Fundos Imobiliários

Perfeito CADU,

respeito a posição do OCABA, mas quem compra FII, normalmente, o faz pelo DY, então as variações na cotação geram oportunidades de compras em caso de queda e mais tranquilidade em caso de alta, o objetivo é o LP.
Entendo essa opção do OCABA como potencialização de ganhos, mas isso é para investidores mais experientes como vcs dois, no geral, quem não vive o dia a dia com HB aberto não tem como fazer essas operações.

PS.: sem a menor intenção de promover tumulto, a diferença de opinião entre vcs dois gera bons ensinamentos!!!

abç!!!

3 curtidas

@ancasodi, existem 3 tipos de investidores de FII:
1 - Rentistas: é o investidor que busca renda. Ele se preocupa com preço apenas na compra e busca um DY FUTURO elevado, que lhe dê a renda desejada;
2 - Patrimonialista: é o investidor que busca elevar o seu patrimônio. Ele vai escolher fundos que tendam a elevar preço/patrimonio no longo prazo, como shoppings, fundos com vacância, etc. Ele abre mão do DY no curto prazo para obter ganhos expressivos com a valorização do fundo;
3 - Trader: ele se preocupa exclusivamente com preço, sem se importar com a qualidade do imóvel. O que interessa é unicamente comprar barato e vender caro.

Dado essa explicação, quem compra DY é rentista, é um tipo de investidor. Mas veja bem, rentista busca um DY sustentável no tempo. FIGS tem um DY sustentável no tempo? FIGS vai pagar R$ 0,83333 até abril de 2019, depois acabou. Em março de 2018, se ele fosse pagar o real, sem RMG, seria R$ 0,309, o que dá um DY de 0,377% no mês. Se a receita fosse 30% maior, ainda assim, seria um DY de 0,49% no mês. Para alcançar um DY aceitável para um rentista, essa receita teria que ser 59% maior. Vc acredita que a receita do fundo vá subir 59% em 11 meses?

Por fim, FIGS não é fundo para rentista, é fundo para patrimonialista ou trader, para quem aposta no crescimento dos shoppings, ou para quem quer ganhar fazendo trade. Não é fundo para rentista porque seu DY sempre será baixo.

Ahhh, mas durante 11 meses eu vou ganhar o real mais R$ 0,53 de complementação de RMG. Tá, mas faça o cálculo de preço justo. Não é algo difícil. Sem ter o calculo de preço justo, é impossível saber se está comprando caro ou barato, se é oportunidade ou arapuca.

4 curtidas

Sim, mas o investidor que só olha o DY em Fiis, nem passa perto do setor de shoppings…

Nestes exemplos que vc deu, ele se enquadra no perfil de investidores Patrimonialistas.

2 curtidas

Ótimo post.

O que espero apenas é rentabilidade fora do RMG equivalente aos pares. Eu acredito que lá pro meio de 2019 teremos a cota em uns R$90,00 e DY de 5,5-6% a. a.

Claro que para isso a economia brasileira precisa continuar na direção correta, e particularmente acho as chances de crescimento maiores do que o contrário, até porque virá um novo presidente eleito pelo povo e espera-se que com isso volte o otimismo. O otimismo é essencial para acelerar crescimento em qualquer país.

Se o FIGS ficar parado no tempo, sem rentabilizar nem mais nem menos, mesmo neste cenário ainda sim quem pegou em torno dos 75-80 não vai ter perdas.

Se pegarmos os 42% de rentabilidade do RMG no último ano teremos uma distribuição de aproximadamente 0,35/mês, pegando uma cota te R$77,50 isso já representaria 5,5% a.a. E quem pegou agora já tem 5% acima disso para os próximos 12 meses.

Eu ainda não consigo ver como isso pode ser péssimo negócio, mesmo em um cenário conservador nesse preço existe margem de segurança.

2 curtidas

Sim @cadu, FII de shopping geralmente é só para patrimonialistas. É quase uma ação de crescimento.

2 curtidas

Fala Galera,
o que acham: compro OUJP11 a 102, aumento posição em FIGS11 a 80 ou aumento posição em CPTS11B ?

1 curtida

CPTS não caiu, pelo contrário, então deixaria ele de fora. Eu faria o seguinte, na próxima semana a que acontecer primeiro: FIGS abaixo de 80 ou OUJP abaixo de 102.

4 curtidas

Boa noite aos colegas!!! Alguém aqui já ouviu falar ou investe na urbe.me? Parece um investimento imobiliário interessante

Acho a sugestão do @cadu uma boa.

1 curtida

Bom Dia Cadu, tudo bem?

As dúvidas são as seguintes:

  • Recebi uma Planilha da PenseRico (Guia de Fundos Imobiliários), com vários exemplos de FIIs, onde tem o código do FII, Dados Cadastrais (Característica, Admin, Taxa de Adm %), Performance , Dividend Yeld, Volume, Valor de Mercado (VM), Patrimônio Líquido (PL) e Último Provento.

  • Na categoria Característica, tem por exemplo, FIIs Recebíveis, Lajes Corporativas, Shoppings, Hotéis, Desenvolvimento, entre outros…Eu que sou iniciante, quais eu devo focar? Todos são bons, independente de suas Característica ?

  • Na categoria Admin, tem por exemplo, Citibank, BTG Pactual, Votorantim, SOCOPA, entre outros …Quais são as melhored Administradoras ?

  • Na Taxa de Adm (%), as taxas aceitáveis são qualquer valor, menor que 1% ?

  • Com relação a Performance do FII eu devo focar na coluna da Performance dos últimos 3 meses ou 12 meses ?

  • Com relação ao Dividend Yield do FII, eu devo focar na coluna do Dividend Yeld de 1 mês, 3 meses ou 12 meses ?

  • Com relação ao Volume eu devo analisar o Peso no IFIX do FII ?

  • Com relação ao Valor de Mercado (VM) que na planilha é dado em uma coluna em Milhares , na outra coluna ABL, e na última coluna preço do m2, quais das 3 colunas são as mais importantes ?

  • Com relação ao Patrimônio Líquido (PL), devo considerar a coluna em Milhares ou a VM/PL (VM = Valor de Mercado e PL = Patrimônio Líquido ?). Na coluna VM/PL qual a porcentagem que eu devo considerar ?

  • Por fim com relação ao Último Provento, qual o valor mínimo por conta que o meu FII deve ter ? Em relação ao Yield Anualizado, qual o valor (%) Mínimo que eu devo considerar ?

Desculpe enviar tantas perguntas, sou iniciante e possuo muitas dúvidas com relação a planilha.

1 curtida

São muitas as dúvidas mesmo. E muitas delas a gente fica com a pulga atrás da orelha. Só com o tempo e experiência pra ter uma noção melhor. Sobre administradora gosto bastante da credit suisse e kinea. Gosto de ver a evolução da vacancia , rendimento e histórico do preço da cota. Nos fundos de papel olho o vpa. No mais é importantíssimo ler os relatórios mensais dos fundos, aprende-se muito. Lá Vejo quando são as revisionais e vencimentos de contratos.

2 curtidas

+++ IMPORTANTE+++

Pessoal, ontem à noite, tomando “cachaça” com uns amigos engenheiros da Petrobras que trabalham nesse prédio, eles comentavam que estão sendo transferidos para prédios próprios da Petrobras em Macaé (imbetiba e parque de tubos), segundo eles com a diminuição dos quadros de funcionário e terceirizados os prédios próprios acabaram ficando com muito espaço e não faz sentido a Petrobras ficar pagando aluguel tendo espaço para alocar o pessoal.
Obviamente que não estou aqui afirmando que a Petrobras irá entregar o prédio, mas se eu tivesse cotas desse FII certamente acenderia a luz amarela. Se devolvesse o prédio, não alugaria nunca mais, pois o prédio é muito desproporcional para as atividades da cidade.

Ps.: não era conversa de investidores, conversávamos apenas sobre ambiente de trabalho.
Ps.: Passo sempre em frente ao outro prédio que a Petrobras devolveu aqui em Macaé(esqueci o tiker do FII), o prédio está vazia a anos e, pra mim, vai continuar, pois aqui na cidade não há empresa com porte para locar aquele prédio.

2 curtidas

Xted11?

1 curtida

O que escrevi anteriormente foi sobre XPCM11

1 curtida

Por fim para te auxiliar de forma geral, o índice PenseRico, que fica na área do Express da nossa plataforma, tem uma indicação de carteiras de FII. Lá vc pode usar as ações indicadas como um norte p/ iniciar seus estudos.

4 curtidas

Verdade celinski…Mas estou buscando conhecer cada vez mais sobre o assunto !

2 curtidas

Muito Obrigado Cadu por esclarecer todas as dúvidas…Quero dar os Parabéns pelo fórum, ele é muito bom!

3 curtidas

Pessoal, bom dia.
Onde posso encontrar o documento que mostre a data de RMG do FIGS11?
Obrigado!

1 curtida

No seu relatório mensal deve informar.

https://fnet.bmfbovespa.com.br/fnet/publico/visualizarDocumento?id=26107

1 curtida