação a seer e tiet . No mais eu não venderia nada. Carteira muito boa com empresas de excelentes fundamentos. Só equilibraria com novos aportes em krot e taee.

2 curtidas

E o que acha dos % nos FIIs Cadu? Acabei concentrando bastante em logística em função de não achar nenhum escritório em um bom custo x benefício. Novos aportes estão indo bastante para FIIs de papel voltados a IPCA/IGPM, dado que imagino que com todos esses problemas a inflação irá subir e esses fiis tendem a segurar a carteira.

1 curtida

Pensando em aumentar um pouco as posições em KROT, EGIE e GRND

2 curtidas

Em geral está boa, eu só pensaria em diminuir posição em VISC e aumentar em BRCR.

Compra de Itsa4 sem nenhum arrependimento :grin::+1:

7 curtidas

Boa tarde!

Estou pensando em aproveitar a oportunidade e comprar ENBR3, o que acham?

Compra de ALUP11 15.43 :slight_smile:

1 curtida

compra de Taesa ontem a 18,10 para n perder o costume e um pouco de Itausa pois é comprar 10 e levar 11 com a bonificação de amanha :slight_smile:

3 curtidas

Estou querendo colocar um banco na minha carteira de ações, itub,bbse e Bbdc estão com valores muito atraente, itub já descarto porque tenho itsa, a duvida fica é; vou de Bbdc ou Bbas?

ABCB4. rs

2 curtidas

Até olhei abcb4, mas queria um grande.

Fiz aporte nele hoje…

Bbdc3. Os dois estão em conta, mas no desempate eu ficaria com bbdc q tem mais qualidade.

1 curtida

Olhando pelo ranking da plataforma, e excluindo small caps, temos em ordem decrescente de atratividade:

  • ABCB4
  • BBAS3
  • ITSA3
  • ITUB3
  • BBDC3
4 curtidas

momento ITSA3

Olá pessoal, com essa queda aproveitei pra aportar um pouco e minha carteira no momento está nos seguintes ativos:

Ações:
GRDN3, EGIE3, FLRY3, ODPV3, ITUB3, PSSA3, ESTC3

Dentre essas, as da odontoprev são a que estou mais em duvida, apesar dos fundamentos serem bons.
A maioria o pessoal já comentou aqui mas o que acham de Fleury e Porto seguro?
Abraço!

1 curtida

São todas boas empresas. Porém FLRY tem um foco mais voltado para crescimento, com pouco potencial com base em valor.

Empresa FLRY3
Cotação atual 23,67
Preço alvo pelo PSBe esta em 20,03 com potencial de crescimento de -15%.
Pelo FCD, utilizando uma taxa de crescimento de 12% ano, p/ os próximos 5 anos, com 10% de taxa de desconto, chego a um valor de 26,85.
Na cotação atual, e considerando uma perpetuidade de 0, o mercado esta precificando pelo FCD um crescimento anual de 17% p/ os próximos 5 anos.

Se achar que FLRY consegue crescer a uma velocidade acima de 20% ano, então neste caso estaria barata.

Já PSSA3 está atrativa com base em valor, e ainda esta barata em seu foco de crescimento:

Empresa PSSA3
Cotação atual 41,91
Preço alvo pelo PSBe esta em 90,23 com potencial de crescimento de 115%.
Pelo FCD, utilizando uma taxa de crescimento de 8% ano, p/ os próximos 5 anos, com 10% de taxa de desconto, chego a um valor de 76,53.
Na cotação atual, e considerando uma perpetuidade de 0, o mercado esta precificando pelo FCD um crescimento anual de 1% p/ os próximos 5 anos.

2 curtidas