Avisos de Compra e Venda & Debate Sobre Carteiras

@vaxp2 Os bancos tradicionais (bradesco/itaú) já são tão digitais quanto os digitais, não muda muito, porém eles rentabilizam com várias operações distintas, de crédito pessoal a consórcios. Podem até incomodar com concorrência, mas acho difícil de competirem, os grandes podem cortar taxas ou comprar.

Conheço o bradesco e alguns outros bancos de dentro, e desde 2007 já era muito digital e tecnológico.

2 curtidas

Não vejo muito esta comparação. Cielo está em um dos muitos segmentos que os grandes bancos operam. A questão é que por muitos anos, não tivemos muitos players neste segmento, era somente Cielo e Rede, e com isso Cielo nadava de braçada. Com a chegada de novas empresas voltadas neste nicho, a competição começou a acirrar, e a Cielo demorou muito até se dar conta que estava perdendo competitividade. E uma das dificuldades de competir com grandes empresas como o Itau, é que ele pode jogar as taxas da Rede lá p/ baixo só p/ manter ou ganhar mercado, ao passo que a Cielo pro ser uma empresa menor não tem tanta margem de manobra assim.

Some a isso que o Itau já tem se voltado mais p/ a internet, com planos já em andamento de fechar agencias físicas, e aumentar seu canal eletrônico. Outro pto, é que ele tem um caixa forte p/ novas aquisições em novos segmentos, e uma das mais recentes foi a da Xp Investimentos.

3 curtidas

o que muda no conceito de bancos digitais é o fato de tarifas zeradas e eles tem um custo fixo menor, não tem agências, eu mesmo no itaú pagava quase R$90 na conta PJ e R$35 na física por mês e quando precisava de TED e DOC tinha que pagar, fechei as duas e hoje uso o inter, em um ano pra mim só nisso economia de mais de R$1200 (e menos lucro para o banco, isso só falando de um cliente) estou falando isso levando em consideração minha experiência de usuário e o lado de investidor

3 curtidas

Sim, mas o universo de competição deles ainda é muito limitado. Estes novos bancos digitais não oferecem muitos serviços, a maioria é tarifa gratis, cartão de credito sem anuidade, e algumas transações sem custo.

1 curtida

Faz muito tempo que o bradesco e o itaú colocam 100% de esforço para tirar o cliente da agência e atender digitalmente, antes destes bancos digitais sonharem em existir, eles já investiram pesado e pressionavam todos os funcionários para direcionar os clientes para os canais digitais, o que ainda não é digital nele são apenas clientes teimosos. Os bancos estão prontos para isso faz tempo. Quem não está é o cliente. Banco inter é gratuito e por isso não gera dinheiro p acionista, só se crescer muito. Inter serve p captar dinheiro e financiar venda de imóveis da mrv para clientes.

4 curtidas

Outro pto a se levantar, e este mais polêmico. Eu tenho conta no banco Inter, mas não tenho coragem de deixar muito dinheiro ali. Acho estes novos bancos digitais com uma segurança muito mais fraca. Fora que tem problemas que uma agência física ainda faz falta p/ resolver. Como o que eu tive no banco Inter há pouco tempo atrás. Fiquei com dinheiro preso na conta, e sem poder movimentar este por umas 2 semanas - veja aqui.

3 curtidas

isso eu também concordo, ainda são limitados por isso citei os possíveis impactos a médio e longo prazo pois no caso o inter vem crescendo muito em número de clientes (mais de 1,5 milhões desde o IPO)

2 curtidas

Pois eu estava curtindo muito o Banco Inter… mas depois de uns problemas bizarros que eu tive, to usando cada vez menos. E o suporte deles é pífio, ridículo. To migrando pra Nu Conta…

1 curtida

só pra ficar claro eu não estou defendendo o inter e nem invisto neles, sou somente um usuário que migrou para pagar menos taxas bancárias, pois esta é a proposta dos bancos digitais, meu ponto principal é com tantos bancos digitais surgindo com essa proposta, no médio e longo prazo isso parece ser um risco para uma grande diminuição dos lucros dos grandes bancos, isso impactar nos fundamentos e valores desses bancos

1 curtida

O que eu vejo nos bancos tradicionais/digitais é o seguinte:

a) Adaptação – com certeza eles irão se adaptar a medida que os bancos digitais forem evoluindo. Eu, por exemplo, tenho conta no Bradesco e faço praticamente tudo pelo aplicativo e praticamente não pago nenhuma taxa já tem um tempo.

b) Como ganhar dinheiro – um ponto central em relação aos bancos é analisar como eles ganham dinheiro. Cada banco acaba tendo como foco um segmento do mercado, por exemplo, onde eu trabalho era muito comum o Banco Alfa ficar oferecendo empréstimos consignados para servidores públicos e empregados do setor privado (o foco e segmento dele era esse). Então, nesse caso se for investir em Itaú ou Bradesco ou Banco do Brasil tem que estudar qual é o segmento principal deles. Eu percebo que eles já tem segmentos bem estruturados, diferente dos bancos digitais que estão começando.

c) Diversificação de ganhos – se for comparar Cielo x Itaú x Bancos Digitais, um ponto central é enxergar quais as diferentes formas de ganhar dinheiro de cada um deles. A Cielo podemos dizer que ela ganha dinheiro somente de uma ou poucas formas, já o Itaú ganha dinheiro de várias formas no Brasil e no exterior. Já os bancos digitais estão se estruturando no momento nesse quesito (buscando formas de ganhar dinheiro). Logo, os bancos tradicionais tem uma vantagem competitiva.

d) Antifragilidade – um ponto central na análise de qualquer empresa para investir é averiguar a capacidade dela de enfrentar crises, se adaptar e melhorar. Quando você olha para o JP Morgan e vê que ele foi fundado em 1.799 e enfrentou várias crises e continuou de pé ou o Itaú no Brasil foi fundado em 1.945 e enfrentou um turbilhão de crises (década de 80 no Brasil, crise das Ponto Com, crise de 2008, entrada do Plano Real etc), tudo diz muito sobre essas empresas para investidor. Já o Lehman Brothers ruiu em 2.008 – motivo principal: má gestão de recursos, alto endividamento etc (fundado em 1.850). Esse é um ponto a se considerar, pois os bancos digitais então na fase embrionária ainda, não enfrentaram uma crise de grandes proporções. O melhor exemplo que podemos ter foi com a crise das Ponto Com, onde várias empresas nasceram devido ao modismo da época e poucas ficaram de pé depois da crise.

e) Concorrência – os bancos tradicionais já enfrentam a concorrência a um bom tempo, diferente da Cielo como o Cadu citou. Um detalhe que se deve enxergar na concorrência é a mutação dela no decorrer do tempo e em cada segmento. Quem não lembra da década de 80 dos bancos abarrotados de filas, já com a chegada do caixa eletrônico começou a mudar isso. O mesmo ocorreu com as lojas de varejos que passaram a ser cada vez mais virtuais. Essa fase dos bancos digitais nada mais é do que a mutação da concorrência (e o fato de hoje haver vários aplicativos de bancos tradicionais, então é sinal de que eles estão se adaptando). Como exemplo, temos a Kodak onde a mutação da concorrência chegou na forma de câmera digital e ela não deu bola rsrs. Isso é um ponto muito interessante na análise de uma empresa (as vezes a concorrência chega de uma forma que você e ninguém nem imagina). Outro fato é concorrência direta versus indireta (um restaurante tem uma concorrência direta com outro restaurante, mas uma concorrência indireta com uma padaria, uma lanchonete etc), os bancos tradicionais enfrentam concorrência de vários lados (agiota, factoring, corretoras etc).

f) Sustentabilidade – onde você teria coragem de deixar R$1.000.000,00? No Itaú ou no Banco Inter (como o Cadu citou). Aqui cabe uma reflexão e acrescentar que já vimos muitos bancos grandes falirem a torto e esquerdo no Brasil. Quem tem grana aqui, não vai colocar dinheiro em qualquer lugar não e banco ganha grana com a grana dos outros.

Em relação a Itaúsa, um ponto positivo que eu consideraria é a possibilidade dela diversificar-se em novos setores (como estavam ventilando um tempo atrás).

7 curtidas

Com dinheiro em caixa, vocês tem alocado em algum FII para receber o aluguel e aguardar a alguma oportunidade?

LOGG3 também é deles, acho que continua deles depois do desmembramento

Semana passada comprei MALL11.
Amanhã final do pregão vou comprar FVPQ11.

5 curtidas

Vai mandar ordem pequena, média ou grande? +ou- quantos % dos seus investimentos?

1 curtida

Fiz pequena compra junto c o cadu, um pouco abaixo . Aparentemente muito boa compra.

1 curtida

Ainda não decidi. A principio devo montar uma posição média, algo em torno de 6-7% da carteira.
Vai depender tb de algumas ordens de venda que deixei serem executadas até lá, pois preciso levantar caixa. Por sinal, uma delas já foi, liquidei a outra metade da posição em SUZB3 a 34,60. Deu um excelente lucro no CP.

6 curtidas

Algum fato novo pra TRIS3 valorizar 5,56% hoje?

1 curtida

Também fiquei me perguntando. Não para de subir… Sigo na posição, sem fazer parcial…

1 curtida

Apenas a cotação acompanhando o lucro da empresa!!

3 curtidas

E os analistas vão a loucuraaaa e passam vergonha novamente kkkkk…Mais uma vez passaram mais uma semana criticando a ação, dizendo que esta super esticada, que é bolha, q a qq momento desmorona forte… Passaram a semana passada inteira recomendado venda e bla bla bla…enqnto isso eu continuo comprando kkk.

1 curtida