Planilhas e Ferramentas para Controle de Investimentos

Cara segui o passo a passo, mas vê nesse link Cotações Bovespa no Excel | Planilha Gratuita
Esse parece mais completo :slight_smile:

2 curtidas

bahhhh valeu mesmo !!

se não der também, depois deleto e readiciono denovo em .CSV pra ver oque dá,

depois aviso, valeu

Alguém aí tem uma planilha que possa atualizar LPA histórico de uns 5 ou 10 anos? Para fazer DCF em um monte ações de uma vez?

1 curtida

Alguém poderia me fornecer uma planilha simples e objetivas para controlar Ações, FII e Fundos de Investimento.
As que achei são mais complexas.

3 curtidas

Vou aproveitar o tópico para compartilhar uma planilha em Excel que costumo fazer a cada trimestre com a base do site Fundamentus (acho que o 2T19 já está todo atualizado lá): LINK

É um Excel sem macro, sem links externos, sem nada que possa trazer risco ao usuário.

Já estão indicadas em vermelho as ações de baixa liquidez (< 100K) e nas colunas em laranja está a “fórmula mágica” de Greenblatt.

:wink::+1:t3:

6 curtidas

Pessoal, estou montando uma planilha para controle dos meus investimentos, com cálculo de rentabilidade usando sistema de cotas… Tenho uma dúvida conceitual sobre como considerar o dinheiro que eu deixo parado na conta, aguardando oportunidades. Vou explicar com um exemplo, com números fictícios para facilitar a conta:

  1. Separo 100 mil para investimentos e deposito na corretora
  2. No primeiro mês, invisto 30 mil e mantenho 70 mil na CC, aguardando oportunidades melhores.
  3. Os 30 mil investidos me rendem 3 mil após 1 mês.
    No cálculo da rentabilidade do mês, posso considerar meu rendimento de duas formas:
    a. Considerando apenas o capital investido: 3/30 = 10%
    b. Considerando todo o capital na corretora: 3/100 = 3%

Minha opinião é que devo considerar a opção b, de 3%, e que minha carteira de investimentos deve considerar tanto o dinheiro investido como o que está na CC.
Qual a opinião de vocês?

Eu sempre considero que o dinheiro disponível para investimento é parte da carteira. A partir do momento em que o dinheiro é disponibilizado para investimento eu considero que houve a compra de cotas da minha carteira.

Se o objetivo for apurar a performance enquanto investidor, eu escolheria a opção A. Eu só considero dinheiro parado como parte da carteira quando são proventos que ainda não usei para comprar mais ativos.

Uma opinião de cada… falta alguém pra desempatar… kkkkkk :joy:

Considero apenas o capital investido, dinheiro parado na corretora não gera ganho.

Não gera ganho, mas também não gera perda.Se ele tivesse investido numa ação que estivesse caindo, este dinheiro investido estaria impactando negativamente na rentabilidade.
Então considero o dinheiro que está na conta da corretora no cálculo de rentabilidade.

1 curtida

Entendo que dinheiro não transferido pra corretora ou o dinheiro parado na corretora rendem a mesma coisa 0.

Eu uso uma quando quero calcular o retorno da ação em si, aí considero todos os fluxos de caixa dela, dividendos inclusos, e obtenho o resultado antes dos impostos. Basta usar a última cotação do dia para tirar o retorno até o momento, como se tivesse vendido a ação. E a outra para calcular o geral (RF e RV), utilizando o sistema de cotas e considerando todos os recursos disponíveis.

1 curtida

Como você nunca comprou nada com esse $$$ eu iria de opção A. Mas se fosse dinheiro de uma venda de ações iria de opção B.

Os objetivos de cada cálculo são realmente diferentes. Hoje eu já tenho o cálculo de rendimento de uma ação específica, e faço como o sr_fouquet, incluo dividendos, jcp, etc., para calcular todo o rendimento de uma ação.
Porém, estou querendo fazer o cálculo de rentabilidade de toda minha carteira de investimentos, incluindo tesouro, fundos, previdência, e ações.
Todo o dinheiro que transfiro para a corretora é para investimentos. Mesmo que não compre uma ação de imediato, o dinheiro está lá pra isso. Entendo que aguardar uma oportunidade também é uma decisão de investimento e por isso que acho que deveria encarar o dinheiro na conta como parte do carteira e estou tendendo mais a fazer dessa maneira… Além disso, desse jeito fica mais fácil para lançar todos os rendimentos recebidos em dinheiro, sem ter que abaixar PM…

1 curtida

eu deixaria de fora da conta. o capital não está alocado. apesar que na verdade, na rentabilidade real, está perdendo, pois a inflação ta corroendo.

Fala pessoal, não sei se todo mundo tá ciente, mas o trademap desenvolveu a plataforma de controle de carteira, mto boa por sinal… Claro q tem uns errinhos oou outros, mas aparentemente eh bem completo… Quem não viu fica a sugestão…

Tenho acompanhado e tentando firmar tudo no trademap pelo navegador mesmo, fica mais limpo

2 curtidas

Eu só uso o Tradmap para olhar cotação, mas vc que esta usando esses outros serviços sabe dizer se ele já calcula o preço da compra da ação com os emolumentos ? Atualmente eu uso o site meusdividendos, pois ele já calcula o PM com os emolumentos, então, assim, ele já faz minha declaração do IR, basta eu ter cadastrado corretamente a ação lá.

2 curtidas

Eu tenho minha planilha pessoal em Excell, uso também o trademap, mas o site dos meus dividendos é o melhor disparado e o mais completo também.

4 curtidas