CAFI - Carteira de Análise Fundamentalista de Investimentos

Tópico voltado p/ o índice da CAFI, que é composto por 8 ações escolhidas todo mês pelos foristas, com foco em Análise Fundamentalista.

[Posts anteriores estão no antigo fórum do Infomoney, neste link. - Infomoney tirou o forum do ar]

===========================================================================

CAFI Abril 24:

cafi abril 24

→ Resultados:

cafi_tabela

===========================================================================

Regras da votação:

Prezados Colegas, visando demonstrar que a AF pode gerar uma boa rentabilidade no longo prazo, resolvemos selecionar ações para montagem de uma carteira virtual, que terá a funcionalidade de um índice, com revisão mensal e baseada em fundamentos, objetivando rentabilidades superior ao IBOV e ao Indice de Small Caps. As escolhas das empresas serão por votação. Seguem abaixo as regras:

  1. A votação com os ativos para a carteira é feita durante todo o mês, sendo mais recomendado fazer próximo do final do mês. Na abertura do pregão do primeiro dia útil do mês a votação é encerrada. Os votos são computados, e no decorrer da semana eu trago a nova composição da CAFI daquele mês.

  2. Cada usuário pode votar no mínimo em 1 ação e no máximo em 8 ações, fazendo uma justificativa geral ou individual.

  3. Para o voto ser computado, deve ser identificado a classe do ativo. Ou seja, ao invés de votar em SAPR, colocar o voto como SAPR4 por exemplo.

  4. Em caso de empate, entre a 8 e 9 colocada por exemplo, a empresa escolhida será aquela com maior números de votos no histórico.

  5. Peso da carteira: Peso por votação dos papeis
    Peso papel 1 = (votos no papel 1)/(total de votos das 8 empresas da carteira)

  6. Lembrando que por se tratar de ações com bons fundamentos e alto potencial de valorização, empresas indicadas que possuírem indicadores ruins (seguindo critérios explicados mais abaixo) serão excluídas.

  7. Em caso de votações na mesma empresa, porém no tipo de classe diferente (ON ou PN), será considerado e adicionado o voto a aquela classe que esta com maior numero de votos no total.

  8. O valor usado para o resultado final do mês da CAFI é a soma da rentabilidade de cada ativo no decorrer do mês.

Seguimos como base alguns indicadores para exclusão de votos, identificando empresas chamadas de mico ou com dificuldades financeiras, assim como empresas pré-operacionais.

Seguem abaixo os critérios utilizados pela CAFI p/ exclusão de votos de empresas:

  • Patrimônio Liquido negativo;

  • Fazer parte de uma das listas abaixo:

  1. Relação de empresas com o registro cancelado pela CVM,
  2. Lista de empresas com registro suspenso,
  3. Lista de companhias inadimplentes há mais de 3 meses,
  4. Atraso na entrega dos balanços acima de 2 trimestres;
  • Apresentar dois ou mais dos critérios abaixo:
  1. Liquidez Corrente < 1,
  2. DB / PL > 2 (esta regra não vale p/ empresas do setor financeiro),
  3. Margem líquida 12m < 0 (ou apresentar resultados não operacionais inflando o balanço, sendo que sem este o resultado anual seria de prejuízo);

===========================================================================

Link úteis

Lembrando que todas estas ferramentas e informações servem para agregar valor aos estudos fundamentalistas, e que por si só não indicam compra ou venda de ativos. O mesmo vale p/ qualquer coisa que for escrita neste tópico.

2 curtidas

Cadu vou inaugurar os votos por aqui, tomara que por aqui eu volte a participar mais ativamente.
Todas empresas com posição de caixa adequada para superar a crise, com equipe atenta ao cenário e preparada para quando o mercado melhorar. Todas com bons múltiplos.
CGRA
PRBC
GRND
EZTC

1 curtida

@rodolfosrb bons votos. Boas empresas, com baixo endividamento, prontas p/ enfrentar períodos maiores de recessão economica.
Conto com a sua grande contribuição p/ o forum!
Abs

Seguem meus votos p/ a CAFI do mês de dezembro 16.

Vou usar como base o ranking da plataforma. usando a opção de excluir neste empresas com resultado operacional negativo, LL, PL e Div br em estado crítico, sendo que na Div br também exclui empresas em estado de atenção.

Analisando as 25 primeiras empresas que apareceram no ranking, usando estes critérios de seleção/exclusão, escolhi estas p/ ingressarem na CAFI:

  • TAEE11
  • ABCB4
  • CARD3
  • ITSA3
  • PSSA3
  • GRND3
  • CSAN3
  • ENBR3

O maior destaque de resultado no 3T 16, nestas empresas acima, foi ABCB4. Não por ter reportado algo surpreendente, mas sim pela consistência na evolução dos números ao longo dos anos, além de manter uma ótima qualidade na carteira de crédito, mesmo em tempos de crise.

1 curtida

Resultado da CAFI novembro 2016

Destaque negativo por conta de GRND3, com -11,1%.
Destaque positivo por conta de FIBR3, com +21,4%.

Foi um mês marcado pela instabilidade política com a vitória do Trump nos EUA, o que gerou uma forte alta do dólar, e fez o dólar disparar. Fato que mostra a saída de capital estrangeiro forte neste mês foi a queda bem mais acentuada do indice SMALL frente ao IBOV.

Meus votos da CAFI de Novembro vão para as seguintes ações:

  1. ABEV3 - Empresa monopolista, solidificada e com crescimento constante ao longo dos últimos anos;

  2. CIEL3 - Empresa que remunera anualmente o acionista com bonificações e distribui periodicamente dividendos;

  3. ETER3 - Empresa com boa governança corporativa, com política de dividendos sólida, embora esteja sofrendo com a queda nas vendas do setor de construção;

  4. EGIE3 - Empresa com boa governança, sendo atualmente a melhor elétrica com liquidez nas ações ordinárias;

  5. LEVE3 - Empresa com elevado Payout, boa distribuição de dividendos e lucros consistentes;

  6. UGPA3 - Empresa resiliente e com crescimento consolidado, com boa governança corporativa.

1 curtida

@Fundamentalista, bons votos. Não sei se ETER3 seria um bom momento de compra, pois está em um forte viés de baixa, além de depender muito de um cenário econômico interno melhor, mas pode se tornar uma boa aposta, com um percentual menor da carteira.

Votação encerrada! Mais tarde trago a carteira CAFI dezembro 16, e minhas considerações.

Cadu,

Parabéns pelo blog, e principalmente por conseguir criar e organizar essa ideia da Cafi durante tanto tempo, com essa rentabilidade excelente…

Estive muito ausente, desde de que a CAFI se mudou do fórum infomoney, não por ter se mudado, mas por questão da alta da selic junto com o tempo que o meu trabalho exige, ficando meu investimentos quase que integralmente no tesouro direto…

Com essa queda, já em 13.75, pretendo voltar a fazer uma carteira de ações (estava apenas com um pouco de Eztc3, Cgra4 e Prbc4), e acompanhar mais o mercado de ações e aqui também.

1 curtida

@Fortaleza bom retorno! O mercado está com muita volatilidade, o que tem aberto boas oportunidades.
E como as crises são cíclicas, em algum momento a economia interna irá reencontrar o caminho do crescimento, só precisamos de uma ajuda mínima dos políticos…

Carteira final da CAFI Dezembro 16, com o somatório de votos dos dois fóruns:

1ª - 9 votos: EZTC3

2ª - 6 votos: GRND3

3ª - 4 votos: CIEL3, ITSA4

4ª - 3 votos: BRAP3, FESA4, ABCB4, TAEE11

Achei que Eztec ficou com um peso muito grande na CAFI deste mês, não só por estar em primeira, como ter ganho 3 votos a mais que a segunda colocada. O setor ainda deve sofrer um tempo por conta da crise econômica. Some a isso a incerteza da recente entrada de Eztec no segmento de baixa renda (link p/ ler a matéria sobre isso aqui).

Cadu, eu vejo com bons olhos a entrada da EZTEC neste segmento. No mínimo mostra que a empresa está atenta ao mercado e não está parada esperando a melhora no mercado cair do céu. Basta ver que algumas empresas com foco neste segmento, como Direcional e MRV, conseguiram algumas melhorias e tendem a ter mais receitas com a queda de juros, pois o povo de renda média e baixa é muito mais dependente de crédito. A questão da diminuição de margem pode muito bem ser contrabalanceada pelo aumento de receita neste segmento.

Fora isso, a EZ está com preço MUITO baixo frente tanto ao patrimônio quanto ao potencial de retorno em um prazo médio/longo.

Acho justificada a liderança dela por grande vantagem no ranking juntando estes fatores todos. E continua sendo minha maior posição em carteira.

Abraço!

Ótimos pontos que vc levantou @iron

Some a isso que Eztec está com um grande estoque de terrenos, mas praticamente sem lançar empreendimentos, por conta da baixa margem que eles trariam hoje, no seu segmento foco que é classe média alta. Talvez este novo segmento de um gás na empresa, aumentando o giro.

O fato é que Eztec é uma empresa muito bem administrada, com uma excelente gestão. Eles não costumam entrar em furadas, e por conta disso sempre dou meu voto de confiança. O que me deixa um pouco com o pé atrás é o governo, pois neste nicho ele já causou muito estrago mudando as regras no meio do jogo. Porém, cabe ressaltar que o governo Temer tem sido muito mais consistente em suas ações e medidas.

2 curtidas

Em breve trago o resultado da CAFI dezembro, e as considerações do ano de 2016.
E até domingo coloco aqui meus votos p/ a CAFI janeiro 2017, assim como as considerações e planejamento p/ o próximo ano.

Resultado da CAFI dezembro 2016:

Destaque positivo neste mês ficou por conta de FESA4, com +16,7%, e TAEE11, com +11,8%.
Destaque negativo ficou por conta de CIEL3, com -6,2%.

Foi um excelente ano p/ a CAFI, que apresentou uma rentabilidade de 60,6% no ano, muito a frente de todos os seus pares. Somado ao resutlado da CAFI desde o início, deixa claro como este projeto é um sucesso, e como a AF bem aplicada pode trazer belos ganhos até no curto prazo.

Seguem meus votos p/ a CAFI Janeiro 2016

Vou usar como base o ranking da plataforma. usando a opção de excluir neste empresas com resultado operacional negativo, LL, PL e Div br em estado crítico, sendo que na Div br também exclui empresas em estado de atenção.

Analisando as 25 primeiras empresas que apareceram no ranking, usando estes critérios de seleção/exclusão, escolhi estas p/ ingressarem na CAFI:

TAEE11
ABCB4
CARD3
ITSA3
PSSA3
GRND3
CSAN3
ENBR3

Planejamento p/ 2017

acredito em uma recuperação econômica a partir do 2 semestre de 2017, mas com crescimento e retomada dos investimentos só mesmo para 2018. Olhando os preços das ações hoje, a maioria já está precificando esta retomada no crescimento, mostrando algum distanciamento entre fundamentos x preço.

Para ilustrar isso, podemos ver o gráfico da Petrobrás. O modelo que montei de exibição dos gráficos na plataforma da Pense Rico, permite cruzarmos esta relação fundamentos x preço. No gráfico abaixo, temos o VPA em vermelho, que mostra a evolução do valor do patrimônio da empresa, e vemos que nos últimos 4 trimestres ele ficou muito abaixo dos anos anteriores, e vem em um viés decrescente. Já o P/VP, exibe a relação preço da ação dividido pelo valor patrimonial, e vemos que este tem apresentado uma tendência de alta nos últimos 4 trimestres. Como já vimos que o VPA tem sido decrescente, esta alta no P/VP só pode ter vinda do preço. E confirmamos isso olhando o V.M, que é o valor de mercado (preço x número de ações). Fica nítido que o V.M vem em viés crescente nos últimos 4 trimestres.

Olhando os outros indicadores de rentabilidade, percebemos esta mesma distorção. Isso demonstra que o mercado já está precificando no preço das ações a recuperação econômica ano que vem.

Com isso, boas oportunidades de compras em ações devem ser mais pontuais. A não ser que o cenário de preços mude significativamente, vou manter o foco da carteira em FIIs, visando fundos de escritórios com maiores vacâncias, e preferencialmente localizados em São Paulo.

Bom dia.
Cadu quais os principais FIIs que vc está elencando como foco de sua estratégia (se não for pedir demais, é claro)?

@alesl
Não tenho o menor problema em descrever isso. Só vou colocar em outro tópico, pois foge um pouco do foco em ações aqui da CAFI.

Valeu Cadu.
Abraço

Migrando para votar neste fórum…

As moedas no exterior começaram a mostrar força frente ao DOL, correlação negativa com IBOV nos fizeram liquidar FIBR3 hoje. Colocamos ETER3 no lugar. Value. PRIO3 segue na carteira novamente após zerar o skew.

SGPS3 -> Turnaround. 3 Fama factor

SLED4 -> Turnaround. 3 Fama factor

FESA4 -> Value.

ETER3 -> Value

EZTC3 -> Melhor empresa da bolsa possivelmente.

CPLE3 -> Margens, P/L, P/VP, ROE.

CARD3-> P/L, ROE, P/S

PRIO3 -> Disponibilidades > Valor de mercado

1 curtida