Avisos de Compra e Venda & Debate Sobre Carteiras

Eu aproveitei a subida da TRPL4 para vender. Acredito que ENBR, ENGI e até a TAEE seja mais interessantes.

1 curtida

Não, ja comprei poucos, mas acabei vendendo e focando apenas em ações

Fundos Multimercados são arriscados, as vezes, o gestor acerta uma e ele ganha notoriedade. Melhor aplicar nos fundos de ações quando estiverem em baixa (os bons fundos, claro)

O setor de construção civil em geral tá precificado desde a vitória do Bolsonaro, tem uma ou outra empresa que não mostrou inflexão ainda e pode dar certo. Aconselho estudar a EVEN no segmento, números ainda não estavam bons, mas o mercado vem esperando alguns lançamentos promissores e talvez vingue. O resto: MRV, Tenda, EZTec e Trisul já estão bem precificadas, talvez o upside não seja dos melhores.

2 curtidas

Como assim precificado ? Com a vitória de bolsonaro as ações subiram bem naquele periodo, mas elas continuam a subir, principlamente pelo fato de ser um dos setores que mais derrete com as crises…poderia explicar melhor pq vc diz que esta precificado, pois, tirando a EZTC3 que andou de lado de março para cá, a TEND, MRVE e TRIS subiram mais de 20% cada.

2 curtidas

O potencial de valor de Tris por exemplo ainda é alto, mesmo com as subidas recentes.

5 curtidas

Cadu, concordo discordando.

O que condiciona a margem que trisul ainda tem para subir é a possibilidade de aumentar/manter os lucros atuais, resta saber se a empresa conseguirá isso.

Vejo um papel barato, porém, nem tanto.

Ainda tenho na carteira, porém reduzi posição (tirei todo o lucro da operação) em busca de outra assimetria maior.

Vale lembrar que constru.civil é altamente cíclico e dependente da capacidade das famílias de se financiarem e arcarem com as prestações dos apts. , qualquer retração na economia faz essas empresas aumentarem os distratos e terem queda no LL e me parece que se não tomarem as devidas providências de aprovarem as medidas econômicas o mais rápido possível, a chance do país voltar pra trás é grande.

Como falei, continuo com boa parte da posição que tinha no papel, mas vale lembrar que todo cuidado é pouco.

Acredito que um FCD considerando crescimento nulo pelos próximos 5 anos á uma taxa de 10% deve resultar em um preço alvo próximo aos 8-9 reais para a Trisul, esse é meu preço justo e a margem de segurança diminuiu cada vez mais a cada dia.

Mas é minha opinião, posso estar redondamente errado.

5 curtidas

Acredito em preço justo TRIS3 = 9,00 o que daria 50% upside. Acho uma boa margem, qual a margem vc considera razoável?

1 curtida

Também continuo com TRIS3, com lucro em torno de 35-40%, ainda sem redução de posição. Ainda acredito no potencial da empresa. Balanço recente muito forte, queda da taxa de juros, acredito R$8 - 9 ser o preço justo para o ativo. Após R$6.50 - 7.00 começo a reduzir posição.

2 curtidas

Eu concordo que o Setor é ciclico, mas estamos em um ciclo de alta no setor ? Eu creio que não. A valorização que ocorreu no período de bolsonaro praticamente todas as empresas tiveram. Foi, nada mais, que retornarem a patamares anteriores a sangria.

Nos continuamos em crise, com uma expectativa de retomada de crescimento e mesmo assim a empresa esta conseguindo performar muito bem. Imagine se a economia melhorar.

Outro ponto é o país voltar para trás e a economia piorar. Se isso ocorrer, a bolsa toda derrete e o setor da construção civil será o menor dos seus problemas, pois foi um dos que menos valorizou até agora, justamente pq a economia continua ruim.

As projeções para 12 reais levam em consideração o balanço atual da empresa. Então, se a empresa apresentar um bom balanço novamente, esses 12 reais ficarão para trás. A Trisul não é um empresa consolidade. É uma small cap, então tem muito potencial e muito a crescer ainda. Claro, se a economia deixar.

2 curtidas

50% é uma boa margem, por isso falei que ainda está barata. Porém não é mais aquela grande assimetria que era quando estava na casa dos 2 reais por exemplo.

Se houver uma retração de 10% no LL dos próximos trimestres esse preço justo de 9 reais já cai por água á baixo por exemplo, por isso quanto mais margem melhor.

Mas, cada investidor tem seus parâmetros de análise. Não quero influenciar a decisão de ninguém aqui, só expus os meus.

Eu peguei o papel na época do turnaround talvez por isso tenha essa visão.

2 curtidas

Vamos lá,

Conforme postagem do Cadu no tópico de trisul, os 12 reais levam em consideração um crescimento superior a 100% nos próximos anos, segue análise:

Empresa TRIS3
Cotação atual 5,25
Preço alvo pelo PSBe esta em 12,22 com potencial de crescimento de 133%
Pelo FCD, utilizando uma taxa de crescimento de 8% ano, p/ os próximos 5 anos,
com 9% de taxa de desconto, chego a um valor de 12,46
Na cotação atual, e considerando uma perpetuidade de 0, o mercado esta precificando pelo
FCD um crescimento anual de -5% p/ os próximos 5 anos.

Vejam á última linha, aos preços correntes (5,25) o mercado está precificando o papel á um crescimento anual de -5%, ou seja, qualquer retração no LL deve voltar aos 5 reais.

É lógico que o papel está barato se condicionarmos ele a perpetuidade e aumento dos lucros dos últimos trimestres, mas será que boa parte do potencial da empresa já não foi explorado?

Não sou vidente e acredito que teremos bons resultados no próx trimestre , mas e depois?

Quanto ao ciclo da construção civil: não envolve só aspecto macro, envolve também aspectos micro da empresa. E nisso vale atenção se a empresa conseguirá bater o guidance de 1 bilhão para o próximo ano (aumento de 20% no LL aproximadamente) para poder justificar esse preço justo de 12 reais.

Não estou falando mal do papel (até porque eu tenho), só não o acho tão atrativo para comprar agora. Economia dá sinais de retração (decrescimento do PIB no 1 tri) e o setor é muito sensível á isso, e a própria análise mostra que se essa retração influenciar nos resultados da empresa, o mercado deve precificar por voltados 5,25-5,50 , por isso quem entrar agora ‘‘tomará’’ muito mais risco do que quem entrou á 2,50 lá atrás á uns 8-9 meses.

A empresa pode surpreender? Lógico que pode, mas na minha visão o risco aumentou agora.

Fica a dúvida, a empresa é capaz de aumentar seus resultados financeiros em + 100% nos próximos 5 anos? Se você acredita nisso, compre muito!

Eu NÃO duvido, porém não acho tão fácil.

2 curtidas

Inicialmente, Otimo analise @gcn

…e Sim, concordo, quanto mais o papel sobre menor a margem de segurança nos dá. Por isso é bom pegarmos o papel com um bom desconto. Como vc conseguiu pegar. Meu desconto não foi tão grande, mas ainda foi bom ( nos R$ 4.50 ). Pelo menos, penso eu.

Mas, assim como vc, chegando próximo do preço alvo eu vendo. Tendo em vista que se trata de um setor ciclico. Não dá pra Holdar nele. Vai acabar sem sair do lugar. Mas do ponto de vista macro, o setor ainda está bem aquem.

Do ponto de vista da empresa, Tb não sou adivinho, mas tudo indica, pelo trabalho que a empresa vem apresentando, que ela ainda não atingiu todo seu potencial e ainda tem muito o que crescer ainda. Mas teremos que aguardar os proximos balanços para termos essa certeza. Continuo acompanhando a empresa…e somada com a possível melhora da economia, não me surpreende se ela nos surpreender ainda mais.

1 curtida

Concordo com tudo que falou, no seu PM ainda há muita margem de segurança (na minha opinião). A questão é a seguinte, Trisul é um outlier do setor de constru. civil, seus resultados são incríveis, porém até quando?

Será que um cenário macro mais degradado (caso aconteça) não vai atingir a empresa?

A empresa acaba sendo tão boa no que faz, que ás vezes nos leva a esquecer que estamos numa profunda crise.

Mas eu concordo, o turnaround da empresa foi incrível e ela está desbancando todo mundo no nicho médio/alta renda. Por isso, conservei boa parte da minha posição, não quero me arrepender caso dê tudo certo (reformas) e a empresa dê um jeito de continuar crescendo.

Enfim, o lado bom é o seguinte. Entramos cedo, o que vier daqui pra frente é lucro e a empresa já provou que é boa em dar lucro!

Abraços!

2 curtidas

Sou mais cético ao caso da Trisul assim como você (e também tenho na carteira!), investi na empresa pensando num prazo de 2 a 3 anos - Estamos em bull market desde 2016, nesse horizonte teríamos de 5 a 6 anos de um mercado de alta, o cenário externo é de desaquecimento e como estamos (esperamos estar) na contramão da economia mundial não vejo o Brasil num ciclo de desenvolvimento muito longo. A empresa está chegando próximo a capacidade de entregar resultados, visto que a diretoria percebeu que quase quebrou a empresa por se alavancar muito no boom imobiliário, inclusive saindo da região de São Paulo, o que elevou significativamente as despesas. Veio a crise e uma quase falência parece que ensinou a lição: endividamento condizente, despesas baixas (nada de sedes suntuosas com a da Tecnisa) e foco no mercado de classe média/alta.

A partir desse ponto e particularmente na construção civil, crescer significa lançar mais e por consequência adquirir mais dívida e crer na venda das unidades. Isso tudo tem um limite e não acredito numa bolha como vivemos no início da década. A empresa tem conseguido resultados ótimos, confio que vai apresentar crescimento SIM, mas não na proporção que o papel vem adquirindo, então abrir posição nesse patamar pode não trazer um retorno como nos últimos trimestres.

3 curtidas

Só uma observação aqui, não é qualquer retração do LL, mas sim uma queda de - 5% ano pelos próximos cinco anos, o que daria uma queda total de - 25% no LL.

Eu vejo a Tris hoje com potencial de crescimento parecido com o que Eztc foi há 10 anos atrás.

5 curtidas

Como vocês investem em renda fixa de curto e longo prazo?
Não estou exposto nesse tipo de ativo mas estava pensando para curto tesouro selic mesmo e longo tesouro IPCA

Para longo prazo, compro sempre o IPCA mais longo que estiver disponível para capturar a melhor taxa.
Em curto, vou de pré-fixado. Em SELIC fica apenas a reserva de emergência, pois é o menor rendimento.

1 curtida

Tenho Selic e fundos DI, para looongo prazo só o tesouro IPCA mesmo, agora entre 5-10 anos existem alguns títulos privados IPCA que são interessantes, mas hoje não acredito ser um bom momento para se amarrar num título longo, as chances do mercado virar em algum momento são grandes.

Aporte na conta!!! Hj compro mais 1 lote de sgps3, tbm vou participar da subscrição do MGFF11 e vou dar aquela flipada no ALZR11 dia 19jun!! De olho tbm em KLBN11 :eyes: