C - ALOS3
C - ALZR11
Compra VALE3F 56,01
C - NEOE3
C : VALE3
Não gosto de falar de politica, mas atualmente tenho cerca de 3,0% do meu dinheiro em Bolsa, se for falar de patrimonio, não tenho nem 1,0%. A situação esta muito complicada, e parece que vai ficar pior. Olha só a chamada desta reportagem.
Pesquisei sobre, tem matérias sobre o tema desde maio de 2022
Vi tem algumas semanas um gráfico sobre o mesmo tema, se não me engano tem 1 trabalhador neste país para 4 ou 5 pessoas que não produzem, sejam elas aposentados e pensionistas; crianças e jovens e; beneficiários de auxílios do governo.
O fato de não ter uma porta de saída ou prazo nos programas sociais gera um círculo vicioso, a pessoa recebe o auxílio e para não perdê-lo não busca um trabalho, vive na informalidade ou pede dinheiro nas ruas. O volume gasto nesses programas passou de 2% das receitas do governo para mais de 7% a partir de 2022 (então não é uma exclusividade do governo atual e nem vem da pandemia). São quase R$180 bilhões do orçamento a cada ano. Lembrando que investimento em saneamento, por exemplo, é de cerca de R$600 milhões, ou 0,33% da despesa com os programas.
Então quando a gente ouve falar que o desemprego está nas mínimas históricas não é bem uma verdade. Se essa galera toda estivesse procurando um trabalho certamente as taxas seriam muito diferentes.
Enfim, não é algo político. Mas uma preocupação com a produtividade deste país e o risco fiscal da nossa economia.
Este é um dado que eu gosto de acompanhar, não só por causa do número de beneficiários de programas sociais, mas também por causa da pirâmide etária que nos mostra uma diminuição da taxa de natalidade simultânea a um aumento de aposentados e pensionistas no futuro. Acredito que a inflação de serviços que teima em não arrefecer já é um reflexo disto.
Por essas razões gosto de acompanhar pela ótica de taxa de pessoas ocupadas em detrimento da taxa de desemprego, pois esta desconsidera as pessoas que não estão procurando emprego.
O gráfico abaixa é da taxa de ocupação, que mede o número de pessoas que têm um emprego como porcentagem da população em idade ativa.
C - TAEE11
C - CPTI11
C, V e C - MDNE3
C - KEPL3
C - DMVF3
@weldson Qual o racional para DMVF3?
V - MDNE3
V e C - NEOE3
Desconto, a empresa toda é mais barata do que se fosse fazer uma operação igual e, pelo menos por enquanto, está sem divida.
V - CMIN3
C - VALE3
C - KNRI11
V e C - NEOE3
V - MDNE3