Avisos de Compra e Venda & Debate Sobre Carteiras

Cadu, no caso de uma ação Preferencial, há alguma legislação que garante ao minoritário receber pelo menos o valor patrimonial das ações? Não encontrei nada a respeito do tema. Acho o ABCB4 uma ótima oportunidade na bolsa, mas fico com medo de ir fazendo aportes e daqui a 15 anos ter uma posição significativa e depois o majoritário decidir fechar capital e querer pagar uma ninharia por minhas ações.

1 curtida

Sim, isto se chama tag along, e é importante conferir antes de um investimento, especialmente em small caps. No caso Abcb4 tem tag along de 100%. Ou seja, se receber uma oferta para fechar capital a empresa é obrigada a oferecer tb, integralmente, o mesmo valor aos minoritarios da PN.

3 curtidas

E se o próprio majoritário decidir comprar as ações do minoritário para fechar o capital, ele teria que pagar o valor de mercado? Ou pelo menos o valor patrimonial?

2 curtidas

Aí não tem regra. A empresa contrata uma terceira para fazer um laudo de avaliação, e esta propõe uma faixa de preço que ela considera justo. Este preço é oferecido aos acionistas em uma assembleia, e se aprovarem aí sim o capital pode ser fechado.

Há pouco tempo atrás tivemos PRBC4 que passou por este processo. Veja a partir deste post como foi: PRBC4 - Paraná Banco - #4 por cadu

3 curtidas

Obrigado, minha dúvida era exatamente esta. Faço aportes regulares e mensais, mas pelos meus cálculos, depois de alguns anos pode ser que tenha posições relevantes em determinado papel. Daí fico receoso de entrar em ações PN de empresas menores, pois ela pode num determinado momento decidir fechar o capital e não saberia qual o valo mínimo que teriam que me pagar. A questão do tag along eu já havia lido, no entanto, essa dúvida sobre quando o próprio majoritário decide fechar o capital eu não sabia o que ocorreria, qual o valor mínimo ele deveria me pagar. Mais uma vez obrigado. Estava lendo uns post seus sobre PSBE no fórum do infomoney de 2009. Legal, há quase dez anos ajudando os investidores. Que Deus o abençoe e te dê muita saúde. Parabéns pela iniciativa.

4 curtidas

Boa tarde, que os amigos acham de Mult?

Boa tarde. Sou Buy n´ Holder, ou seja, minha carteira visa o longo prazo, muito longo mesmo. Invisto em empresas que acredito ter excelente fundamentos. quero acrescentar mais 02 ações apenas, e mais uns 03 FIIs, pois acretido conseguir acompanhar essa quantidade de papel e fazer um controle de qualidade.

Minha carteira está composta por: CIEL3, GRND3, ITSA3, ITUB3, LREN3, MPLU3, VALE3 e WEGE3.

No FII tenho apenas PQDP11.

2 curtidas

minha carteira FLRY3,GRND3,MDIA3,PSSA3,BBSE3,HAPV,ODPV3,EGIE3,WEGE3.

2 curtidas

A carteira está boa, só trocaria ITUB3 por ABCB4 (não tem pq ter as duas na carteira), e trocaria WEGE por UGPA3. Ciel é uma empresa que está barata, mas que tem um cenário duvidoso pela frente. Não é uma empresa que compraria, mas se já tem em carteira eu tb não pensaria em vender a estes preços.

3 curtidas

A carteira está bem voltada para crescimento. Eu pensaria em melhorar a diversificação, colocando tb empresas com base em Valor e DY.
Para tal, trocaria FLRY por TAEE, BBSE por SAPR e WEGE por ABCB

1 curtida

Buenas @leandrocs . Interessante carteira.

CIEL3 - Não invisto nela, vejo que a empresa terá grandes dificuldades a frente. Vai ter que se reinventar. Não vou dizer venda, se acreditas na empresa, mantenha uma participação, mas aconselharia a não ser uma parte relevante do teu patrimônio.

GRND3, LREN3, WEGE3 - Excelentes empresas, não tem com o que se preocupar no CP, faça um acompanhamento trimestral/anual e segue o jogo. Só não aconselharia a aumentar participação em WEGE por ver que ela tem maior dificuldade de crescimento que as demais.

ITSA3 e ITUB3 - São excelentes empresas também, só que ITSA é praticamente ITUB com umas extras. Não sei qual foi tua intenção quando comprou elas, mas talvez trocar um deles por algum outro banco ou seguradora seria interessante, ou simplesmente nos aportes futuros direcionar para essas outras alternativas (Indico bancos BBDC e ABCB. Seguradora gosto de PSSA, IRBR e SULA - apesar que essas três estão bem valorizadas agora)

VALE3 - Podemos entrar em um novo momento de alta do minério de ferro, já vem subindo, então ter posição em VALE é bom.

MPLU3 - Também tenho em carteira, voto pra ela na CAFI já tem alguns meses. Empresa com bons números mas gerida por uma cia. aérea. Isso é um problema? Não sabemos, talvez não, mas o fato é que o mercado penaliza por isso. Além disso seu resultado não veio muito bom no último trimestre, mas um trimestre não quer dizer muita coisa.

8 curtidas

Na Cielo, vou dar um stop nos aportes. Quero ver se ela da a volta por cima, não é muita coisa do meu capital não, então dá para deixar. Como é uma empresa enorme, sempre tem lucros enormes e é uma boa pagadora de dividendos, e como com certeza não quer perder o mercado, acho que ela vai sair dessa.

Em relação a ITUB e ITSA, acabei comprando as duas quando entrei no mercado de ações, não conhecia muito, só sabia que eram boas empresas, acabei comprando as duas. Hoje eu faço porte na que eu acho que está com bom preço, a que eu acho que está mais esticada, dou uma segurada. Estou realmente querendo colocar uma seguradora no meu portfólio, vou quer o que faço.

Vlw pelas análises e opiniões.

3 curtidas

Não entendi a troca do ITUB pelo ABCB. Seria o potencial de crescimento? Pois numericamente o ITUB é melhor, apesar do preço.

agradeço as dicas. vou analisar tudo que foi dito aqui.

1 curtida

Mas não dá p/ comparar números, pois são empresas de portes diferentes. tem de comparar indicadores. A troca seria por vc já ter ITSA, que é mais barata que ITUB. Com isso vc melhoraria a diversificação no setor, pois adicionaria outra empresa, o ABCB.

2 curtidas

Boa noite!
Comecei a a investir em Maio deste ano,
Segue minha carteira:

Ações
ITSA4 42%
TAEE11 33%
SAPR3 25%

  • pensando em acrescentar WIZS, EGIE, GRND, MPLU e ABCB

FIIs
Logístico: HGLG (12%) / GGRC (9%)
Bancário: BBPO (11%) / SAAG (10%)
Shopping/Varejo: VISC (10%) / HGBS (9%)
Lajes Corporativas: KNRE (10%)
Desenvolvimento/Incorporação: MFII (7%)
Educacional: AEFI11 (8%)
Papéis: HGCR (10%) / KNCR (12%) / OUJP (12%)

Gostaria da opinião dos parceiros. Gratidão, abraço!

5 curtidas

Sua carteira está muito boa, tanto de ações qunto de Fiis. Não faria nenhuma alteração.

As ações no radar tb são boas, somente Wiz que ainda está com um cenário mais incerto pla frente, e representa um risco maior. Mas em uma carteira bem diversificada este risco se dilui.

2 curtidas

Bom dia investidores!
Ultimamente tenho focado em RV e melhorar minha carteira de ações e FIIs visando um horizonte de 13 anos. Ultimamente tenho me baseado muito nos estudos dos forúns para escolha.

Gostaria de opnião de vocês sobre minhas carteiras:

ABEV3 5,63%
EGIE3 5,86%
EZTC3 4,78%
FESA4 3,94%
GRND3 12,31%
ITSA4 8,27%
MDIA3 4,38%
MPLU3 17,50%
ODPV3 8,13%
SAPR4 4,06%
WEGE3 6,49%
WIZS3 6,50%

Adicionei hoje mais essas 2;
ABCB4 5,55%
TAEE11 6,59%

Não tenho tido muito tempo para acompanhar de perto minha carteira de FIIs. Estou querendo tirar alguns para ficar mais facil acompanhar:

JRDM11 9%
KNIP11 10%
BCRI11 5%
GGRC11 8%
MXRF11 9%
RNGO11 9%
VISC11 7%
BRCR11 9%
Penso em retirar esses FIIs.
KNRI11 9%
FIGS11 9%
FAED11 9%
TBOF11 5%
SPTW11 2%

3 curtidas

Dependendo do seu capital investido, a carteira está com muitos ativos. Veja este texto que escrevi sobre o assunto: Diversificação de investimentos - Parte 1 - Portal PenseRico

A carteira de ações está boa, só Wege que não vejo muito potencial de valor, e pensaria na venda.

A de Fiis eu faria umas trocas nas vendas:
Mantém Tbof e Figs, e vende Jrdm.

2 curtidas

Estava com dúvida em relação a quantidade também. Vou estudar o artigo com calma e rever os papeis para sair.
De momento talvez tiraria esses 6 ativos, 2 papeis devido a não ver pontencial, 1 com cenário nobuloso e os outros 3 devido a fundamentos mais “fracos” em relação a carteira no geral.

ABEV3 5,63%
WEGE3 6,49%
SAPR4 4,06%
EZTC3 4,78%
FESA4 3,94%
WIZS3 6,50%

Obrigado Cadu.

1 curtida

Me parece bem arriscado ter meia dúzia de ações, mas quem sou eu pra contrariar warren buffet.

2 curtidas