CAFI - Carteira de Análise Fundamentalista de Investimentos

Resultado da CAFI novembro 2016

Destaque negativo por conta de GRND3, com -11,1%.
Destaque positivo por conta de FIBR3, com +21,4%.

Foi um mês marcado pela instabilidade política com a vitória do Trump nos EUA, o que gerou uma forte alta do dólar, e fez o dólar disparar. Fato que mostra a saída de capital estrangeiro forte neste mês foi a queda bem mais acentuada do indice SMALL frente ao IBOV.

Meus votos da CAFI de Novembro vão para as seguintes ações:

  1. ABEV3 - Empresa monopolista, solidificada e com crescimento constante ao longo dos últimos anos;

  2. CIEL3 - Empresa que remunera anualmente o acionista com bonificações e distribui periodicamente dividendos;

  3. ETER3 - Empresa com boa governança corporativa, com política de dividendos sólida, embora esteja sofrendo com a queda nas vendas do setor de construção;

  4. EGIE3 - Empresa com boa governança, sendo atualmente a melhor elétrica com liquidez nas ações ordinárias;

  5. LEVE3 - Empresa com elevado Payout, boa distribuição de dividendos e lucros consistentes;

  6. UGPA3 - Empresa resiliente e com crescimento consolidado, com boa governança corporativa.

1 curtida

@Fundamentalista, bons votos. Não sei se ETER3 seria um bom momento de compra, pois está em um forte viés de baixa, além de depender muito de um cenário econômico interno melhor, mas pode se tornar uma boa aposta, com um percentual menor da carteira.

Votação encerrada! Mais tarde trago a carteira CAFI dezembro 16, e minhas considerações.

Cadu,

Parabéns pelo blog, e principalmente por conseguir criar e organizar essa ideia da Cafi durante tanto tempo, com essa rentabilidade excelente…

Estive muito ausente, desde de que a CAFI se mudou do fórum infomoney, não por ter se mudado, mas por questão da alta da selic junto com o tempo que o meu trabalho exige, ficando meu investimentos quase que integralmente no tesouro direto…

Com essa queda, já em 13.75, pretendo voltar a fazer uma carteira de ações (estava apenas com um pouco de Eztc3, Cgra4 e Prbc4), e acompanhar mais o mercado de ações e aqui também.

1 curtida

@Fortaleza bom retorno! O mercado está com muita volatilidade, o que tem aberto boas oportunidades.
E como as crises são cíclicas, em algum momento a economia interna irá reencontrar o caminho do crescimento, só precisamos de uma ajuda mínima dos políticos…

Carteira final da CAFI Dezembro 16, com o somatório de votos dos dois fóruns:

1ª - 9 votos: EZTC3

2ª - 6 votos: GRND3

3ª - 4 votos: CIEL3, ITSA4

4ª - 3 votos: BRAP3, FESA4, ABCB4, TAEE11

Achei que Eztec ficou com um peso muito grande na CAFI deste mês, não só por estar em primeira, como ter ganho 3 votos a mais que a segunda colocada. O setor ainda deve sofrer um tempo por conta da crise econômica. Some a isso a incerteza da recente entrada de Eztec no segmento de baixa renda (link p/ ler a matéria sobre isso aqui).

Cadu, eu vejo com bons olhos a entrada da EZTEC neste segmento. No mínimo mostra que a empresa está atenta ao mercado e não está parada esperando a melhora no mercado cair do céu. Basta ver que algumas empresas com foco neste segmento, como Direcional e MRV, conseguiram algumas melhorias e tendem a ter mais receitas com a queda de juros, pois o povo de renda média e baixa é muito mais dependente de crédito. A questão da diminuição de margem pode muito bem ser contrabalanceada pelo aumento de receita neste segmento.

Fora isso, a EZ está com preço MUITO baixo frente tanto ao patrimônio quanto ao potencial de retorno em um prazo médio/longo.

Acho justificada a liderança dela por grande vantagem no ranking juntando estes fatores todos. E continua sendo minha maior posição em carteira.

Abraço!

Ótimos pontos que vc levantou @iron

Some a isso que Eztec está com um grande estoque de terrenos, mas praticamente sem lançar empreendimentos, por conta da baixa margem que eles trariam hoje, no seu segmento foco que é classe média alta. Talvez este novo segmento de um gás na empresa, aumentando o giro.

O fato é que Eztec é uma empresa muito bem administrada, com uma excelente gestão. Eles não costumam entrar em furadas, e por conta disso sempre dou meu voto de confiança. O que me deixa um pouco com o pé atrás é o governo, pois neste nicho ele já causou muito estrago mudando as regras no meio do jogo. Porém, cabe ressaltar que o governo Temer tem sido muito mais consistente em suas ações e medidas.

2 curtidas

Em breve trago o resultado da CAFI dezembro, e as considerações do ano de 2016.
E até domingo coloco aqui meus votos p/ a CAFI janeiro 2017, assim como as considerações e planejamento p/ o próximo ano.

Resultado da CAFI dezembro 2016:

Destaque positivo neste mês ficou por conta de FESA4, com +16,7%, e TAEE11, com +11,8%.
Destaque negativo ficou por conta de CIEL3, com -6,2%.

Foi um excelente ano p/ a CAFI, que apresentou uma rentabilidade de 60,6% no ano, muito a frente de todos os seus pares. Somado ao resutlado da CAFI desde o início, deixa claro como este projeto é um sucesso, e como a AF bem aplicada pode trazer belos ganhos até no curto prazo.

Seguem meus votos p/ a CAFI Janeiro 2016

Vou usar como base o ranking da plataforma. usando a opção de excluir neste empresas com resultado operacional negativo, LL, PL e Div br em estado crítico, sendo que na Div br também exclui empresas em estado de atenção.

Analisando as 25 primeiras empresas que apareceram no ranking, usando estes critérios de seleção/exclusão, escolhi estas p/ ingressarem na CAFI:

TAEE11
ABCB4
CARD3
ITSA3
PSSA3
GRND3
CSAN3
ENBR3

Planejamento p/ 2017

acredito em uma recuperação econômica a partir do 2 semestre de 2017, mas com crescimento e retomada dos investimentos só mesmo para 2018. Olhando os preços das ações hoje, a maioria já está precificando esta retomada no crescimento, mostrando algum distanciamento entre fundamentos x preço.

Para ilustrar isso, podemos ver o gráfico da Petrobrás. O modelo que montei de exibição dos gráficos na plataforma da Pense Rico, permite cruzarmos esta relação fundamentos x preço. No gráfico abaixo, temos o VPA em vermelho, que mostra a evolução do valor do patrimônio da empresa, e vemos que nos últimos 4 trimestres ele ficou muito abaixo dos anos anteriores, e vem em um viés decrescente. Já o P/VP, exibe a relação preço da ação dividido pelo valor patrimonial, e vemos que este tem apresentado uma tendência de alta nos últimos 4 trimestres. Como já vimos que o VPA tem sido decrescente, esta alta no P/VP só pode ter vinda do preço. E confirmamos isso olhando o V.M, que é o valor de mercado (preço x número de ações). Fica nítido que o V.M vem em viés crescente nos últimos 4 trimestres.

Olhando os outros indicadores de rentabilidade, percebemos esta mesma distorção. Isso demonstra que o mercado já está precificando no preço das ações a recuperação econômica ano que vem.

Com isso, boas oportunidades de compras em ações devem ser mais pontuais. A não ser que o cenário de preços mude significativamente, vou manter o foco da carteira em FIIs, visando fundos de escritórios com maiores vacâncias, e preferencialmente localizados em São Paulo.

Bom dia.
Cadu quais os principais FIIs que vc está elencando como foco de sua estratégia (se não for pedir demais, é claro)?

@alesl
Não tenho o menor problema em descrever isso. Só vou colocar em outro tópico, pois foge um pouco do foco em ações aqui da CAFI.

Valeu Cadu.
Abraço

Migrando para votar neste fórum…

As moedas no exterior começaram a mostrar força frente ao DOL, correlação negativa com IBOV nos fizeram liquidar FIBR3 hoje. Colocamos ETER3 no lugar. Value. PRIO3 segue na carteira novamente após zerar o skew.

SGPS3 -> Turnaround. 3 Fama factor

SLED4 -> Turnaround. 3 Fama factor

FESA4 -> Value.

ETER3 -> Value

EZTC3 -> Melhor empresa da bolsa possivelmente.

CPLE3 -> Margens, P/L, P/VP, ROE.

CARD3-> P/L, ROE, P/S

PRIO3 -> Disponibilidades > Valor de mercado

1 curtida

Bem vindo a participação na CAFI @The_magic_boolean
bacana seus votos. PRIO3 é uma empresa que não conheço, vou dar uma estudada nela depois e volto aqui p/ debatermos.
Abs

Segue a composição final da CAFI janeiro 17:

1ª - 4 votos: TAEE11

2ª - 3 votos: GRND3, EZTC3, CIEL3, PRBC4, FESA4, ITSA4

3ª - 2 votos: PSSA3

1 curtida

Este é a antiga empresa HRT, que ficou famosa na bolsa no passado por uma forte queda, devido a super estimativas nas suas projeções. Embora esteja com indicadores atrativos, não deixa de ser uma empresa de alto risco.

Cadê , você poderia comentar o seu método para montar uma carteira de ações ?

A base de escolha das ações tem sido esta metologia:

Com base nisso, faço uma análise nas primeiras 25 empresas que aparecem. Com base nestas, olho o histórico de resultados, buscando empresas que tenham um fluxo de caixa mais estável, visto o momento de turbulência econômico atual. Destas que tenho indicado p/ a CAFI, note que a imensa maioria tem um bom resultado histórico de resultados. Talvez a única que já teve um curto período de resultados negativos seja CARD3, e que também é um pouco mais dependente do PIB do país. Mas é uma empresa com um bom potencial de valor, e quando indiquei pela primeira vez, estava na casa dos 4,50. Fechou na sexta cotada a 5,36.

No blog da pense rico fiz uma postagem detalhando um pouco mais como montar uma carteira de ações.