Rapaz acho que não pois a empresa está ruim ainda e muito, diria que é o tipo da empresa de alto risco, pois não vi melhoras significativas. Inclusive vendi a 12 e 15 metade da posição. Mas eu ainda tô na dúvida se zero, vou aguardar um pouco mais.
Olha o que o Barsi fez:
Cotação agora:
Eternit SAETER316,15 BRL−1,64 (9,22%)
Seria o Barsi um grande influenciador de preços nessa empresa?
Eu zerei minha posição nos 17,90…
Zerei posição em 15. Adeus Eternit, excelente lucro um dos maiores da minha vida junto com WEG.
Alguém acompanhando ainda?
Balanço foi excelente, empresa tá muito barata.
Pessoal, não acompanhei mais a Eternit depois que a empresa entrou no buraco do amianto e pediu recuperação judicial, mas os movimentos recentes do papel me chamaram a atenção e resolvi pesquisar um pouco mais…
Confesso que gostei do que vi. Eu acompanhava a Eternit há uns 10 anos atrás, quando tinha fama de boa pagadora de dividendos e reputação de ótima administração. Então, de alguma forma, conheço parte da história da empresa. Fiquei surpreso com os números dos últimos balanços e impressionado como a recuperação judicial fez bem à cia.
O patamar da dívida baixou drasticamente, mesmo com a pandemia, e hoje a empresa tem um caixa invejável e dívida líquida negativa… Pesquisando um pouco mais sobre o que estaria por trás da reviravolta, vi que a empresa tem investido no desenvolvimento de novos produtos e focou na linha de coberturas (telhados).
Enfim… Gostei muito do que vi e acho que a empresa pode estar em ótima condição de surfar a retomada da economia. Minha dúvida é se não cheguei um pouquinho tarde para a festa e se o preço atual ainda é atrativo. Os próximos balanços darão essa resposta. Alguém mais de olho?
Sim…
Concordo com tudo que você falou.
Está no meu radar, mas faltou dinheiro para entrar. Os últimos resultados tem sido excelentes, apesar de uma parte ser não recorrente.
Se ela continuar nesta faixa de 20-25 reais provavelmente vou botar na minha carteira assim que tiver condições! Se ela disparar, paciência…
Pessoal, alguém acompanhando essa empresa? Familia Barsi está nela e parece que a filha está no conselho de administração!
Mas alguém tem alguma análise mais a fundo da empresa?
Boa noite… Eu acompanho a empresa. Qual seria sua dúvida, especificamente?
O segmento que a ETER3 atua anda bastante pressionado pela alta do juros e pelo fraco desempenho da economia. Por ora, não vejo nenhuma tendência de reversão para o setor de construção e varejo.
Olhando para a empresa em si, apesar de continuar em recuperação judicial, parece-me bem administrada e é líder no setor de telhas. Tem desenvolvido recentemente telhas com células fotovoltaicas.
Entretanto, se olhar o balanço com maior atenção, vc vai notar que ela voltou a operar a mina de amianto, com base em decisão judicial liminar que foi suspensa recentemente, salvo engano. Para piorar, o resultado operacional tem tido cada vez mais influência das exportações de amianto (cerca de 25% da receita). Isso me deixou com a pulga atrás da orelha.
Na minha percepção, ainda falta a empresa se mostrar lucrativa sem o amianto.
E pra complementar:
O que me fez ficar de fora da empresa foi o elevado montante em processos judiciais (coisa de bilhões). É claro que a chance de perder não dá pra mensurar e, em caso de perda, o montante envolvido não vai ser este, mas eu prefiro ficar de fora em situações assim.
Obrigado pelas informações @fabio_barbosa e @mickey
Como não acompanho de perto não sabia desses detalhes do amianto (pensei ser um assunto encerrado na empresa) e sobre os processos judiciais.
Como estava filtrando empresas com dívida líquida negativa, achei interessante o caso dela! Porque ela ainda continua em RJ, mesmo tendo dívida liquida positiva?
Um dos motivos que sai de Eternit foi essa questão judicial, seria um passivo de meio bi na época.
É um risco que não estou desposto a correr, ainda mais considerando nosso judiciário.