Caixa de oportunidades

recolhe imposto?

1 curtida

Rendimento sem imposto só se for previsto em lei, creio eu. Teve ter tabela regressiva do IR como qualquer fundo de investimento. O Nubank tem. E IOF. Se você está falando o FII, 20% sobre o ganho de capital, que você tem que recolher.

1 curtida

Uso o banco inter, tb cdb100% CDI com liquidez diária.

1 curtida

Recolhe IR e IOF… vão diminuindo o IOF ate zerar de 0 a 30 dias… depois de 30 dias não tem IOF e te devolvem oq foi debitado em IOF td automático. Bota uns 10 reais la a vc entende, depois que colocar lá se achar algo melhor posta aqui p gt.

E como faz quando esta com prejuízo no FII e precisa da reserva?

Melhor ainda, sai do FII, anota o prejuizo para posterior compensação.

1 curtida

Exato. Some a isso o viés de alta de LP do IFIX, que deixa a coisa ainda melhor. Um bom Fii com baixo risco está rendendo de dividendos 0,60% mês líquido. Não tem RF que consiga perto disso.

E uma observação, não sei o que é realizar um prejuízo em um Fii há anos…

3 curtidas

CDB Banco Inter 102% Liquidez Diária

Qual o percentual da carteira vocês deixam pra oportunidades?

Depende da última oportunidade… entre 0% e tudo oq ganhar até a próxima.

Para reserva de emergência eu deixo um valor pequeno.

1 curtida

102% no inter, hum… bom… :wink: essa taxa é só pra quem tem mais de 1mi de investimentos, não?

Hoje, 20-25%…
Uma alternativa para caixa de oportunidades é ouro, pois costuma ter uma correlação negativa com ações. Potencializa oportunidades!

2 curtidas

Ainda não tenho 1mi de investimentos hehe, acabei aderindo à um grupo de investimentos há uns 2 anos, começou sendo 101%, agora chegou em 102%, pelo visto pessoal está investindo com força na plataforma deles kk

Quanto ao ouro, interessante, mas qual é a liquidez?

Pessoal eu havia comentado aqui que no começo do ano eu aloquei 30% do meu patrimonio em uma LC 122% CDI - vencimento 2022.
Estou tentando fazer o resgate mas o site da XP da um alerta de erro, fui questionar o assessor e ele disse que o papel está sem liquidez. Isso é verdade? eu só consigo fazer o resgate se tiver alguém para comprar? mesmo se tratando de renda fixa???

Sim, LC geralmente não tem alta liquidez. Logo, senão tiver ninguém pra comprar vc não consegue vender antes do vencimento.

Então a estrategia de somente fazer o resgate no momento de um crash forte no mercado não vale agora.
Vai que a bolsa cai 30% e estou sem liquidez, vou tentar diariamente a partir de agora fazer esse resgate kkkk

1 curtida

contrato de ouro na B3 é pouco líquido e com spreads ruins: OZ1D, OZ2D e OZ3D.
Outra opção é algum fundo que correlacione com ouro… liquidez daí fica em D+ alguma coisa… Tenho Trend Gold na XP, acho que é 1%aa e D+3 (não me recordo). Mas é pouquinho…

Ouro com a liquidez aqui não é para vender e já aportar em ações… então é para “períodos de quedas” e não um movimento pontual. Em períodos de bear market o interessante é que tende a ter uma correlação negativa com ações, assim, ganha nas duas pontas… boa forma de hedge. De qualquer forma, não é para a reserva de oportunidades inteira estar em ouro, uma pequena parte.

No exterior, tem vários ETFs (seja direto em ouro, seja em empresas que se beneficiam do mercado).

1 curtida

Ah, difícil… tenta mandar uma msg pro teu assessor para ver se consegue colocar no mercado secundário. Provavelmente você pagará alguma taxa por isso.

Muito bacana essa abordagem Maicon.

Acredito que manter essa reserva em ouro seria interessante para quem já possui um patrimônio considerável em renda variável e adotando essa estratégia seria como um mecanismo de proteção diante de uma queda brusca, não é isso?

Sou iniciante, então é muito bom ir aprendendo desde já, pra não se desesperar e fazer “mesbla” no futuro.

Obrigado pelas dicas.

quais fii voce aporta?

1 curtida

Os últimos aportes foram em subscrições e em Ggrc11. Já cheguei a usar o Oujp11 como caixa. Hoje compro o que tiver mais atrativo no momento.

1 curtida

Obrigado Cadu