Avisos de Compra e Venda - 3ª parte

De modo resumido:
A China fez um novo plano Quinquenal que impõe metas de descarbonizacao e ela cumprirá. O último plano encerrou em 2020 e teve até metas cumpridas antecipadamente. O aço gera muito CO2 quando produzido com minério e consome energia. Na China, 60% da energia é de carvão, e cujos preços explodiram e gera muito CO2. O FeSi75 é um grande eletro intensivo e gera muito CO2 pra produzir. A China produzia 70% do FeSi75 do mundo e era o maior exportador. Sem FeSi75 não se faz aço e com uso da sucata o FeSi75 também é usado. A China saiu do mercado exportador, taxa as exportações em 25% e 40% para o ferro cromo e Malásia e Rússia, outros grandes exportadores também saíram do mercado. O Brasil é um dos principais exportadores a Ferbasa o maior do Brasil, e aqui se usa energia renovável e limpa e bioredutor ou carvão vegetal de eucaliptos que neutraliza 100% as emissões de CO2 do processo industrial. Nosso FeSi75 é 100% “verde”. Quem faz FeSi75 pode fazer silício metálico que é usado nas placas fotovoltaicos e preços e demanda subiram ainda mais. China produz 80% das placas fotovoltaicos do mundo. O silício metálico é 50% mais eletrointensivo que o FeSi75 e emite mais CO2. Portanto, menor produção e oferta da China, mas a produção mundial de aço cresce e demanda FeSi75. A pergunta é. De onde virá? Lei da oferta e demanda. O custo do FeSi75 explodiu no mundo e no Brasil subiu ligeiramente por causa dos encargos regulatórios no preço da energia. Com o inverno a situação se agrava e aumenta consumo de energia e carvão e piora o meio ambiente. Portanto o preço do FeSi75 continuará forte, oferta limitada e não há substituto. E com aumento da demanda de energia solar a situação só se agrava. O FeSi de alta pureza, que a Ferbasa faz, custa de 20% a 30% mais caro, é usado em eficiência energética e veículos elétricos. Preços e demanda tambem subiram muito e cada vez mais. O FeSi representa cerca de 45% das receitas da Ferbasa com capacidade de 110 mil ton/ano. Um aumento de USD1.500/ton em um ano, representa USD165 mm a mais de receitas em base anual e cerca de USD150 mm a mais no EBITDA e USD120 mm a mais no lucro líquido, fora o FeCr cujo preço subiu 50% ou USD500/ton em doze meses. A Ferbasa produz cerca de 180 mil ton de ligas de cromo. Uma conta aritmética mostra pra onde vai o resultado em bases atualizadas e tendência é subir mais.

15 curtidas

Que raiva, e eu olhando nos 6 circuit breakers UNIP e FESA e comprando ITSA no lugar porque achava que a crise ia durar mais algumas semanas. Nem queria saber de BTG, Inter e Meliuz, me dava por satisfeito só pelas 2 que escaparam. Pelo menos comprei um pouco de Petrorio para diminuir a dor de cotovelo.

4 curtidas

Lembrando que nessa sexta a FESINHA paga jcp.

1 curtida

O problema da quebradeira em março/20 foi que, além de não saber quanto tempo duraria a crise, tinha muita coisa dando sopa ao mesmo tempo, e outras compras pareciam ser mais inteligentes.
Também queria ter aproveitado mais a fase “FESA 10 REAL”.
Mas ficou a lição.

1 curtida

Mesma coisa… Minhas acoes que mais subiram (MOVI3, VULC3, LEVE3 e PETR4) sao as que menos comprei durante a crise.

1 curtida

Vendi FESA em Março por 31 meu pm era 19
Vendi para comprar mais barato, e estou esperando até hoje kk

5 curtidas

Se buscar o significado de mão de alface no dicionário irá encontrar meu nome…vendei qnd chegou próximo dos 30…gosto nem de lembrar, chega dá uma depre kkkk

2 curtidas

Então fomos 2 :sweat_smile:

2 curtidas

PM de FESA4 meu tá em torno dos 7,45 sem contar os dividendos recebidos. Faz algum tempo aqui que virou a maior posição da carteira devido à valorização :slight_smile:

Pena não ter comprado mais nos últimos anos. Preferia ter comprado mais a 30 e estar com um PM maior hahaha

5 curtidas

Compra

Bbdc3

5 curtidas

C - MULT3;

A principio a exposição desejada foi atingida.

4 curtidas

C BBDC3

4 curtidas

Rumo a testar suporte de novo…complicado.

2 curtidas

Compra : neoe3 .

4 curtidas

Uma vendinha parcial de BEEF3.

Eu tinha comprado muito mais do que eu gostaria pra aproveitar o descontaço e agora dei uma reduzida. Tradezinho com 1/4 da posição.

3 curtidas

C - RANI3

1 curtida

Não tenho FESA, mas não foi por falta de dicas do pessoal daqui do forum (principalmente o @matheuspiedade)

5 curtidas

Bradesco derretendo, algo que desabone o banco além dos últimos resultados no ramo de seguros ou é apenas histeria do mercado?

Não pensava em aportar em BBDC3 nesse mês, mas na cotação atual tá atrativo demais.

4 curtidas

To esperando cair dinheiro na conta pra comprar mais um pouquinho.

O sistema de bonificações e recompra de ações deles eh muito bom. Deixa ainda mais atrativo na hora de escolher o banco pra aportar.

2 curtidas

Acabei comprando, já que segunda tem grana do vale na conta :smile:

Esse lance de recompra e bonificação realmente gera valor, dos bancos privados vejo Bradesco como mais atrativo no momento.

4 curtidas