Fundos Imobiliários - Iniciantes

Um bom resumo em vídeo sobre os principais aspectos dos FIIs:

http://www.pixit.com.br/bradesco/?video=7538&tipo=anterior

Também criei um vídeo explicando os 5 passos que utilizo para escolher Fundos Imobiliários para investir:

Acessem lá e me diga o que
acharam:

3 curtidas

ficou bacana o vídeo. Acrescentaria outros critérios na escolha dos fundos, como estudo da vacância, o valor do m2 da região x imovel, vencimentos dos contratos, entre outros.

Obrigado pelo feedback. Com certeza estes outros elementos citados por vc também devem ser utilizados. Só não coloquei no vídeo por que preferi deixar um método mais simples e prático. Vou pensar em montar um vídeo de escolha avançada usando este critérios. Abraços

1 curtida

Há algum tempo tenho tentado investir uma grana em FII’s, mas o que me deixa meio cabreiro é que depois que comecei a abrir gráficos de fundos vejo que eles estão sempre no topo.
Parece até que não há correlação entre fundos e alugueis de imóveis, pois o que vemos no dia-a-dia é uma queda constante nos aluguéis e enorme vacância dos imóveis.

Esta preocupação procede mesmo, pois os FIIs estão há quase 1 ano em tendência de alta. A correlação (inversa) na verdade acontece muito com a expectativa com a taxa de juros. Um é quase espelho do outro, veja o gráfico anual dos dois juntos:

Porém, mesmo assim, ainda vejo o setor de FIIs com bons olhos p/ 2017, em especial nos ativos que citei.

Abri minha primeira posição em FII, comprei ontem cotas de AEFI11 a 141,20, apesar de todo o desconforto ao abrir o gráfico (seja o diário, semanal ou mensal)…
Além disso, já comecei desrespeitando duas orientações para essa modalidade, a primeira é que ainda sou muito inexperiente numa análise minimamente útil e a segunda é que acho que entrei com um percentual alto do meu capital, a recomendação que se faz é diversificar.

Bacana seu relato, incluindo os ptos que vc detectou como negativos. Realmente o fato de ficar comprado em um unico ativo, com um capital mais elevado, reprewenta um risco maior. Por outro lado, a tendência dos fiis é de alta, e isso pode trazer belos ganhos. Some a isso que o fii escolhido eu considero um dos melhores lhores do mercado, e ainda esta pagando um bom DY.

Some a isso que a tendência de queda da selic tende a beneficiar os fiis positivamente, como fica claro no grafico comparativo entre eles que postei no topico de AT.

Para a galera que está iniciando nos Fundos Imobiliários, criei um vídeo explicando como dar os primeiros passos no Home Broker:

1 curtida

Achei bacana a lista. Cabe ressaltar que o KNCR é atrelado em quase 2/3 de sua carteira por CDI, que vem em tendência de queda.

Olá pessoal, iniciei investimentos em Ações a alguns meses e agora estou estudando Fundos Imobiliários, mas tenho uma dúvida quanto aos custos envolvidos. Primeiro eu notei que existe a taxa de corretagem por operação além das taxas da Bovespa, da mesma forma que ocorre com compra/venda de ações, correto? Porém também notei que há uma taxa de administração do fundo, não sei como ela funciona ao certo, já vem descontado nos rendimentos? Ou preciso pagar anualmente? Incide sempre sobre o patrimônio líquido? Existe alguma outra taxa além desta?

Verifiquei alguns sites muito bons como Funds Explorer e Clube FII (versão gratuita), mas não encontrei essas informações. Cheguei a ver em um prospecto a respeito disso, mas não foi fácil e entendi pouca coisa.

Desde já agradeço.

Bons investimentos!

1 curtida

Ola @kainkefka,
a taxa de administração já é descontado do resultado do fundo, com isso vc já recebe o dividendo líquido, sem precisar pagar mais nada, ou descontar mais nada. Nisso é parecido com uma ação, o fundo tem os seus gastos e despesas, estas são descontadas da receita, e os cotistas recebem o lucro liquido em forma de dividendos.

Sim as taxas são iguais, tratam FII como renda variável, assim como ações. O que varia é que nos FIIs em caso de venda da cota com lucro, vc paga 20% de IR sobre o lucro, e não tem o limite de isenção de 20k mensais que as ações possuem.

2 curtidas

Muito obrigado pela resposta @cadu. Agora entendi.

1 curtida

OUJP11, FFCI11 e HGRE11. Ainda são interessantes? Que fundos vcs recomendariam para quem está começando? Existe algo parecido ao CAFI, mas de FII aqui?

2 curtidas

São bons fundos sim.
Temos uma a´rea aqui na PenseRico chamada Express. Lá tem o relatório que monto, com o índice Pense Rico, que engloba fundos imobiliarios.

1 curtida

Cadu, tenho lido que o momento não é bom para FIIs, que concentrar em acoes seria melhor. O que você pensa sobre isso? Obrigado.

Bom dia, @cadu e amigos que vcs acham de RBBV11?

Não concordo. Vejo o viés favorável e de alta tanto para ações quanto para Fiis.

1 curtida

Já tem um tempo que não olho. É um bom fundo, que tem um pouco mais de risco, mas com a melhora do cenário economico tende a se beneficiar. O pto negativo é que depende de uma alta do IPCA, pois sua remuneração é este indicador +1% aa.

1 curtida