Dúvidas sobre a plataforma

Também deixo meus parabéns pela plataforma. Simplesmente sensacional.
O que é aquela barrinha com porcentagem na parte de cima nos quadrados que representam as empresas. Uma espécie de ranking?

Abs

obrigado pelo elogio @celinski

Sim, é um ranking que eu elaborei, usando alguns dos principais indicadores fundamentalistas em conjunto.

@celinski,
É possível encontrar mais detalhes sobre o funcionamento da plataforma neste link: Manual Plataforma PenseRico
Abs

Obrigado. Vou ver.

Colegas,

Poderiam explicar detalhado como funciona o cálculo da barrinha de porcentagem? É um ranking muito interessante mas acho que poderia ser uma melhoria da plataforma.

O Banpará por exemplo, quando passa o mouse em cima do card dele, demonstra ótimos dados mas o ranking dele está 0%. Se pudéssemos clicar no ranking de uma certa ação e nos mostrasse como a empresa tem aquele ranking seria legal.

Sobre o BPAR3, isso ocorre pois o ranking exclui empresas sem liquidez. Ela é uma empresa que teve uma média de negócios nos últimos meses de zero. Ou seja, não tem negociação.

Neste tópico explico um pouco mais sobre o ranking da plataforma: Ranking da plataforma - #4 por disc126

2 curtidas

Gostei da Plataforma, parabéns, acho que tem muito potencial. Tinha 2 dúvidas mas a primeira consegui achar a resposta, se relacionava ao percentual que aparece junto as empresas. Vi que é uma espécie de ranking.

A segunda dúvida se relaciona ao fluxo de caixa.
Aparece no fim do fluxo de caixa, o Caixa Gerado e o Caixa Livre. Isso não é extraído automaticamente das demonstrações de fluxo de caixa arquivadas correto? Vocês poderiam dar mais explicações sobre a formação dos mesmos. O FCT é o saldo final de Caixa e equivalentes? Pelo menos no caso da TAEE, o consolidado de 2015 bate é isso?

Obrigado

Olá @JoaquimMendes,
Sim, os dados são extraídos automaticamente conforme publicado pelas empresas.
Neste caso especificamente são os campos “6.01.01” (Caixa Gerado) e “1.01.01” (Caixa Livre).

Abs,

Bom dia, tenho uma dúvida e me desculpem se já foi respondida antes (procurei e não achei):

A dúvida é em relação às cores; às vezes vejo boas empresas (aparentemente) com cores verde, vermelho (que acredito denotar nível mais baixo do que azul).

Poderiam me explicar, por favor?

Agradeço muito pelo site e gosto bastante, dou meus parabéns.

Abraços

1 curtida

Obrigado pelo elogio @Gustavo

As cores nos indicadores da aba funcionam da seguinte forma:

  • azul: indicador exibindo que está com crescimento forte
  • verde: indicador exibindo que está com crescimento moderado
  • amarelo: indicador exibindo que está estagnado
  • vermelho: indicador exibindo que está em queda

Exemplo abaixo do PRBC4, quando coloca o mouse em cima da empresa, mostrando a evolução dos números do Patrimonio Liquido, Lucro liquido, Dívida bruta (no caso dos bancos especificamente, PDD/Credito);

Sem título

Olá @Gustavo, se quiser mais detalhes além dos citados pelo @Cadu segue o link do manual da plataforma: https://plataforma.penserico.com/docs/manual.pdf

Obrigado @Cadu e @Rafael!

Abraços!

1 curtida

Pessoal, boa tarde!

Gostaria de entender um pouco melhor os indicadores. O valor que é apresentado na tela como o DY ou DPA, são os valores acumulados no ano até aquele momento? São dos últimos 12 meses? Porque quando passamos o mouse em cima ele abre por trimestre, então fico sem saber se é cumulativo ou se apenas o ultimo dado disponível.
Grande abraço!

1 curtida

São os valores anuais os exibidos, ou seja, dos últimos 4 trimestres.

Cadu, boa tarde!

Agradeço o rápido retorno!
Nesse caso, se o terceiro trimestre (exemplo) fechou um com lucro por ação de R$2,00, e o quarto com R$3,20, posso assumir então que se trata de uma evolução de R$1,20 do terceiro para o quarto e não que os R$3,20 foram resultados do ultimo trimestre apenas?

1 curtida

No caso do grafico anual do lucro. Em 2017 parece que é o acumulado do ano e nao os ultimos 4 trimestres. Confere? Era para ser assim?

1 curtida

Isso, os números não são do trimestral isolados, mas sim os valores anuais.
Por exemplo, o DY de TRPL4, em 2017 está exibindo 2,4%. Este valor é resultado da soma do DPA trimestral dos ultimos 4 resultados (3T 16 + 4T 16 + 1T 17 + 2T 17), dividido pela cotação atual.

Nos gráficos do lucro, cada barra mostra o valor do trimestre isoladamente.
Quando vc muda a aba dele p/ ano, aí sim mostra o acumulado do ano. Ex: ITSA4

itsa

1 curtida

Exato, para o indicador LPA funciona desta forma.

Exato, já para o indicador Lucro Líquido esse valor é isolado e somado no anual.

1 curtida